sábado, 22 de novembro de 2008

Fim de semana em Bangkok

A temperatura baixou, alguns bangkokianos dizem mesmo estar frio, mas o fim de semana promete ser bastante quente.

O PAD anunciou,mais uma vez, a baltalha final para Domingo 23 em resposta aos ataques que têm sofrido nos últimos dias. Esta noite pelas 2 da manhã mais uma granada foi lançada para gentes do PAD ferindo um com gravidade que se encontra agora nos cuidados intensivos de um hospital.

Entretanto a UDD manifesta-se também no Domingo mas em Nonthaburi a cerca de 40 kilometros ao norte de Bangkok. Benvinda distância.

Ontem estive num debate na Universidade de Thammasat sobre democracia na ASEAN, através das lições da Indonésia, talvez o mais democrático estado do agrupamento regional, e da Tailândia e pode constatar-se que todos, sem excepção, estão fartos do PAD, do PPP, da UDD, do Partido Democrata e de todos aqueles que manobram por detrás dos acontecimentos e só deixam ficar mal vista a Tailândia. Dizia um dos mais acreditados Professores de Política deste país que o caminho era fácil. Regressar à Constituição de 1997, ao fundamental das políticas de Thaksin e aos controlos Democráticos que existiam naquela Cosntituição com gente nova, limpa e capaz de trabalhar para o país, só que as cliques conservadoras (reaccionárias) não conseguem entender a necessidade de evoluir e os benefícios da Democracia.

A loucura parece ter tomado todos. Desde há uns tempos o Major General Khatiya Sawadiphol, um especialista em explosivos do exército tailandês e conhecido por no tempo de Thaksin ter sido por este acusado de colocar uma bomba num carro que rebentou perto da sua residência e posteriormente removido do seu posto. Nessa altura o General disse que não tinha sido ele a pôr a bomba pois se isso tivesse acontecido Thaksin não estaria cá para falar. O General, agora mudando de campo e alegadamente envolvido no treino dos apoiantes do UDD no uso de armas, tem sistemáticamente ameaçado o PAD de que se eles não evacuam a Government House ele os atacará à granada como vem acontecendo agora com alguma regularidade e já levou a que um grupo de Senadores solicitasse a sua prisão pelo facto de o que está a acontecer ser exactamente o que ele ameaça. Pois o nosso General veio agora dizer que aqueles que decidissem ir à manifestação de amanhã era melhor fazerem a prévia marcação de um templo para o próprio funeral numa clara ameaça de que iria haver um banho de sangue. Interessante que a sua unica filha é uma conhecida apoiante do PAD.

O facto é que o General Khattiya diz o que lhe vem à cabeça quando e como quer sem que ninguém ponha cobro às suas afirmaçõs. Está neste momento sobre investigação pelo exército mas continua a praguejar com total liberdade. Entretanto o comando ordenou-lhe que fosse dar aulas de aerobica para os mercados, um estilo de serviço comunitário, ao que ele respondeu que era um guerreiro e não um dançarino e que o que ele poderia ensinar era como lançar granadas e não dança. Assim se passa o respeito pela lei neste país.

Com este clima de "anarquia com um sorriso" como penso poder chamar-lhe tudo é possível acontecer, e várias embaixadas emitiram avisos para as pessoas evitarem este fim de semana a zona onde os PADs se reunem, embora esteja convicto de que no final acaba tudo junto a beber um copo ou não sejam todos parceiros de todos neste país apesar de haver mais ferido menos ferido.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Acabou a Paz

Mal terminaram as cerimónias da cremaçãode SAR a Princesa Galyani recomeçaram as querelas políticas e os incidentes que não se desejam. Até ao aniversário do Rei a 5 de Dezembro, ainda medeiam duas semanas e estas serão por certo envolvidas em ataques de parte a parte.

Esta madrugada uma bomba explodiu dentro do acampamento do PAD provocando uma morte e 26 feridos.

O PAD, considerando-se um estado dentro do estado, não autorizou a Polícia a lá entrar nem a investigar o que quer que seja realizando eles mesmos essas investigações. Como sabemos ninguém é "bom juiz em causa própria" e, sem surpresas, o Governo e a Polícia são acusados pelo PAD de "impedirem a pacífica manifestação daqueles que se lhes opõem".

Não é claro se a granada foi lançada do exterior ou se explodiu lá dentro e nunca tal poderá ser claramente investigado com esta política de total desrespeito pelas autoridades levada a acabo pelo PAD.

Entretanto este incidente é relacionado com a ameaça feita por Thaksin de regressar à política e de ir lutar agora dente por dente, olho por olho com os seus inimigos e o anúncio que foi feito que de novo irá falar numa manifestação a organizar no Estádio Nacional a 13 de Dezembro. Igualmente a afirmação do Major General Khattiya, um antigo adversário férreo do ex PM agora aparentemente transformado em seu apoiante, de que expulsaria o PAD de Government House de qualquer modo e que todos os dias haveria bombas no local até eles saírem é um elemento de apreensão. Um grupo de Senadores já apelou à prisão do General afirmando que a explosão aconteceu exactamente como previsto por ele.

O PAD já anunciou, ao bom estilo do que vimos diariamente na Palestina, que irá desfilar com o corpo do militante falecido, esta tarde em frente ao comando da Polícia Metropolitana. Não autorizam a Polícia a chegar próximo do ajuntamento e depois acusam a Polícia de não os defender. A coerência total em política.

O PAD apelou igualmente aos seus apoiantes para um desfile em massa para no próximo Domingo não se sabendo qual vai ser o destino desta nova incursão mas por certo vamos de novo assistir à ausência das autoridades (?) e eventualmente a uma nova ocupação de outra posição.

Assim vai a política neste país que parece ter enlouquecido.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Que Esteja em Paz


Estão prestes a terminar as cerimónias da cremação de SAR a Princesa Galyani, quando amanhã as suas cinzas forem depositadas no Wat Rajabopit. Ontem e hoje houve várias cerimónias nas quais participaram os Reis e restantes membros da família real, tendo havido rituais e cantos em memória da falecida.

Estas cerimónias Budistas são simples mas longas e têm sempre algumas componentes semelhantes em todos os dias. O acender de velas junto das cinzas, a oferta de vestes a monges, a oferta de comida a monges e cantos por estes entoados em pali, a linguagem utilizada nos templos, ao longo do dia. Por outro lado as relíquias reais, como agora são chamadas as cinzas, vão passando por vários lugares importantes quer para o Budismo quer para a casa real e cada movimentação da urna é um processo complexo de cerimoniais que dura horas.

Amanhã, como disse a urna contendo as relíquias será depositada no Wat Rajabopit e o Assistente do Templo Phra Dhamma Vorametee disse hoje que o trabalho de decorar o local com as 84 variedades de flores e plantas, na sua maioria de cor azul, a favorita da Princesa, está quase concluído. O local será chamando o Jardim das Memórias.

Desta forma serão concluídas as cerimónias que atraíram mais de 100.000 pessoas só no Sábado o dia mais intenso dos cerimoniais.

Razões para um Divórcio


Muito se tem especulado sobre as razões que levaram o casal Shinawatra a se separar e eu pessoalmente tenho tido muitas com os meus amigos tailandeses pois para eles só existe uma razão: Dinheiro.

Apareceu agora aquilo que pode ser a razão real.

Thaksin teria dita a sua mulher, aquando do golpe de estado de 2006 que nunca mais voltaria para a política e agora, agora, não parece ter outra oportunidade para deixar de ser simplesmente um homem em fuga, senão mandar essa promessa às malvas e voltar à luta.

Isso mesmo anunciou um dos seus próximos que a partir de agora seria olho por olho dente por dente na batalha, como normalmente cães acossados e encurralados costumam ter.

Thaksin anunciou, depois de lhe ter sido retirado o visto para regressar ao Reino Unido que o tinham encostado à parede,que iria lutar e que iria denunciar os nomes de todos aqueles que o queriam ver de rastos.

Posteriormente ocorreu o divórcio no Consulado Tailandês em Hong Kong. Como disse todos disseram que era um divórcio só no papel para safar o dinheiro que têm congelado por ordem do tribunal na Tailândia. Para mim parecia-me um pouco mais do que só isso visto que muito rapidamente os tribunais vieram dizer que a separação nada faria alterar na situação do casal. Era necessário entender o que poderia passar-se na cabeça de Potjaman, uma mulher a quem de repente tudo lhe faltava. Não tinha, casa, não tinha amigos e além de tudo não tinha família. Via a sua vida reduzida a seguir o seu marido nas suas aventuras loucas, mundo fora, na tentativa de encontrar soluções para a sua situação. Por isso defendi que para além de eventualmente o divórcio ser benéfico para ambos por certo que Potjaman teria dito alguma vez a Thaksin " estou farta. Pensa em mim só por um momento e verás que quase tudo acabou para mim", ou coisa parecida.

Parece agora claro que a decisão, anunciada por Thaksin, de regressar em força ao combate político terá sido a cereja que o bolo necessitava para ser concluído. Um conjunto largo de factores determinaram esse divórcio e agora o casal irá ter vidas diferentes e lutaram em campos separados.

Potjaman pela sua liberdade e pela sua família, filhos, ou não seja mãe e tailandesa, e Thaksin pela sua honra e pelos seus 76 mil milhões de bath que estão confiscados pelos tribunais. A acrescentar a isto Thaksin irá utilizar o método de "terrorismo" político ameaçando tudo e todos determinado a não deixar nenhum respirar até que alguém o consiga fazer calar. Há que recordar que a maíoria daqueles que actualmente andam envolvidos na política andou de mãos dadas a fazer negócios uns com os outros e portanto conhecem demasiadamente bem todos os podres uns dos outros. Só para dar um exemplo Sondhi, o líder, transformado em guru, do PAD era sócio de Thaksin. A questão é que Thaksin ganhou mais dinheiro que todos os outros e muitas vezes à custa precisamente deles.

Para já anuncia-se que Potjaman quer regressar a Bangkok para se defender e que Thaksin irá fazer uma nova, longa e corrosiva, intervenção numa manifestação no dia 14 de Dezembro num estádio, desta vez não muito longe de onde se encontra o PAD.

A seguir com muita atenção.