sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Voz Portuguesa


Ontem cantou-se o Fado.

Uma pequena nota sobre o concerto de Mariza que o Combustões já relata.

Quase no final e depois de já ter a plateia rendida Mariza falou de Lisboa das tabernas de Fado e mostrou como nas pequenas vielas se canta essa música que ela vem mostrando ao Mundo de uma forma tão digna.

Chegando-se à frente do palco com os dois guitarristas, cada um apoiando o pé numa cadeira cantou (melhor cantaram pois eles também entraram no canto) sem microfone com aquela voz que encanta. Tal como diz na letra do “Transparente”, nasci para cantar.

Portugal no seu melhor

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mariza


Mariza regressa a Bangkok depois de três anos de ausência.

A 19 de Setembro de 2006, o dia em que os militares saíram à rua para depor o ex Primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, Mariza actuava no Thai Cultural Ceter naquele que foi considerado pelo Bangkok Post “the Best eve concert in Bangkok”.

Ainda me lembro de ver toda a assistência, 1089 pessoas, de pé a aplaudir a fadista depois de uma demonstração de como se canta o fado à capela.

Não só os mais de mil pessoas estavam de pé. Também a falecida Pincesa Galyani se levantou a aplaudiu viva e emocionadamente a cantora.

Uma bandeira de Portugal bem marcada e bem visível.

Espera-se esta noite outro grande sucesso.

500 Anos, Tailândia e Portugal


Já em tempos me referi a um grupo de jornalistas que estve em Bangkok, a convite do governo tailandês, e que produziu um conjunto de textos muito interessantes sobre a presença dos Portugueses no reino do Sião onde chegaram à quase 500 anos.

Agora a TVI passou duas peças, uma de 6 minutos http://pdf.clipping.mediamonitor.pt/main/movies/show_movie_new.asp?filename=/asf/20091003/200910032048404.wmv&programa=Jornal no Jornal Nacional, como aperitivo para outra mais longa de 30 minutos http://pdf.clipping.mediamonitor.pt/main/movies/show_movie_new.asp?filename=/asf/20091003/200910032128002915.wmv&programa=Jornal logo a seguir, em que faziam um promenorizado relato sobre a chegada e a presença dos portugueses por estas terras.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Avião

Fantástico avião com as armas do Príncipe Maha Vajiralongkorn e a bandeira tailandesa a aterrar em Munique no dia 20 de Junho de 2009 parte de uma longa viagem que passou por vários aeroportos alemães, eslovenos, austríacos e Verona em Itália. Interessante a matrícula deste Boeing HS-CMV e o facto de ter pintado no corpo "Royal Flight".

O Principie é um experimentado piloto e ele próprio dirige o avião.

domingo, 4 de outubro de 2009

Domingo e o Clima

O dia nasceu cheio de Sol. Ceu azul sem nuvens. Pouco usual para esta altura do ano. Ainda estamos na estação das chuvas e o normal serão nuvens, humidade e aguaceiros que por vezes são fortes.

Felizmente Bangkok não é muito dada a sofrer com as tempestades tropicais que inundam a região e mesmo quando um tufão chega a atingir Bangkok nessa fase já se encontra, normalmente, significativamente enfraquecido.

A Cidade dos Anjos, nome pelo qual é conhecida Bangkok, paraece ter estes a protege-la.

Infelizmente não muito longe centenas de milhares de pessoas sofrem com os desastes naturais que vão acontecendeo mesmo à frente do nosso nariz.

Filipinas, Vietname, Camboja e Laos afectados pelo furação Ketsana e agora debaixo dos ventos fortes do Parma.

Na Indonésia sucessivos tremores de terra deixaram a devastação por todo o lado. A BBC através de um excelente trabalho do seu correspondente, mostrava, aquilo que era possível, do interior da ilha onde tudo desapareceu. Estradas, caminhos e outras infraestruturas desapareceram quer por força das crateras deixadas pelos abalos quer através das grande e devastadores desmoronamentos. Aí os sobreviventes tentavam com as ferramentas caseiras tentar escavar á procura de familiares e ami.gos desaparecidos

Samoa foi palco de mais um tsunami que arrasou as ilhas deixando também a destruição à sua passagem. Muitos destes desastres acontecem em zonas afastadas e de difícil acesso, como o caso de Sumatra, tornando impossível por vezes dar um verdadeira percepção da gravidade do desastre. Se bem se lembram aquando do Tsunami de devastou o sudoeste asiático em 2004 ao início falava-se em centenas de mortos e depois em poucos milhares. Quando a conta final pode ser feita estav-se perto dos 300.000 mortos.


Na Índia são hoje notícia inundações que deixam centenas sem vida na primeira contagem sobre a calmidade.

Esta semana em Bangkok reuniram-se as Nações tentando encontrar pontos de acordo para a cimeira de Dezembro em Copenhaga que se irá debruçar sobre as mudanças climatéricas. Depois de Bangkok, e em Novembro, Barcelona acolherá nova ronda de negociações que se esperam produtivas e capazes de dar respostas. Outro dia um cartoon de um jornal local titulava, mostrando vitimas a serem arrastadas por uma corrente de água, é fundamental passar das conversasões às acções.

É essa a tarefa do Mundo e a Ásia tem de ter uma palavra muito importante a dizer visto ser, neste momento, o continente mais afectado pelos desastres naturais.

Naturais mas em grande percentagem causados pela nossa negligência em tratar este Mundo em que vivemos.