segunda-feira, 19 de abril de 2010

Às 7 da manhã

Corredor entre Silom MRT e Saladaeng BTS

Saída do BTS Saladaeng

Estação de Silom - MRT
A tensão está no seu ponto mais alto com ambas as partes preparadas para o assalto final.

A zona de Silom está toda fechada com barreiras de arame farpado na maioria das entradas. Pessoalmente tenho a "honra de escolta" policial com uma boa dezena de veículos da polícia à porta e com estes e militares espalhados por todos os condomínios.

Os militares tinham anunciado que não deixariam a UDD bloquear essa zona mas acabaram por ser eles que o fizeram impossibilitando o acesso aos escritórios.

Desde Naratiwas até Rama IV é tudo zona interdita. Em Patpong em vez dos bares e dos vendedores de artigos copiados estão 5 companhias de militares aquartelados.

Preparando lanças de bambu

Entretanto na zona "vermelha" de Lumpini a UDD barricou-se como um posto avançado, para tentar impedir o avanço das tropas que venham de Silom. Há contudo pessoas a preparar-se para abandonar a zona. Não sei se para regressar a casa ou para ir engrossar o acampamento de rectaguarda.

O exército anuncia estar preparado mas a UDD mantém-se em desafio às ordens de rendição e acaba de dizer que não acredita que os militares avancem hoje visto a área estar pejada de jornalistas e o governo não querer perder mais na guerra mediática. Curiosamente o BTS está a funcionar embora estejam na estação soldados em fato de combate e deitados no chão e nos cantos em posição de alerta!

Os jornais estão a ser muito parcos em notícias, preferindo o The Nation, por exemplo dar mais destaque à derrota do Arsenal do que à situação de "alerta vermelho" no centro de Bangkok como diz o Bangkok Post.Há contudo um manancial de outras informações, vindas de muitos olhos que estão aqui e vão relatando através de muitas vias.

Sem comentários: