segunda-feira, 19 de abril de 2010

17.30 Bangkok

Não houve mais movimentos a não ser a já rotineira preparação para aquilo que pode ser mais uma noite de insónia para muitos. Foi feita a deslocação para a zona de Silom de mais material militar e ambulâncias. Igualmente o General Anupong teve a sua já anunciada reunião com os oficiais generais e o que transpirou cá para fora foi de que terá sido dada ordem para disparar. Nada de novo também. O Coronel Sansern, nas últimas 24 horas, já o referiu por quatro vezes dizendo numa delas que os soldados são atingidos com pedras muito pesadas e com lanças pontiagudas e por isso têm o direito de responder para se defenderem.

Entretanto do lado vermelho o acampamento de Lumpini engrossou e agora é um verdadeiro arraial com música aos berros, apesar de ainda recentemente terem acordado limitar o volume dos altifalantes para não perturbar a vida aos doentes do Hospital que se encontra mesmo em frente. Mas quem é que obedece ao que quer que seja ou respeita o que quer que seja?

Hoje tivemos grandes discussões no nosso grupo de trabalho no sentido de tentar prespectivar qual poderia ser uma saída para a presente crise e lamento dizer só encontrámos uma que seria um facto quase inédito mas praticado pela única pessoa que todos respeitam e houvem - uma palavra do Rei

Curiosamente acabado o brain storming li, nos jornais, que o General Chavalit Yongchaiyudh solicitou uma audiência com Sua Majestade. Chavalit é actualmente o presidente do Puea Thai mas é sobretudo um velho General que ocupou todos os cargos importantes no país, quase a fazer 78 anos de idade, nascido no ano em que foi instaurada a Monarquia Constitucional no país, foi um colaborador muito próximo do General Prem, Presidente do Conselho Privado do Rei, e sempre foi visita fequente no Palácio onde conta com a simpatia da Rainha. Logo se verá o resultado. Para já a bolsa tailandesa subiu no exacto momento, e por essa razão segundo os analistas, em que o pedido de audiência foi feito.

Na discussão havida sobre a situação argumentaram-se todos os cenários. Lei Marcial. recolher obrigatório, Golpe de estado e todos eles iam sempre cair numa questão para além do banho de sangue que isso causaria. Será que algum destes acontecimentos fará demover os vermelhos de onde estão? E a resposta invariávelmente era Não!

As únicas possibilidades seriam ou a dissolução do Paralemento e a demissão de Abhisit mas mesmo isso poderia abrir ainda alguma nova razão para fazer aumentar as exigências da UDD.

Só restou aquela que acima apontei.

Sem comentários: