sábado, 24 de abril de 2010

A Distorção da Informação

Acabei de fazer a minha revista matinal da imprensa e fiquei boquiaberto, embora talvez o não devesse, por ver que o The Nation alterou uma notícia que ontem mesmo publicou.

Como referi ontem o General Apichart falando sobre os acontecimentos de Silom, disse que já tinha havido "soldados contra soldados e soldados contra o povo e isso não era admissível". O que disse era de grande sensatez e apelava à calma e ao diálogo.

Hoje essa frase está apagada do mesmo artigo. Alguém mandou usar o lápis vermelho.

Há tempos uma jornalista minha amiga tinha estado comigo num certo evento e quando no dia seguinte vi o que ela tinha escrito comentei com ela que afinal tinhamos ido a sítios diferentes pois não revia no que ela tinha escrito o que nós ambos tinhamos presenciado. Ela mandou-me então o texto que tinha escrito e entendi a forma como tinha sido censurado pelo corpo editorial. Isso passou-se no Bangkok Post.

O governo decidiu fechar a Televisão dos vermelhos, vários sítios de web e rádios por "distorcerem a informação". Porque não fecha também estes dois jornais? E já agora os canais de televisão que controla, ou seja todos?

Há cerca de três meses na Universidade de Rangsit dizia-me o Dr. Panittan que um dos erros do governo era não ouvir os Camisas Vermelhas pois, ainda segundo ele, nem todos os pedidos deles estavam errados. Veja-se como o senhor mudou em tão pouco tempo, já que ele é o cerebro por detrás de muitos destas decisões. As suas teorias sobre segurança e os cenários que traça, a matéria em que se doutorou, cada vez estão mais próximas de algumas que vimos na Europa nos anos 30.

Assim se presta mau serviço ao país assim se contribui para a divisão. Quando se deve trabalhar para restabelecer a união e preparar o futuro porque se faz o contrário.

Há alguns que julgam ser os "donos da verdade" e têm um ego superior ao tamanho de um elefante mas o com cerebro de uma cobra.

Sem comentários: