quinta-feira, 31 de março de 2011

Submarinos

Um dos temas do momento é a mais que provável decisão do governo esperada (ansiosamente) pelo Chefe do Estado-maior da Armada sobre a compra de seis submarinos alemães que hoje mesmo são desactivados do serviço efectivo das forças armadas alemãs.

Diz o CEMA tailandês que os submarinos têm um tempo de vida de 6 a 7 anos e por isso requer uma decisão urgente do Governo.

Clama-se que o país necessita de fortalecer a sua esquadra no Mar Andamão visto os seus vizinhos (Singapura, Malásia e Índia) estarem muito melhor equipados do que a marinha tailandesa e que a ambição de ter submarinos já tem 60 anos.

Num momento em que a generalizada subida dos preços com o consequente impacto no agravar das condições do custo de vida para as populações está a pedir muitos sacrifícios há muitas perguntas no ar sobre a razão da compra e necessidade daqueles submarinos.

No momento também em que o Sul do país se debate com fortes problemas provocados por chuvas intensas e onde muitos (relata-se mais de 1 milhão) se encontra desalojado e a viver de apoios que lhes possam ser fornecidos e pelas doações que estão a ser pedidas em todos os meios de comunicação social as vozes contra o dispêndio dos 7,7 milhões de baht não se calam.

Coincidência ou não a marinha tem sido a principal força a actuar no apoio às vítimas mostrando e dando uso aos meios de que dispõem.

O cartoon hoje publicado pelo Bangkok Post é bem o sentir de muitos sobre a situação.

quarta-feira, 30 de março de 2011

O Clima na Tailândia

Já há dias me referi ao clima actual na Tailândia e ás suas mudanças não muito diferente do que se passa pelo Mundo. Já passou aquela altura em que podíamos responder com certeza ao tempo que iria fazer numa certa altura do ano. Em Agosto por certo que havia calor e em Dezembro frio e chuva. Agora parece que tudo mudou e para pior. Não sou cientista só sei ler as permanentes noticias sobre as modificações climatéricas que o nosso modo de vida vai causando a este planeta mas penso que é de todos sentido que a nossa acção não é de facto a melhor. Basta vermos os fumos e os gazes que produzimos, os triliões de toneladas de lixo não biodegradável que atiramos para o mundo, para vermos que algo está mal. Por outro lado as mais constantes catástrofes naturais deveriam ser uma alerta mas são somente um sinal para mais discussões e reuniões infrutíferas. Actualmente a Tailândia está a sofrer o seguinte, numa altura em que deveria haver tempo seco temperaturas entre os 25 e os 30 graus e pouca humidade. Frio em Bangkok e no norte do país com temperaturas a atingirem os 4,8º na província de Loei. Em Bangkok sente-se realmente frio e nestes todos anos que já cá vivo foi este o primeiro em que senti frio de verdade. A temperatura varia entre os 15 e os 22 º mas o vento que também não existe normalmente faz com que a temperatura real seja bastante inferior. No Norte do país morreram inúmeras cabeças de gado devido ás baixas temperaturas e o Ministério da Agricultura já pôs em funcionamento vários apoios a agricultores que não estão habituados a estas temperaturas. Outras zonas do Norte e Nordeste foram declaradas zonas de seca pois não chove a os arrozais estão a esgotar a água.

Mas o problema maior regista-se no Sul onde já morreram pelo menos umas 20 a 30 pessoas por problemas causados por fortes chuvas e ventos que inundaram um largo número de províncias e deixaram milhares de turistas bloqueados em Samui, Ko Tao, Ko Pangnan e Krabi. O total de pessoas afectadas anda na casa de 1 milhão. A marinha já fez deslocar para lá um porta-aviões e uma fragata de modo a possibilitar a evacuação de populações aprisionadas pelas águas e as operações de socorro prosseguem. Não há dúvida que o país é bastante comprido cobrindo cerca de 12º de latitude mas temos actualmente quase que todas as situações climatéricas e algumas totalmente opostas. Para além disso não são as esperadas ou previsíveis para esta altura do ano. Os consulados de todos os países têm estado a trabalhar sem descanso para informar o seus nacionais que se encontram bloqueados pelas cheias ou aguardando transporte mas há sempre quem tenha um prazer em entrar pela porta errada.


Um jornal de Phuket Wan Tourist News anunciava esta manhã num despacho de um jornalista (?) que perto de Krabi tinha havido uma avalanche que tinha destruindo 8 aldeias e havia pelo menos 1.000 mortos. Nos dias de hoje como se sabe a notícia espalhou-se rapidamente e colocou todos em busca da verdade que felizmente está muito longe daquilo que o senhor Allan Morison escreveu. Houve na verdade uma pequena avalanche, como é normal nestes casos de chuvas intensas e contínuas, que provocou a morte, confirmada de 10 pessoas. Uma questão de zeros e de seriedade que ainda não vi desmentida no dito jornal (?). Assim vamos tratando o nosso mundo.


Mal com a nossa actuação descuidada e pessimamente aqueles que pensam informar mas desinformam.