sábado, 2 de agosto de 2008

Adeus João


Hoje realizou-se a última viagem do João Azeredo.

Como ele queria até ao fundo do mar no Golfo da Tailândia acompanhado dos seus amigos, todos tailandeses e por mim que tive esse previlégio.

Foi um dia em que ele foi conosco. Viajou no nosso carro e depois no nosso coração.

Não foi um dia triste foi um dia de convívio dos seus amigos como por certo ele gostaria.

Phoo, a sua mulher, liderou o grupo como se fosse de braço dado com ele sempre discreta e digna.


Adeus João.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

1 da Agosto


O primeiro de Agosto em teoria não tem nada de especial aqui na Tailândia.

Não é feriado nem se celebra nenhum evento especial mas o de hoje tem muito que se lhe diga.

É o primeiro dia de um conjunto de medidas populistas implementadas pelo Governo para ajudar os mais pobres como os autocarros gratuitos em cerca de 800 linhas na cidade de Bangkok e os comboios gratuitos em 3ª classe em todo o país.

Esta medida permite a muitas pessoas pouparem diariamente aquilo que pode ser o equivalente a meia refeição diária no caso dos bilhetes de autocarro.

Como não há bela sem senão os opositores ao Governo que vivem na Província preparam-se para aproveitar os comboios gratuitos para virem para Bangkok manifestarem-se contra este.

Também hoje é esperado o anúncio da remodelação governamental que, já vem em todos os jornais anunciada e como seria de esperar a oposição prepara-se para lançar um processo de "impeachment" contra o putativo novo Ministro do Interior visto este, quando era o Comandante Supremo da Polícia ter sido condenado em Tribunal por ter recusado, de acordo com a sentença sem fundamento e abusando do poder, o pedido de reforma antecipada de um outro general da Polícia. Ás vezes as traduções não são as melhores mas os jornais falam que nao tem "um registo criminal limpo".

O primeiro de Agosto é também o primeiro dia depois da sentença que condenou Kunying Ponjaman Shinawatra a três anos de cadeia.

Os jornais são unânimes em saudar o facto de que esta condenação mostrar, pela primeira vez, que "os ricos e poderosos não estão acima da lei" e encaram esta decisão como um passo positivo para o prestigio da Justiça no país. Atento ou não o mérito da sentença, e este parece existir pela fraqueza dos pontos de vista da defesa, o facto é que muitas vezes se torna difícil para os Tribunais em lutar contra os ultrapoderosos como se tem visto em muitos casos pelo Mundo fora.

Por outro lado os jornais, em artigos de opinião, de igual modo realçam o carácter e a força de Pojaman (Kunying é um título semelhante ao Dame atríbuido pelo Reino Unido), e do facto de que é sempre ela que está na linha da frente da batalha pela família.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Shinawatra


Hoje foi o primeiro julgamento, dos muitos que estão em fila contra a família Shinawatra, e a sua mulher Khunying Pojaman Shinawatra a par de um seu meio irmão e uma secretária foram condenados, a 3 os dois primeiros e a 2 anos a secretária, anos de cadeia, por evasão fiscal no valor de 546 milhões de bath ( cerca de 11 milhões de Euros ) relativas á transacção de acções da Shin Corporation de Pojaman para o seu meio irmão Bannaphot.

Alegava a mulher da Thaksin que teria dado as acções ao seu irmão como presente de casamento e por isso não eram devidas as taxas. Na realidade e de acordo com a lei tailandesa sendo mulher de um detentor de um cargo politico, Ponjaman não poderia deter mais do que 5% de interesses numa sociedade pelo que teria de alienar aquela posição.

Pelos vistos os juízes do Tribunal Criminal entenderam que se tratou de uma transacção e não de uma prenda de casamento apesar das 20 testemunhas de defesa arroladas e os próprios arguidos sempre afirmarem o contrário.

Saiu em liberdade com uma caução de 5 milhões de bath e apresentará recurso no prazo de 30 dias.

Para além do aspecto formal da sentença o mais importante é que este foi a primeira vez que foi a julgamento um caso relacionado com Thaksin Shinawatra e sua família e a decisão foi desfavorável a estes.

Será o inicio do colapso do império Shinawatra ou veremos desenvolvimentos em sentido contrario? Ontem mesmo, mais um processo contra o ex PM e relativo a um empréstimo concedido por um banco estatal a Burma quando Thaksin estava no poder, foi admitido pelo Tribunal.

O próximo futuro o dirá.

Universidade Chulalongkorn



Para quem se interessa por assuntos de Educação não deixem de ler este artigo em Combustões sobre uma das mais prestigiadas Universidades na Tailândia.

O ensino é um dos pontos fortes de sempre neste Reino e a taxa de alfabetismo é de 92,6% uma das mais altas da Ásia e muito semelhante á Portuguesa.

A Universidade de Chulalongkorn, por certo a mais rica do pais, talvez só aproximada pela Universidade Assumption (católica), situa-se no centro de Bangkok e é a proprietária de centenas de hectares mesmo no coração da cidade.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Dança das Cadeiras


Com a saída do Puean Pandin da coligação a há muito esperada remodelação governamental está mais do que eminente pois os "buracos" existentes no actual mapa do Governo já começam a notar-se em demasia.

Para além de todos os casos já existentes anteontem o Supremo Tribunal decidiu aceitar julgar a questão relacionada com o lançamento pelo Governo de Thaksin Shinawatra, daquilo que ficou conhecido como a Lotaria dos 2 e 3 dígitos.

Naquela altura o Governo decidiu lançar esta Lotaria sem olhar ás questões legais envolvidas e, ainda que o objectivo fosse louvável, retirar dinheiro do jogo ilegal que tem grandes porpoções aqui na Tailândia, o facto é que isso foi feito "em cima do joelho" e a utilização dos fundos obtidos também, ao que parece, não foi a mais cuidada.

Este caso acusa três membros do actual gabinete entre os quais o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, e constitucionalmente, o simples facto de o Supremo ter aceite a queixa implica que os Ministros devam cessar funções. Como tudo em Direito, a interpretação que fazem da lei é diferente e não se demitem, esperando por uma clarificação da clausula constitucional.

O facto é que a remodelação está eminente e fala-se já em nomes para os diferentes postos.

Se bem que de um ponto de vista geral aquilo que se pensa ser o novo Gabinete é, aparentemente, mais credível e mais tecnocrático, ao que a figura do novo MNE ajudou bastante, o facto é que na maioria se resume em "baralhar e dar de novo" com as mesmas caras em novos postos. Só aqueles que estão mesmo impedidos do exercicio da actividade são afastados.

Contudo, e ainda a fazer fé nos rumores, Samak ganha um pouco de forca e vê o seu único aliado, Sahas Banditkul, subir de posição com a atribuição para além do posto que já tem de Vice-Primeiro Ministro de uma pasta concreta, a dos Transportes onde se decidem grandes questões dos maiores projectos que este Governo quer implementar.

Vamos lá a ver se a musica que acompanhará a dança das cadeiras é bem interpretada e se o coro não vem, como diria o Zeca Afonso "gritar para a rua".

Flores ou cardos


Ainda ontem falava do copo meio cheio ou meio vazio e da necessidade de se ver o Mundo pela positiva, mas o dia a dia tem sempre passos á frente e passos atrás. Quando aqueles que se dão para a frente são mais consegue avançar-se positivamente.

Mais uma boa mensagem veio ontem á noite de Pnhom Pehn quando o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Nam Hong disse que o desenvolvimento das negociações mostrou que era desnecessário para o Cambodja solicitar a ajuda do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

De um ponto de vista formal o envolvimento do Conselho de Segurança, se fosse admitida á discussão o conflito entre os dois países, transformaria um mero assunto bilateral, ainda que complexo, numa questão de Direito Internacional e portanto escalaria para um patamar onde estaria aberto intervenção de terceiros na questão.

Com esta declaração o ambiente melhorou e mostrou-se por outro lado que a via bilateral de conversações, começada anteontem, é a que deve prevalecer.

Por este lado estamos a navegar hoje em águas menos tumultuosas contudo o dia não foi de satisfação para a coligação no Governo pois o terceiro maior Partido nela decidiu ontem retirar-se.

O Puean Pandin com 24 deputados numa maioria de 316 num Parlamento de 480 lugares, e que tem cinco membros seus no Governo, decidiu ontem que era tempo de se retirar devido a serem demasiados os diferentes pontos de vista sobre a forma como Governar e quais os pontos prioritários na condução do Governo.

Esta decisão que ira ainda fragilizar mais o Governo e a sua base de apoio não é contudo pacifica pois 13 dos Deputados do Puen Pandin estarão renitentes em seguir a linha do seu Presidente e poderão "saltar" de bancada para o PPP.

Certo é que o Governo terá alguns membros a menos, para além daqueles que tem perdido ao longo dos meses e a imagem de coesão no topo sai enfraquecida.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Tensão na fronteira


Ontem, e durante mais de 12 horas, estiveram reunidos os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Tailândia e do Cambodja para tentar encontrar uma plataforma de entendimento para a tensão que se vive actualmente na zona da fronteira especialmente junto ao Templo de Khao Prah Viharn.

Desde o inicio de Junho e depois do anterior MNE ter assinado o documento que permitiu o Cambodja obter a aprovação pela UNESCO daquele templo como Património da Humanidade, que a oposição ao Governo aproveitou para lançar uma campanha de teor Nacionalista contra este "acto de alienação de território nacional", que levou a demissão do MNE na sequência da decisão do Tribunal Constitucional de que teria actuado de forma inconstitucional. Já me referi a isto no passado e nada há a acrescentar.

A tensão veio a subir de tom ao ponto de as tropas dos dois países se terem envolvido em violações territoriais reciprocas acabando estacionadas frente a frente em demonstração de força.

O Cambodja tentou envolver as Nações Unidas e a ASEAN mas a Tailândia consegui, pelo menos para já, reduzir a disputa para o nível bilateral e foi neste sentido que o novo Ministro iniciou ontem mesmo as negociações tendentes a apaziguar a situação e a encontrar uma saída para esta crise profunda entre os dois países membros da mesma alianca regional, a ASEAN.

Para já parece claro que existe de parte a parte vontade de encontrar uma via pacifica e viável para a solução conflito. Quer pela qualidade da correspondência trocada entre os dois PM, quer pela abertura das partes a sentarem-se a uma mesa para dialogar.

O primeiro sinal foi a acordo ontem obtido no sentido de fazer regressar as tropas as bases retirando para já esta sensação de conflito militar latente a passível de explodir a qualquer momento.

Foi igualmente decidido estabelecer um "joint committee" que decida o numero de tropas necessárias, de parte a parte, nos 4.6 km2 em disputa entre as provinciais de Si Sa Ket na Tailandia e Praeh Vihear no Cambodja.

Foi igualmente manifestada a vontade de que muito em breve não hajam tropas de nenhum lado estacionadas na zona.

Também foi dito na conferência final de que o primeiro encontro foi bem sucedido e que não foi o ultimo, o que significa que as partes continuam interessadas em dialogar.

Foi também decidido que o "Joint Boundary Commission" reatará as conversações sobre a demarcação da fronteira no local.

O sentimento entre os negociantes de ambas as partes é bastante positivo mas resta saber da capacidade de as forças populares, incitadas pelos sentimentos Nacionalistas de ambos os lados da fronteira, poderem igualmente saber esperar que a Diplomacia vença aquilo que as armas querem destruir que é a estabilidade entre dois povos "irmãos" quer na historia quer na vida moderna no seio da comunidade internacional.

Um perfeito exemplo disso é a reportagem dos dois jornais de língua inglesa em Bangkok. Enquanto para o Bangkok Post a reunião foi positiva para o The Nation a reunião foi um flop. A velha teoria do copo meio cheio ou meio vazio.

Será que olhar o Mundo pela positiva não é uma melhor opção?

segunda-feira, 28 de julho de 2008

João Azeredo


O João era leitor de Português em Bangkok e por incumbência Adido Cultural da Embaixada de Portugal neste reino.

Faleceu, no seu posto, após uma estóica luta contra a doença que tão rapidamente lhe traiu a vontade de continuar a difundir a língua de Camões como o fazia há muito.

Como o Combustões escreve, mais do que lamentar, condena-se a ausência de Portugal nas suas exéquias.

Teve a sorte de ter muitos Tailandeses que apreciaram as suas qualidades e os seus ensinamentos e eles aí estiveram com ele.

Era um amigo e foi um colega.

Obrigado João pelo teu trabalho em prol do nosso País

Regresso

os contrastes de uma cidade


Depois de uma muito atribulada viagem, "courtesy" da Qatar Airways ( recomendo vivamente ver este link ), aqui estou de novo na Cidade dos Anjos e a trabalhar.

As novidades são muitas mas com tempo vos irei informando.

É sempre necessário um tempo de reentrada no ciclo normal da vida, especialmente depois de umas férias muito boas com a família em Portugal.

De qualquer maneira, que já há um novo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Tej Bunnag, um experiente Diplomata antigo Secretário Geral do MFA e Embaixador em Pequim, Paris, Nações Unidas e Washington, ontem empossado e que já hoje foi "despachado" para Phnom Pehn, para tentar convencer o Governo do Cambodja a negociar o conflito sobre o Templo de Khao Prah Viharn e terrenos adjacentes, que neste momento faz com que tropas Tailandesas e Cambojanas estejam em alinhamento, frente a frente, naquele local prontas a entrar em acção.

O Cambodja tenta levar a disputa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas e ao Secreatriado da ASEAN o que poderá criar uma crise sem precedentes nas relações entre os dois países.

Tarefa complicada mas as suas credenciais e o facto de estar desligado do anterior compromisso podem ser um trunfo. Assim se espera e deseja!

Noutro capítulo, a luta PPP vs PAD avançou, infelizmente mal, com lutas entre apoiantes das duas frentes em Udonm Thani, que provocaram um morto e cerca de 20 feridos.

A ver os desenvolvimentos.