

O exército veio agora falar de que tem 100.000 homens preparados para reagir a qualquer incidente que venha a acontecer. o custo desta operação vai neste momento em 319 milhões de bath.
Ontem o MNE Kasit informou a comunidade diplomática dos preparativos do governo, que parecem normais. mas tudo está a ser feito criando alguma tensão e ansiedade nas pessoas. Nesse mesmo debriefing Kasit disse que o governo tinha instruído o tribunal para não prender os dirigentes vermelhos que estão em liberdade condicional numa total e absurda confissão de interferência do poder executivo no poder judicial.
O PM Abhisit veio a dizer que o aumento do consumo de gasolina e de garrafas vazias era um sinal de que estariam a ser preparados cokctails molotov para serem usados contra os edifícios do governo. É uma afirmação insensata a quem se pede sensatez. É normal que as pessoas consumam mais gasolina visto estarem com medo de um, também anunciado, encerramento dos postos de gasolina, e gostaria de saber onde o PM consegue ver que aumenta o consumo de garrafas vazias? Onde é que elas se compram? Quem faz a estatística?
O governo igualmente pôs em vigor 18 leis diferentes que lhe dão a possibilidade de actuar para contrariar a marcha vermelha.
A Polícia enviou ontem para muitos e variados faxes na cidade o plano de cortes de ruas que irá entrar em vigor a partir do meio dia de Sexta-feira. A cidade de alguma forma vai ser bloqueada com um particular incidência na zona norte.
É este ambiente de tensão que não se deseja e que nada favorecerá que o fim de semana decorra, por certo com alguma alteração da vida normal ou não venham para Bangkok de acordo com as estimativas do governo 200.000 manifestantes, de uma forma pacífica e que cada um faça fazer ouvir os seus pontos de vista com razão mas sem paixão.