domingo, 18 de abril de 2010

Os Movimentos Anti-Vermelhos

O movimento sem cor liderardo pelo Dr. Tui Sitthisomwong ganhou consistência com as pessoas menos hesitantes em sair para a rua e de um pequeno grupo que se juntou no Parque Lumpini, agora ocupado pelos vermelhos, conta agora com alguns milhares que se têm manifestado diáriamente em apoio ao PM Abhisit e contra a violência.

A maior manifestação aconteceu junto ao 11º Regimento de Infantaria, onde Abhisit vive e trabalha desde há mais de 1 mês e contou com mlhares de pessoas.

Hoje vão manifestar-se na Praça do Monumento à Vitória continuando a sua campanha contra a violência e de apoio ao PM.

Como já referi é um movimento importante, porventura o que pode representar a maíoria dos tailandeses, mas tem de afinar os seus objectivos e apelar a algo de concreto pois o terminar da violência e da manifestação dos vermelhos só por si não resolve nenhum dos problemas do país. Poderá criar alguma tranquilidade mas é aquilo que se chama uma "paz podre".

É necessário que proponha soluções e que não se deixe cair na vulgaridade e no "mai pen rai" tão costumeiro neste país.

O PAD está de volta e hoje reune-se também, naquilo que ainda se pode chamar uma conferência, na Universidade de Rangsit. Conhecido aquilo que foi a campanha que levaram a cabo em 2008 e as propostas que regularmente fazem, contrários a qualquer mudança, é com interesse que se espera saber se algo de novo irá surgir do movimento.

Entretanto a UDD amaeça bloquear a Avenida Silom, têm um acampamento mesmo à sua entrada no canto sudoeste do Parque Lumpini, e o CRES já fez saber através do Coronel Sansern que se os vermelhos bloquearem Silom serão reprimidos, se necessário pela força. Curioso que Sansern falou, em nome do seu chefe Anupong, anunciando os planos, mas não se esqueceu de reafirmar que quem manda no CRES é Suthep!Espera-se que todas estas cores e ausência de cores ajudem a clarificar e não a criar mais instabilidade a uma situação extrememente frágil.

Entretanto muitos olhos e ouvidos estão atentos á anunciada reunião de todos os militares do grau de Major-general e superior que Anupong convocou para amanhã às 13.00 no Quartel General.

Sem comentários: