quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Rajadamnoen Road





Rajadamnoen avenida é uma das mais importantes artérias da capital e um símbolo da Tailândia do início do século passado dos tempos do Rei Rama V.

Está dividia em duas secções e em Rajadamnoen Nok tem algumas semelhanças com a nossa Avenida da Liberdade, com uma faixa central larga e duas faixas laterais mais estreitas.

Foi construída pelo Rei Chulalongkorn para ligar os seus dois palácios. O actual Grande Palace, anexo ao templo do Budha Esmeralda ( Wat Prha Kaew ), e o novo Palácio em Dusit na área onde também se situa aquilo que era a sua casa de verão e a primeira casa a ser construída na área, a Vimanmek Mansion. Esta Mansão é toda feita em teca e não tem um só prego a unir as junções.

Construída um pouco à imagem dos Campos Elísios, alberga ao longo do seu percurso um grande número de Ministérios, o comando do Exército e o edifício das Nações Unidas. Termina na Royal Plaza , larga praça na qual existe uma majestosa estátua equestre de Rama V. Mesmo em frente fica o Ananda Samakhom Throne Hall, um dos mais belos palácios na capital e também construído no tempo de Rama V por um arquitecto italiano que utilizou mármores de enorme beleza.

Por natureza é aqui que sempre se passam os grandes acontecimentos presididos por Sua Majestade o Rei. Desfilar desde o Grande Palace até ao Ananda Samakhom é um trajecto natural para qualquer evento e assim foi nos dois últimos importantes momento. A comemoração dos 60 anos de reinado em 9 de Junho de 2006 e em 5 de Dezembro de 2007 quando fez 80 anos de vida.

Na próxima semana começarão as cerimónias da cremação da Princesa Galyani, a irmã do Rei e uma grande mecenas das artes no país, que durarão quatro dias e pela primeira vez o cortejo real terá de utilizar outro caminho visto Rajadamnoen estar ainda bloqueado pelas forças do PAD. Foi hoje anunciado pela casa real que o cortejo utilizará a Larn Luang Road devido às dificuldades em Rajadamnoen.

É triste ver a insurgência, a desobediência á lei prevalecer sobre as tradições e obrigar o Rei, tão amado por este povo, a ter de alterar aquilo que sempre fez.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O 44º Presidente


Como escrevi esta manhã Barack Obama foi eleito o 44º Presidente dos Estados Unidos da América e uma nova era parece ter surgido.

Queria deixar aqui registados alguns depoiamentos que mostram bem o significado que a vitória de Obama traz.

Para além da questão de ser o primeiro africano a chegar à Casa Branca, que é relevante, conhecendo-se quanto o interior dos EEUU é conservador nestas questões o mais importante parece ser a mensagem de mudança -Change - que está associada com a forma como Obama faz política. O numero recorde de votantes, o trazer para a discussão dos assuntos de estado a juventude, um bom exemplo para nós europeus que vemos a nossa fugir da política, são questões que poderão transformar a forma como o país mais influente do planeta actua.

Como disse a tarefe não será fácil mas a determinação de conseguir fazer bem é evidente e portanto a expectativa grande mas consciente. Também se deve realçar a campanha de McCain. Determinada, ciente das dificuldades, principalmente de uma chamada Bush, e digna na derrota quando McCain afirma
"Ontem era candidato ao maior posto na América que eu tanto amo. Hoje continuo seu fiel servidor". Obama na conversa que teve com o seu rival após a chamada de felicitações afirmou estar ansioso por sentar-se com ele e analisar como poderão trabalhar em conjunto para benefício do país.

Obama avisou que a caminhada será difícil e longa mas disse nunca se sentir tão confiante como hoje e que "Nós como povo lá chegaremos", e apelando a todos disse "posso não ter tido o vosso voto, mas necessito da vossa ajuda. A partir de agora governarei para todos, vocês incluídos".

O Senador Ted Kennedy, numa nota à imprensa disse que "a América falou alto e bem claro" e continuou " entenderam a sua visão para uma América mais justa e aderiram, ouviram o seu apelo à juventude e responderam. Acreditaram que a mudança é possível e disseram que querem fazer parte dessa nova América"

Desde 1964 que nenhum Democrata tinha ganho no Estado de Virgínia mas Obama conseguiu.

Neste momento, em que faltam contabilizar três Estados, o número de votos é concludente. 349 para Obama e 163 para McCain. De igual modo quer o Senado quer a Câmara dos Representantes obtêm uma maioria Democrata, da mesma forma que o Senador Obama ganhou o voto popular por uma margem de cerca de 6 milhões de votos.

Um pleno.

Eleições Americanas


Neste momento em que escrevo o Senador Barrack Obama tem 207 delegados contra os 135 para o Senador McCain e ambas as câmaras se vestem de azul, a cor Democrata.

Para atingir a vitória Obama necessita de 270 votos no colégio eleitoral o que por certo não lhe escapará visto a Califórnia, com 55 delegados, ter sido sempre um Estado a votar Democrata.

Qualquer que fosse o resultado a esperança para uns Estados Unidos novos e mais abertos ao Mundo existia mas com Obama o multilateralismo sai reforçado e para nós Europeus é uma esperança numa mais forte colaboração no sentido de encontrar plataformas mais sólidas para a paz e a solução dos problemas no Mundo.

Barrack Obama, quando em 20 de Janeiro se tornar no novo Presidente dos Estados Unidos terá por certo uma tarefa superior à que os seus discursos podem fazer crer, com um défice de proporções nunca vistas, com uma economia em recessão e com um país exausto pelas longas guerras no Iraque e no Afeganistão.

O pragmatismo terá de imperar e algumas das suas promessas sobre a solução de problemas domésticos vão esperar mas estou convicto que a sua entrada na Casa Branca será saudada pelo Mundo com um bem para todos e com muita esperança numa viragem para melhor na condução da política americana.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Turismo na Tailandia


Com a queda recente do fluxo turístico no país a Tourism Authority of Thailand (TAT) lançou uma nova campanha chamada Thailand – Land of Living History tentando inverter aquela tendência. Na realidade comparando com numeros de 2007 existe uma queda de 18% no número de entradas no país e sabendo-se da importância que o turismo tem na economia do país é visto com muitos bons olhos esta iniciativa da TAT.

Pretendem assim promover as lutas entre os partidários do PAD e os do UDD/DAAD, visitas guiadas ao acampamento de Government House, onde se pode comprar todo o tipo de souvenirs produzido por artesãos tailandeses ao mesmo tempo que se saboreiam os petiscos de quase todas as regiões do país à excepção do Issan, tradicionalmente aliado do Mestre.

Aqui fica uma fotografia do primeiro anúncio da campanha com desejos de ver os turistas voltarem a encher as ruas de Bangkok.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Estádio Rajamangala


Como tinha sido anunciado no dia 1 de Novembro, com todo o exército em estado de alerta, realizou-se no Estádio de Rajamangala, uma grande manifestação dos apoiantes de Thaksin Shinawatra, que juntou cerca de 100.000 pessoas.

Foi transmitida por estações de rádio e televisão para todo o país e decorreu de forma bastante organizada e totalmente sem incidentes.

Os presentes ouviram vários discursos entre os quais o mais desejado, por eles, o de Thaksin numa chamada telefónica em directo pressupõe-se de Hong Kong.

Nessa mensagem, fortemente aplaudida por todos, o ex PM referiu que estava impedido de voltar ao país pelas decisões dos tribunais e que só o Rei ou o povo podiam alterar a situação. uma referência que é o tema de grande conversa por todo o país.



A menção do Rei, a única pessoa com autorização para amnistiar condenados, está a ser observada à lupa e o Comandante Supremo das Forças Armadas já referiu que se os militares vissem haver alguma ofensa a Sua Majestade não ficariam inactivos.

Teremos assim por vários dias o escrutínio daquelas palavras e logo se saberá as consequências.

Contudo há que realçar o comportamento exemplar de todos aqueles que estiveram no Estádio.

Uma multidão impressionante, rejubilante mas calma, que abandonou o local da mesma forma pacífica como ali chegou.

Para nós Europeus foi uma boa demonstração do que é uma manifestação democrática onde quem a organiza mostra os seus pontos de vista, a sua força, passa as suas mensagens e observa a lei não criando incidentes desnecessários.

No meio de tanta turbulência que houve no mês de Outubro com ataques violentos de parte a parte foi bom poder observar que maior manifestação dos últimos tempos decorreu com toda a lisura como se espera de pessoas civilizadas.

Contrariamente num incidente em Makhawan Bridge um grupo de jovens de Samut Prakan, que tinham vindo para Bangkok para uma noite de "farra", quando o carro deles passou perto da barricada dos guardas do PAD fizeram gestos pouco simpáticos e foram repelidos a tiro tendo o condutor sido atingido e internado com ferimentos, sem gravidade, no hospital. A Polícia que tomou conta da ocorrência disse saber que os guardas do PAD estão armados mas afirmou nada poder fazer.

Na realidade o mal e o bem andam sempre juntos e há mesmo quem afirme, com alguma propriedade, que um só existe porque o outro também existe.




Evil dentro de Good


Entretanto prosseguem os ensaios para a cremação da Princesa Galyani a realizar na próxima semana. Ontem foi o ensaio geral já com todo o cerimonial onde estiveram presentes altas indidualidades como o PM Somchai, e foi presidido por Sua Majestade a Princesa Maha Chakrit Sirindhorn.