quinta-feira, 17 de julho de 2008

Asanha Bucha


Hoje comemora-se a Lua Cheia do oitavo mês do calendário Lunar em Tailandês o Asanha Bucha Day ao que se segue amanhã outro feriado o Khao Pan-Sa e nos Templos realiza-se o Tak Bat Dok-Mai, distribuição de flores.

Por isso vão ser dois dias calmos mas na Tailândia, na política nada consegue ser calmo seja em que dia for.

Por isso tivemos boas (?) e más notícias. Também por vezes as notícias são boas para um campo e más para outro conforme o lado de que ela é recebida.

A boa, ainda que com um ponto de interrogação, visto não poder ser confirmada, é o facto de ter sido anunciado a trégua da violência nas três províncias do Sul do País. Dois militantes anunciaram ontem, numa mensagem televisionada nos canais 5 e 7, o início de tréguas na violência que tem assolado o Sul desde há uns anos e que já causou a morte a cerca de 3.500 pessoas.

Os próximos dias dirão se este aviso é sério e duradouro ou se se tratou somente de um golpe publicitário de contornos políticos duvidosos.

Do lado do Governo outra "boa" notícia foi a emissão de um mandato de captura contra Somkiat, um dos lideres do PAD por " lese majeste", uma das piores acusações no âmbito da guerra política.

Do outro lado agudizou-se o conflito com o Cambodja que reclama terem tropas Tailandesas entrado no seu território criando um clima de alta tensão na fronteira.

Por outro lado a Comissão Nacional de Eleições enviou para o Tribunal, para apreciação, o caso de o PM ter recebido honorários pelo seu programa culinário na TV o que contraria a lei. Samak referiu em tempos que nada recebia visto o dinheiro a que teria direito era entregue directamente a uma Obra de Caridade.

Mais um processo. Juiz na Tailândia não tem feriado.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Algarve



Agora sim verdadeiras férias. Algarve, Dunas Douradas Beach Club, bom tempo, céu azul e ...... preguiça. preguiça para escrever, só há tempo para a família, para não fazer nada e para ler.

Parece que em Bangkok o PM tenta ganhar tempo enquanto não avança, novamente, com o seu plano de revisão da Constituição, após a reabertura do Parlamento. Entretanto lança duas ofensivas.

Uma, contra 61 membros do Partido Democrata e Senadores, não eleitos, tentando obter a inibição de direitos políticos deles naquilo que é uma contra ofensiva contra o, já largo, conjunto de políticos da coligação a quem foram retirados os seus direitos.

Outra, uma medida populista destinada a tentar combater o alto custo de vida num conjunto de seis pontos. Redução das taxas sobre a gasolina e gasóleo, revisão em baixa dos preços do gás liquefeito para consumo doméstico, água gratuita para quem consome menos de 50 m3 mês, electricidade gratuita para quem consome menos de 80 unidades e redução de 50% para aqueles que consomem até 150 unidades, transportes gratuitos em Bangkok em cerca de metade dos trajectos e transporte gratuito nos comboios quando se viajar em 3ª classe.

Por certo que os mais pobres aumentarão o seu apoio ao Governo de Samak e ao PPP e este reforçará o seu "escudo de defesa" para futuras investidas tendentes à sua dissolução.

Entretanto foi pré anunciada para o dia 28 uma, bem necessária, remodelação Governamental.

Mais uma vez recordo que no dia 25 a Tailândia assume a Presidência da ASEAN sem ter Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Felizmente que os funcionários civis dos Ministérios têm, para além de prestigio, capacidade de continuar o País.