segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ataque Eminente


É 1 da manhã em Bangkok e a situação está a agudizar-se a cada momento com a pressão que foi feita sobre o General Anupong para avançar sobre os manifestantes da UDD.

Como por muitas vezes já referi o General Anupong tenta levar até à sua reforma a situação de uma forma calma e sem que tenha de "sujar as mãos" mas a pressão que é sabida ele estar a receber, impede-o de continuar na imparcialidade que ele tanto gosta. Perguntava-me um amigo há pouco. Quem estará acima de Anupong, ele que é o Chefe do Exército, para que ele tenha de obedecer?

A resposta é fácil de dizer e impossível de escrever!

As tropas estão na rua em Silom e áreas adjacentes. Tenho a rua onde moro bloqueada pelos militares, comandados por um oficial da Armada, e não venham dizer que não estão armados, pois eu vi-as. Estava apontada a mim a perguntar-me para onde ía.

Jantei com um jornalista e ele dizia-me esperar que, até no máximo Terça-feira, a tropa avançasse sobe os manifestantes. Eu concordei. Engano dos dois pois o plano está já em marcha.

Sabendo como estão determinados os vermelhos e como andam outros grupos armados à solta, alguns já identificados mas a comunicação social continua a só falar dos "terroristas", criados pelo Governo, não se prespectiva nada de bom para as próximas horas.

Este artigo publicado há pouco no The Nation fala abertamente do avanço das tropas e do plano, uma cópia de um de 2003.

Neste momento há tropas a serem transportadas de Saraburi para Sanam Pao para o ataque sobre os vermelhos que muito provavelmente irá acontecer esta madrugada. Segundo dados também recolhidos há momento a 2ª Divisão da Cavalaria está a ser transportada para Silom e daí avançará, através de Rajadamri, para a intersecção de Rajaprasong. Contudo a entrada de rajadamri está repleta de vermelhos. Quer isto dizer que as tropas irão atacar a concentração de Rajaprasong por dois lados, mas na vertical, a não ser que a coluna de Sanam Pao se divida. Fala-se que o ataque ocorrerá entre as 4 e as 6 da manhã.

A única coisa que é certa é que não será como em 2006 quando o golpe de estado perpetrado pelo General Sonthi Boonyaragtlin foi feito nos bastidores e sem pessoas nas ruas.

A Tailândia tem uma prática de golpes de estado quase todos feitos nos corredores do poder e mesmo aqueles onde houve derramamento de sangue nenhum se pode comparar com a situação actual onde existem profundas fracturas na sociedade em todos os patamares da píramide desde o mais elevado até ao mais baixo. Os militares vão ter de lutar contra o povo vermelho que está na rua e contra as diferentes facções dentro do próprio movimento, isto se não aparecerem os tais "terroristas" e/ou outros grupos, como milícias amarelas, que já é sabido terem estado envolvidas nos acontecimentos do passado dia 10.

Entretanto faz hoje 7 meses que o Rei Rama IX se encontra internado no hospital de Siriraj.

Sem comentários: