sábado, 9 de outubro de 2010

A Sagres





Majestática subiu hoje pela manhã o Chao Phraya atracando por volta das 10.10 ao cais OB do porto de Bangkok.

A Sagres trouxe com ela tanto que não sei descrever.

Para além dos nossos Embaixadores havia várias personalidades a aguardar a "Velha Senhora" mas mais do que esses a melhor parte foi oferecida pelas crianças da Escola de Santa Cruz e pelos alunos da Universidade de Thammasat, num esforço de organização dos funcionários da nossa representação, que tanto dão ao nosso país. No fim tanta gente, alunos e professores que muito sentem e amam Portugal

Deixo algumas imagens que falam muito mais daquilo que não seria capaz de escrever.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sagres em Bangkok

Como parte da viagem de Circum-Navegação iniciada a 15 de Janeiro em Lisboa, a Sagres atracará ao porto de Bangkok no próximo dia 9 de Outubro e aí ficará até ao dia 14 continuando depois a sua viagem.

A visita marca o início das Comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao reino do Sião, que se celebra em 2011, e a visita deste magnífico veleiro é uma marco importante nas relações dos dois países e uma oportunidade rara para os tailandeses de poderem ver um dos mais antigos e bonitos barcos ainda em utilização.

A Sagres estará acostada no porto de Bangkok, em Klong Toei no cais OB, e poderá ser visitada por todos de acordo com o seguinte calendário: Sábado 9 das 14.00-18.00 e das 20.00-22.00 horas, Domingo dia 10 das 10.00-12.00, 14.00-1800 e 20.00-22.00 horas, Segunda dia 11 das 15.00-18.00 e 20.00-22.00, Terça dia 12 das 10.00-12.00 e Quarta dia 13 das 10.00-12.00 e14.00-18.00.

A não perder

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sinistro

Na passada Sexta-feira o aeroporto da capital foi palco de mais um incidente difícil de explicar mas não difícil de entender porque acontece. O triângulo política, uniformes e interesses económicos de tudo é capaz e a impunidade ajuda.

Cerca de 200 homens vestidos de preto e de cabeça coberta tomaram de assalto um dos parques do aeroporto, controlando todos os acessos e saídas. Quem foi apanhado no meio veio a sofrer a indecisão de sabe o que ia acontecer, se violência ia ser utilizada, etc.

Os caixeiros foram pontapeados para fora do recinto e há notícias de passageiros terem de igual modo sido molestados inclusive intimidados com disparos.

E tudo isto aparentemente porque existe um conflito acerca de novas regra que a AOT (Airports of Thailand) quer introduzir no contrato entre esta companhia e o concessionário dos parques de estacionamento, uma empresa detida por um "cabeça de turco" de Nevin Chidchob. A AOT depende do Ministério dos Transportes, pasta pertencente á quota BJT ou seja Nevin.

Nada de novo no país onde tudo é comandado pelos interesses de grupos sempre intrinsecamente ligados á política e aos seus actores.

O importante é que, e de acordo com o que se relata hoje em editorial no The Nation:

"Nenhuma informação foi dado ao público, a AOT fechou os olhos e ou ouvidos ao acontecimento, a segurança do aeroporto não actuou deixando os "homens de negro" operar livremente, o CRES, o controlo operacional do Estado de Emergência (sim estamos sob o estado de Emergência por mais três meses), nada controlou, o ministro responsável pela segurança Suthep, nada disse, o patrão dele, o PM Abhisit, também não e as forças armadas, apesar desta enorme falha na segurança, nada comentaram igualmente."

Hoje vêm também a público que os 200 "homens de preto", tal qual os acusados pelo governo de durante os distúrbios de Abril-Maio actuarem ao lado dos vermelhos contra as forças do executivo, são nem mais nem menos do que militares dirigidos por um coronel do exército, homem forte em duas províncias do leste do país, contratados para actuar em defesa de interesses económicos suspeitos mas onde se encontram sempre uniformes em posições de destaque.

Conclui aquele editorial – alguns pensam que estes "homens de preto" intimidam e na Tailândia pós 19 de Maio isso para além de ser verdade é arrepiante.