sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dia de Calma


Hoje é um dia de calma em Bangkok.

O Ministro da Presidência Jakrapob Penkair demitiu-se, segundo ele para salvar o Primeiro Ministro e o Governo, e irá defender-se no caso de lese majeste de que vai ser acusado. A moção para a revisão constitucional deixou de ter efeito visto um largo número de subscritores ter retirado o seu nome da lista de apoio e a moção ter descido abaixo do numero mínimo requerido de 126 deputados.

O CEMGFA veio novamente dizer que não há razão para haver um golpe de estado e tudo parece acalmar mas como sempre em politica e muito mais em ambientes militarizados, a calma é temporária e frágil.

Este recuo por parte do Governo, é, na minha opinião, uma forma de desmobilizar o PAD e já há muitas vozes indirectamente a solicitar isso. Desta forma o PAD fica com o ónus de destabilizar o país se continuar com a sua manifestação.

Entretanto enquanto escrevia esta nota recebi solicitação para averiguar sobre fortes rumores de que havia movimentação de tropas. Após três telefonemas ainda nada se sabe concretamente mas ao contrario do titulo afinal parece que o ambiente não é assim tão calmo. O que se sabe de concreto é que os altos comandos militares estão reunidos o que, também no meu entender é um sinal positivo. Nunca que eu saiba um golpe aconteceu quando todos os Comandos estão reunidos.

O inesperado Bangkok na Amazing Thailand

quinta-feira, 29 de maio de 2008

PAD vs DAAD


Estive dois dias ausente em Phnom Pehn, uma cidade ainda com muitos traços do seu passado colonial mas também do passado recente das violências cometidas pelos Khmer Rouges aí incluída a miséria presente por todo o lado. A par dessa miséria vê-se na capital do Cambodja mais Lexus do que em qualquer parte do, meu, mundo.

Contudo vê-se igualmente como esta nação é jovem e com futuro como acontece por toda a Ásia.

Dois dias ausente mas dois dias em que pouco ou nada se alterou na situação politica em Bangkok. A manifestação do People Alliance for Democracy (PAD) contra o Governo, já não pedindo somente a retirada da proposta de revisão constitucional mas acrescentando a da demissão do próprio Governo, continua, e as forcas policiais preparam-se para, amanhâ, Sexta-feira, enfrentar um fortalecimento dessa mesma manifestação.

Entretanto do outro lado a Democratic Alliance Against Ditactorship (DAAD), está atenta e vigilante e promete mobilizar as forças da província, seu feudo principal, se o PAD tomar iniciativas mais radicais.
A confrontação entre estes dois grupos tem todas as condições para escalar para além do previsto e o ambiente é em muito semelhante ao existente antes do golpe de Setembro de 2006.

Outros acontecimentos relacionados fazem subir a tensão que se vive no espectro politico. Os lideres militares reuniram-se ontem, com excepção do General Anupong (CEME) cuja mãe faleceu ontem mesmo, e o CEMA disse "estar cansado" com a situação. Por outro lado o DAAD pediu ao Primeiro Ministro, que também é Ministro da Defesa, que destituísse dois Generais que disseram publicamente que o Exército deveria usar a força para resolver os problemas do país. Entretanto é esperada amanhâ a chegada ao país do General Prayut, comandante da primeira Divisao do Exército, a força mais importante do país e que está aquartelada ao norte da capital. O General decidiu encurtar a sua visita á Europa a pedido dos comandos militares.

Todo este relato parece alarmista, e na verdade a bolsa caiu e quer o Governador do Banco da Talândia quer o Ministro das Finanças falaram do efeito da instabilidade politica na economia do país, mas o clima na cidade é de total calma e, a vida a mesma.

O comum dos Bangkokianos se for perguntado não pensa nada nem de bem nem de mal sobre a situação a não ser de que os preços estão caros e portanto a vida mais dura.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Confrontações em Bangkok


O People Alliance for Democracy (PAD), o grupo, que não sendo um partido político mas uma força de contra poder esteve na primeira linha da luta contra o antigo Primeiro Ministro Thaksin, lançou uma ofensiva contra o novo Governo e desde ontem que ocupa a zona em frente ao edifício da Nações Unidas em Bangkok.

O principal motivo é a luta contra o projecto de revisão constitucional que, dizem, é feito com o único objectivo de segurar no poder a coligação lá instalada. Na realida, e visto de uma óptica independente, a Constituição deve ser revista pois ela própria foi feita com o objectivo de manter as forças pró Thaksin fora do poder.

A manifestação contará com cerca de 10.000 pessoas e ontem mesmo movimentos pró Governo entraram em confronto com o PAD tendo sido registados 56 pequenos feridos visto se terem entretido a lançar garrafas e pedras uns aos outros enquanto um forte contingente de polícia assistia.

Desde que se sentou no poder que o actual Governo não consegue estabilidade quer interna quer externa. As lutas dentro da colicação e dentro do próprio partido dominante, têm enfraquecido extraordinariamente a sua produção. Para além disso os casos dentro do Governo são tantos e tão constantes que lhe enfraquecem a imagem e o poder de se afirmar. O próprio Primeiro Ministro não ajuda muito pois, sendo uma figura extremamente controversa, especialmente pela rudeza da sua linguagem, (o Pinheiro de Azevedo era um aprendiz ao pé deste), nunca consegue transmitir nada de positivo do que o Governo faz, e algumas coisas tem feito. e isto apesar de ter um talk-show todos os fins de semana na TV.

Como sempre na Tailândia logo se fala em mais um golpe militar e o CEMFA já veio, pela milionésima vez, desmentir que houvesse algum plano para tal. Pelo sim pelo não o PM sempre que sai para visitas ao estrangeiro leva-o consigo não lhe vá acontecer o mesmo que com Thaksin que aproveitaram ele estar em Nova Iorque para lhe enviarem a guia de marcha.

Entretanto a vida continua com total normalidade nesta metrópole de 10 milhões de pessoas e o que mais interessa é o custo do combustível e do arroz. O resto é para os políticos.

domingo, 25 de maio de 2008

Visitar a Tailândia - Bangkok



Muitas pessoas perguntam-me opiniões sobre férias na Tailândia e tenho constatado que o conhecimento que têm é sempre limitado ao tradicional. Bangkok - Phuket - Samui.

Bangkok claro que é obrigatório não só porque é o ponto de entrada principal no país mas por que é a capital e uma das cidades mais vibrantes da Ásia e por certo do mundo. Costuma-se dizer que Nova Yorque é a cidade que nunca dorme mas eu penso que Bangkok ( ou melhor Krung Thep Maha Nakon ) é que é a verdadeira cidade que nunca dorme.

A contagem das horas em tailandês tem a ver com o nascer e pôr do sol mas em boa verdade para a vida da cidade, incluindo o negócio o sol nunca se põe nem se levanta.

Imensos negócios estão abertos 24 horas e os mercados de rua, uma das principais atracções de Bangkok e um aspecto que diferencia esta cidade de outras grandes metrópoles no mundo, estão, também, abertos sem parar.

O mais significativo é o mercado das flores, Pak Klong Talat um dos pontos a visitar em Bangkok e onde se podem comprar braçadas de flores por preços que para nós são ridiculamente baratos ( nunca se deve dizer isto mas é verdade ). Outro é o Jatujak Market, também conhecido por JJ ou Weekend Market, isto porque só está aberto durante o fim de semana. Embora se esteja a tornar numa atracão turística ainda é um mercado a não perder e onde se pode encontrar tudo. Tenho um amigo meu que fez a sua tese de Doutoramento sobre o mercado e diz-me que não há nada que não se possa encontrar lá, mesmo o impensável. É só procurar, perguntar e, claro, pagar.

Outro mercado muito interessante é o Suan Lum Night Bazzar mas que infelizmente está condenado a desaparecer visto ter sido vendido, há já dois anos, a um grupo que por certo irá desenvolver um grande projecto imobiliário já que se trata de um dos maiores terrenos no verdadeiro coração da Cidade. Contudo os actuais ocupantes não parecem muito decididos a sair. Houve uma intimidação de que quem não sair irá para a cadeia mas até hoje não conheço ninguém que tenha lá ido parar. É um mercado onde se encontram muitas pequenas lojas com produtos provenientes de design próprio de estudantes que assim exercitam a sua arte e ganham algum dinheiro.

Outro ainda para shopaholics é o Phatunam Centre onde se abastecem de roupa os bangkokianos com menores rendimentos da classe média. Mas há mercados para tudo. Eléctronica, segunda mão, produtos chineses incluindo ervas medicinais, falsificações, reproduções, etc

Para além disso há os tradicionais Centros Comerciais que em Bangkok, como Hong Kong e Singapura são verdadeiras catedrais do consumo em nada comparáveis com o que se vê em Portugal. Dêm só uma vista de olhos ao Siam Paragon.

Mas Bangkok não é só fernesin citadino e mercados. Há também a parte histórica embora Bangkok seja uma cidade bastante recente com somente cerca de 200 anos.

Os monumentos principais, numa civilização como esta, são, naturalmente, os templos ( Wat ) e os palácios. O principal dos templos é o Wat Phra Kaew, ou templo do Buddha Esmeralda, adjacente ao Grande Palace e na zona mais antiga da cidade, Ranatakhosin. É a atração turística mais visitada da cidade e na realidade de uma beleza extraordinária. Outro templo, este não muito visitado, mas também de enorme beleza é o Wat Benchamabophit que foi feito com os restos do mármore italiano que sobrou da construção do Palácio Ananta Samakhon, o palácio onde os Reis receberam, por altura das comemorações dos 60 anos de reinado de Rama IX, em 9 de Junho de 2007, todas as cabeças coroadas das 25 casas reais que estiveram presentes.

Ainda no que respeita os templos não se pode deixar de mencionar o Wat Traimit cuja grande atracção é uma imagem de Buddha com 5,5 toneladas de ouro que durante séculos passou despercebida porque estava coberta de gesso.

Não podem deixar ainda de ser mencionados o Wat Bowoniwet, pela sua história visto todos os Reis da presente dinastia, à excepção de Rama VIII, terem lá feito votos, o Wat Po, o templo do Buddha reclinado com a maior imagem de Buddha deitado do Mundo, o Wat Arum, templo da madrugada que como o Wat Rankhang ficam do outro lado do rio, em Thonburi.

Noutra ocasião falarei dos palácios outra das atracções desta cidade