terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Programa do Governo


Esta manhã a Polícia tentou abrir as portas do Parlamento sem sucesso mas sem evitar algumas confrontações com os manifestantes o que começa a ser um mau sinal visto ter havido algumas escoriações.

A Polícia mostra-se de novo ineficaz e incapaz de lidar com manifestantes e é sabido ao que isso levou no caso das manifestações do PAD. Pelas fotografias acima vê-se que a UDD é um movimento ainda pequeno, com pouco dinheiro e pouca organização, mas como escrevia ontem, se lhe dão tempo pode crescer e tornar-se um PAD, o que não se deseja.

O Governo de igual modo mostra-se pouco esclarecido e, sem que o Presidente do Parlamento tivesse consultado os vários lideres parlamentares, numa grossa violação das regras Constitucionais em vigor, fez mudar o local de apresentação do seu Programa para o Ministério dos Negócios Estrangeiros levando a que os Deputados da Oposição anunciassem que irão boicotar tal sessão devido a esse desrespeito pela lei.

Aliás o PM foi ingénuo primeiro anunciando que iria apresentar o programa de governo através de todos os canais televisivos chegando assim a todos os representantes do povo (sic) para posteriormente já não respeitar "esses representantes" e convocar a reunião para outro lugar como se fosse ele próprio o líder do Parlamento. Por outro lado para quem apregoava ainda não há muito tempo que os votantes do Norte do país (os que lhe são adversos) eram incultos e vendiam facilmente os seus votos, não me parece que o PM esteja a ser muito coerente com os seus pensamentos ou será como aqueles que dizem que em política o que hoje é mentira amanhã é verdade. Penso que foi um "grade filósofo" do futebol português que proclamou tão "elevada" mensagem.

Abhisit, violando as regras Constitucionais, no entendimento de alguns, acabou por juntar os dois planos e decidiu realizar a sessão numa sala do MNE e utilizar a televisão, mas apenas a NBT, para "apresentar ao país" o seu programa. Ao fim de três horas de discurso e, pela primeira vez na história da "democracia" tailandesa, o Programa foi aprovado sem votação nem discussão visto estarem na sala só os Deputados de um lado. Pelo que se pode observar pela televisão o PM parecia muito convicto de que esta é uma maneira éticamente correcta de apresentar o seu programa e assim haverá um Governo com um programa "aprovado" com o atropelo de todas as práticas até aqui usadas no país e todas as regras de ética ainda hoje mesmo reclamadas pelo Assessor do Partido no poder Banyat Bantadtan.

Um mau começo para um Governo do qual se deseja, e necessita, muito.

Reprovável!

Entretanto a temperatura vai aquecendo e a Polícia Metropolitana de Bangkok emitiu um comunicado onde se avisa a população para estar especialmente atenta em vários locais da cidade durante as festividades do fim do ano. Os locais mencionados pela Polícia no seu comunicado são: Victory Monument, Major Ratchoythain, Seacon Square, Central World, Khao San, áreas em volta de Chitralada Palace, Si Sao Thewet, Mo Chit, Soi Nana, Central Pinklao e Saphan Kwai.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Domingo em Bangkok


De volta à cidade dos anjos esperava-se um Domingo com algum calor devido à anunciada manifestação do UDD na sua luta contra o Governo de Abhisit e pela convocação de novas eleições. Ontem o Governo foi apresentar cumprimentos ao General Prem, Presidente do Conselho Privado do Rei, e a sempre presente figura na vida política tailandesa, e o PM deve ter ficado muito satisfeito por ter ouvido da boca daquele que " a Tailândia tinha muita sorte de o ter como Primeiro Ministro" (sic).

Aconteceu calma mas a dança parece prestes a (re)começar.

Deu-se a volta à mesa mas os parceiros continuam os mesmos.

De um lado um Governo que é contestado. Do outro aqueles que o contestam

Antes eram as marionetas de Thaksin Shinawatra e os amarelos do PAD. Agora são as marionetas de Anupong/Nevin (reconhecidos como as figuras do ano pela imprensa) e os vermelhos do UDD.

Existem algumas diferenças é certo mas a mesa (país) é a mesma e os objectivos são também os mesmos. Correr com o parceiro que se senta do outro lado dessa mesa.

Hoje estava agendada o início da discussão do programa do Governo mas os UDD arrancaram de Sanan Luang a decidiram bloquear o Parlamento para impedir essa sessão. O Parlamento e o Governo actuaram da mesma maneira que fez o de Samak/Somchai, ou seja recuando, embora hoje o Comando da Polícia disse que os manifestantes podiam ser presos por "tentativa de inssureição" artigo do Código Penal só "aplicável" aos vermelhos pois nunca tal foi dito ou feito contra os amarelos.

Este reeditar de uma política de contemporização com as manifestações desordeiras deu o que se sabe com o PAD e se este Governo vai pelo mesmo caminho daqui a uns meses teremos uma nova cena semelhante ao que aconteceu com a ocupação dos aeroportos.

Da mesma forma que o PAD, quase há três anos atrás, o UDD não está organizado nem tem fundos. Contudo se lhe dão tempo para tal acaba por se tornar num exército bem organizado e munido de todas as condições para acções extremamente bem planeadas, financiadas e dirigidas como o PAD, e portanto capaz do pior.

Este último não desmobilizou e os milhões que arrecadou estão ainda a ser utilizados para manterem as estruturas activas. Para testar a sua capacidade de mobilização e festejar os sucessos do ano, reuniram ontem em Muang Tong Thani os seus apoiantes numa grande festa de Fim de Ano.

Entretanto a grande notícia do dia foi a presença do Rei numa regata em Khao Tao, um facto pouco visto. O Rei manteve-se durante toda a competição, atento e tirando fotografias como gosta, aparentando muito boa saúde e uma cara fresca e bem disposta, podendo ver-se quase que um sorriso no gosto que estava a ter de poder conviver com os seus súbditos.

Chegou discreto, numa carrinha, acompanhado de um pequeno cortejo de carros oficiais e de um dos seus cães predilectos, Tongdaeng.