sexta-feira, 4 de julho de 2008

Previsões


Há cerca de três semanas, Thaksin Shinawatra disse, após ter consultado o seu vidente, que o dia 2 de Julho seria o dia que marcaria a viragem da situação política na Tailândia e que a partir de aí tudo "seriam rosas".

Imediatamente outro vidente, do campo oposto, veio dizer que as conjugações astrais para o dia 2 de Julho eram as piores possíveis e que esse seria o pior dia do ano.

Afinal hoje estamos a 4 de Julho ( e vivam os Estados Unidos), e nada aconteceu nem de tão dramático para o país nem nada de bom para o campo TS.

Contudo várias coisas aconteceram que podem ditar mudanças importantes nos tempos mais próximos. Não há dois dias mas exactamente ontem e hoje.

Em primeiro lugar o PM, que está de visita à China e ao Brunei, disse que havia uma conspiração para o prender quando ele chegasse ao aeroporto de Bangkok. Mais uma vez mostrou a sua incapacidade para utilizar os meios de comunicação social ou então tem uma estratégia de comunicação muito sui generis.

O Comandante da Polícia teve que desmentir e anunciou que iria proceder a um inquérito sobre o fundamento da notícia.

O Puen Pandi , o terceiro maior partido da coligação no poder, viu agora o seu líder receber um cartão vermelho por possíveis irregularidades durante as eleições, que como se sabe foram a 23 de Dezembro. De acordo com a Constituição, que tanto querem mudar os apoiantes de TS, o Puean Pandi está agora, passados os prazos de possíveis apelos, sujeito a uma eventual dissolução com as consequências que isso terá sobre a coligação. Recorde-se que tal facto pode igualmente acontecer quer ao PPP, se for provado que o antigo líder da House of Representatives e executivo do Partido, violou as regras eleitorais ( o caso irá a julgamento no próximo dia 8), quer ao Chart Thai, por igualmente o seu líder estar envolvido em possíveis irregularidades durante as eleições. Tudo isto se passa mais de seis meses depois do acto eleitoral.

Outro facto é o caso de TS ter sido impedido de se ausentar do país, ele que, depois do seu regresso a 27 de Fevereiro, tinha podido movimentar-se livremente quando e para onde queria. esta mudança pode significar que estará par breve o início de algum dos casos sobre os quais está indiciado ou é uma clara retaliação sobre a conduta dos seus advogados no já triste caso dos 2 milhões de bath.

Outro facto relevante, e não descrito na imprensa é o caso de o Parlamento ainda não ter ratificado a Constituição da ASEAN, já que não aprovou ainda uma única(!!!) lei desde que entrou em funcionamento em finais de Janeiro. A Tailândia vai iniciar a Presidência da ASEAN, agora a 25 de Julho e não a 18 como inicialmente previsto, sem que tenha ratificado a Constituição o pilar principal do seu discurso nos últimos seis meses sobre a Organização.

O País não consegue encontrar saídas para nenhuma das suas várias frentes da crise e não existe ninguém capaz de ter uma palavra de sensatez neste momento.

Entretanto o PAD está a reflectir a nova estratégia visto ter perdido força nos últimos dias.

Parece claro que os tailandeses começam a estar fartos de uns e dos outros mas falta-lhes uma solução de saída.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Novidades de Bangkok


A situação política parece estar num ponto de amolecimento.

Os manifestantes do PAD lá estão, embora o Tribunal tenha ordenado que desimpeçam as ruas que ocupam desde que se movimentaram para junto do Government House, e que parem a utilização de altifalantes durante o período de aulas que vai das 8 da manhã até às 4 da tarde. Interpuseram um recurso mas perderam e disseram que desimpediriam as ruas mas não retiravam os palcos para poderem continuar os discursos à noite.

Entretanto Samak está em visita oficial à China, mas como sempre, (aprendeu com o Thaksin que não o fez ) leva consigo o General Anupong - o Chefe de Estado General do Exército - não vá este querer "brincar aos golpes" durante a sua ausência.

A pressão neste momento está na eventual remodelação do gabinete mas, como se sabe, quanto mais pressão é feita para que este ou aquele Ministro saia, menos provável é que isso aconteça e Samak tem resistido bastante bem a todos esses "pedidos".

Samak, como um político com muitos anos disto, não confundir com experiência ou sensatez, vai resistindo muito mais do que seria de pensar, e fazendo orelhas de mouco e aparentando fragilidade, a maioria das vezes acaba por conseguir fazer aquilo que lhe está na cabeça.

O problema contudo subsiste visto não haver solução para campos tão extremados como os que se apresentam aqui.

Contradições


Ontem falava das contradições existentes na situação política na Tailândia sem me dar contra de uma que me está a minar.

Comecei férias, como sempre faço em Julho em Portugal, e acabo por ter menos tempo para escrever. Complexo mas verdadeiro. Será por estar mais longe dos acontecimentos, eu que escrevo "Visto de Bangkok" e analiso, por força da minha actividade profissional, todos os dias a situação política na Tailândia, ou será por outro qualquer factor que me está a escapar?

Não sou muito dado a interrogações, pois tento viver a realidade, mas o facto é que a quebra da rotina nos altera substancialmente os passos diários e acaba por nos trazer surpresas. Boas e más.

Não é só não escrever, até porque o estou a fazer, é o facto de me interrogar sobre o que o dizer! Não gosto de falar sobre a minha vivência pessoal, sobre os meus, aqueles que nós temos a mania de pensar que nos pertencem, dos amigos, visto esta escrita estar aberta ao Mundo mas só me chegam á cabeça as suas vivências.

Amigo vive pelo amigo, com o amigo e para o amigo e nele espelha os seus sentires e olhares mas eu prometi escrever sobre uma realidade, agora distante, pelas medidas e distante pelos cheiros que nos ficam no nariz a qualquer esquina, e agora esse sentir está vago, impreciso.

Vou pensar o que escrever e o que olhar, sempre foi fértil a minha memória visual, já que esses cheiros tão distantes nada me trazem, nem nostalgia.

Pensei que poderia estar aí alguma da razão mas não. Aqui estou com as minhas gentes ( outra vez a possessão) com os meus caminhos.

Vou continuar a pensar e talvez lá chegue.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Madiba


Nelson "Madiba" Mandela faz 90 anos, embora as festas desse acontecimento já tenham começado.

Para aquele que foi um dos mais fantásticos homens do século XX as minhas homenagens.

Aconselho a leitura do artigo Madiba , no Combustões pois, com tudo o que lá está escrito, concordo.

Aconselho também, hoje estou muito directivo, uma olhada pelo filme Madiba, um bom e fiel retrato da história daquele homem que fez virar páginas de História só com a sua "doce combatividade".

segunda-feira, 30 de junho de 2008

A pressão intensifica-se

Contradição das contradições.

O golpe militar de 19 de Setembro de 2006, teve por objectivo terminar com a Thaksin Politics e eliminar aquilo que chamaram de estado corrupto e naturalmente tentar apresentar perante a justiça aquele e os seus apoiantes.

Foram feitas leis, mudados os membros das agências que poderiam investigar e levar a julgamento os casos, garantidos os meios necessários mas a "montanha acabou por parir um rato".

A "devolução" à democracia foi feita com as eleições de 23 de Dezembro passado e quem acabou por ganhar foram exactamente aqueles que foram colocados de fora pelo levantamento de 2006 e nem Thaksin nem nenhum dos seus apoiantes, significativos, foi levado a julgamento durante os 18 meses de Governo militar.

Processos começaram mas os tropeções burocráticos e jurídicos foram tantos que a ineficácia foi predominante.

Novo Governo, e esperanças junto da causa Thaksin, de que os processos se iriam dissipar nas cinzas dos corredores dos tribunais.

Assim parecia ao início mas o descuido das hostes do PPP, ou TRT, que em vez de cumprirem o seu dever de governar, dedicaram-se sobretudo a tentar reconstruir o antigo estado TS, levando que de novo as forças hostis se levantassem e pusessem pressão sobre o Governo e Deputados da situação. Essa pressão imobilizou a acção Governativa e Parlamentar.

O Parlamento depois de estar em funções desde o inicio de Fevereiro nem sequer conseguiu constituir comissões ou fazer passar nenhuma lei. A Tailândia vai iniciar a Presidência da ASEAN sem ter ratificado a Constituição embora a lei para tal tenha sido enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para o Parlamento em Maio.

Pior que isso para as forças leais ao antigo PM, os processos contra ele parecem, agora estar com mais força e a avançar a bom ritmo e o episódio dos 2 milhões de bath que levou à cadeia os seus advogados não augura nada de bom para ele.

Será quase que o caso para pedir o retorno dos lideres do Golpe de 2006 pois enquanto estes estavam no poder, e não os seus aliados, Thaksin ia conseguindo fazer com que os processos contra ele não avançassem.

Vá-se lá saber quem são os amigos?

domingo, 29 de junho de 2008

Visto do Estoril

Pois é agora deveria redenominar o blog como "Visto do Estoril" ou de Portugal pois não me limitarei a este recolhimento mas como o Mundo hoje em dia tem poucas fronteiras, especialmente no mundo cibernético, é quase que irrelevante o local onde nos encontramos.

O que nos liga a esses locais são as pessoas, as memórias e os costumes.

As pessoas primeiro pois somos seres dependentes, da atenção, dos olhares, dos comentários, das intrigas e das acções, dos cheiros do ar das folhas e das comidas.

A comida cria em nós terríveis dependências. Nunca conseguimos resistir aos nossos sabores e mesmo longe, aquilo que nos vem sempre à ideia como tempero nacional é cozinhar, comer, algo de "nosso".

Pois aqui estou. Portugal lindo na sua aproximação a Lisboa, cheio daquela luz que fez Wim Wenders rumar a Portugal, cheio também daquelas imperfeições a que já tanto nos habituamos.

Lisboa apresentou-se bonita na aproximação mas já não tanto quando se foca demasiado o nosso olhar. Pouco, nada, muda, parece dormente e pouco atenta ao desenvolvimento no Mundo. Para além disso para quem vem de uma cidade de 10 milhões de pessoas entrar num "bairro" com menos de um milhão parece que somos capazes de o ter e controlar. Qual quê? Lisboa é fugidia pois continua a procurar o seu melhor sempre de olhos postos barra fora e nunca em si onde deveriam estar.

Depois de Lisboa o Estoril. Sempre apetecido mas pelas pessoas. Elas estão aqui. Passeiam-se por entre as casas acolhem-se nos mesmos lugares, visitam-se.

A Garrett tem sempre encontro marcado. Lugar cativo nas caminhadas e no estômago e porque não no nariz. Os cheiros vêm longe. Viajam ao longo da rua e não só no Natal, quando toda a rua se submete à ditadura da Garrett.

Ontem também tivemos saudade. Saudades sentidas e profundas. Era 28 de Junho um dia de memórias e de recordações boas porque o que a vida nos deu é bom e nunca o devemos rejeitar por mais duro e doloroso que tenha sido.

Sempre pensai que é mais importante lembrar o bom do que o que de mau existiu. A vida tem de ser feita de passos positivos e não de passos dolorosos da nossa caminhada. Só com esses passos positivos avançamos ou outros puxam-nos para trás e para o fundo.

E a vida está lá à frente sempre um milímetro à nossa frente para que a possamos alcançar.

E a Ema continua a dormir.