sábado, 6 de dezembro de 2008

Ko Samet



Fim de semana comprido passado em Ko Samet a pérola no Golfo da Tailândia só a pouco mais de 2 horas de Bangkok.

Um verdadeiro paraíso para qualquer bolsa ou qualquer tipo. Desde um dos melhores resorts do país até raves noite fora tudo acontece em Ko Samet mais um exemplo de que tudo acontece, tudo é possível na Tailândia.

Cheia de Tailandeses e de turistas ainda retidos pelos acontecimentos recentes visto nem todos terem ainda conseguido regressar embora a tendência é para a normalização. Não se consegue repatriar perto de 200.000 pessoas de repente mas o regresso à normalidade está perto, normalidade no que respeita ao funcionamento dos aeroportos.

Hoje Suvarnabhumi foi alvo de um acontecimento digno de grande nota. Potjaman Damanpong, ex-Shinawatra, regressou ao país, e contrariamente ao que faria supor o mandado de captura existente contra ela fez a fronteira a bordo do avião que a trouxe de Hong Kong com um dos filhos e saiu do aeroporto sem passar por nenhum ponto onde pudesse ser vista.

Foi anunciado que vinha visitar a sua mãe que se encontra doente mas há rumores que vem para interferir na escolha do líder do PTP que acontecerá amanhã.

Entretanto continuam as manobras nos bastidores sobre a escolha do PM para o início da próxima semana e o Partido Democrata convocou uma conferência de imprensa para comunicar que está pronto para formar governo com os cinco Partidos que estavam na anterior coligação com o PPP. Contudo há muitas questões que se levantam. É sabido que nem todos os Deputados desses Partidos se passarão para os Democratas, mesmo que isso acontecesse a maioria seria ténue e no próximo dia 11 de Janeiro nas eleições intercalares para preencher os lugares em aberto com a decisão do Tribunal Constitucional desta semana, muito certamente que deixaria de existir. Se isso se tornar viável é um Governo muito fraco embora o que aconteceria muito provavelmente era dissolverem o Parlamento para convocar novas eleições.

Contam-se espingardas e fala-se à boca cheia que os Democratas, ou alguém por eles está a oferecer 40 milhões de bath, cerca de 850.000 Euros a cada um dos Deputados da facção de Nevin Chidchob, antigo aliado de Thaksin mas sempre do lado de onde lhe pagam mais, para fortalecerem a coligação liderada pelos Democratas.

Segunda-feira este cenário deverá estar mais esclarecido.

Entretanto a Casa Real emitiu um comunicado em que se afirma que SM o Rei Rama IX está com febre alta e continua com problemas na garganta. As análises feitas não apresentam nenhuma infecção e está a ser medicado tendo o Rei comido uma refeição ligeira.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ultima Hora


Pelas 17.20 hora local SM O Rei Rama IX não compareceu para fazer o habitual discurso por ocasião do seu aniversário e solicitou ser representado pelos dois Príncipe e Princesa Coroados Maha Chakrit Vajiralongkorn e Maha Chakrit Sirindhorn.

O primeiro anunciou que o Rei não se encontrava bem de saúde e a Princesa afirmou que o Rei estava com uma infecção na garganta com expectoração e que lhe seria impossível falar. Referiu ainda que um boletim médico seria emitido posteriormente.

É a primeira vez em 62 anos de Reinado que Sua Majestade não faz o seu habitual e muito esperado discurso à nação.

Aguarda-se pelo relatório e desejam-se melhoras.

Bloomberg e BBC


No relato do seu correspondente em Bangkok, a Bloomberg traça um retrato sobre a situação política no país digno de ser lido em tudo o que diz e eventualmente naquilo que omite.

É uma peça analítica, factual, precisa, não emocional e bastante informativa.

Por isso aqui a deixo para que cada um comente.

A BCC também através do seu correspondente em Bangkok faz um relato deveras interessante de como foi possível que o PAD tomasse conta do aeroporto e no fundo como funciona este movimento altamente especializado e treinado. Continuo a achar que uma parte da responsabilidade de o PAD ser tão forte é do governo que através das suas fraquezas internas e induzidas e da sua falta de liderança permitiu que o PAD se fosse organizando ao longo dos tempos até chegar ao ponto a que chegou.


Para ler aqui este excelente trabalho

Próximos Passos

Chaowarat o PM interino. Um homem para poucos dias

Decorem intensas negociações entre os vários quadrantes políticos envolvidos, Partidos da coligação, Partido da oposição e militares no sentido de se encontrar uma solução que não seja nem um golpe de estado Constitucional com a suspensão (abolição) da Constituição e a nomeação de um governo de iniciativa real, nem a intervenção dos militares nomeando eles um governo, nem o regresso do PAD às ruas de Bangkok.

Parece haver um consenso de que o novo PM tem de ser uma personalidade que não traga o PAD de volta imediatamente. Todos querem calma no país de forma que uma tréguas no caos instalado possam dar alguma capacidade de os vários actores encontrarem uma forma de civilizada de convivência.

O PAD anunciou que se oporá a qualquer retorno ao que eles entendam como o continuar das políticas de Thaksin e é conhecido o último aviso de que bloqueariam Bangkok por completo, tornando inoperativos as principais 50 intersecções viárias na cidade, uma acção que poderia ser ainda mais danoso do que o fecho dos aeroportos.

A maioria dos Deputados do PPP passaram-se para p novo PTP mas uma das facções que controla cerca de 60 Deputados já afirmou estar a estudar todas as hipóteses sobre a mesa.

Muitas consultas, muitas negociações estão neste momento em curso e pode ser que saia uma solução que permita, não resolver a crise no país, mas encontrar um espaço e um tempo em que seja possível respirar.

A solução para a crise é mais difícil de encontrar do que uma agulha, e fina, num palheiro, e grande. A divisão existente na sociedade tailandesa é fracturaste, não ao ponto da haver uma guerra civil, isso está totalmente fora de questão, mas a aproximação de dois modelos de sociedade tão distantes como os existentes é um trabalho para ser levado a cabo por novas gerações já que esta não é de tal capaz.

Com um agradecimento, muito fraternal, ao Miguel Castelo Branco pelos seus cumprimentos ao tenho escrito, penso que nesse texto as pessoas podem, também, encontrar matéria interessante para perceberem os desafios que se colocam à sociedade tailandesa para encontrar uma saída de tão profunda crise.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O Dia Seguinte

Deputados assinan as fichas do novo Partido PTP


Ontem como que por mágica tudo se tornou fácil embora conheço pessoas que passaram a noite em claro para tentar ajudar alguns das dezenas de milhares de turistas apanhados na avalanche de distúrbios e que ainda aqui se encontram

Somchai e alguns dos seus Ministros saíram de cena, os principais Partidos da coligação no poder foram dissolvidos e o PAD anunciou que largava o aeroportos num comunicado à imprensa lido por um dos seus lideres.

Os aviões de carga começaram a utilizar Suvarnabhumi e hoje mesmo aterrou o primeiro avião comercial. Algumas companhias estrangeiras anunciaram a sua intenção de reutilizar o aeroporto a partir de Sexta-feira.

Existe contudo questões que estão por responder sendo a principal a seguinte:

Qual é a situação dos Deputados dos Partidos dissolvidos? A Constituição não fornece a resposta e a interpretação que é feita do artigo que lhes permite transitar para outro Partido no prazo de 60 dias é de que não perdem os seus direitos como Deputados no entretanto. Contudo o Tribunal Constitucional foi chamado a tentar interpretar essa disposição legal.
Outra questão tem a ver com o constante pedido, ainda hoje reiterado pelo Partido Democrata para que o Parlamento seja dissolvido. Ora também aqui a Cosntituição não se pronuncia se um PM interino tem ou não poderes para tal. Tal facto aconteceu uma vez e este precedente poderá ser utilizado mas pode de igualmente, o vacatio legis, utilisado para culpabilizar o gabinete se tomar alguma decisão.
Foi convocada uma sessão de emergência do Parlamento para o início da próxima semana no sentido de eleger um novo PM que, atenta aquela interpretação, será um PM vindo da coligação actualmente no poder ou seja um PM do novo PPP o PTP. Caso tal não aconteça os Democratas poderão tentar avançar com uma proposta mas não têm o numero de Deputados suficiente para a fazer aprovar. Podem tentar aliciar alguns Deputados dos Partidos da actual coligação mas tal parece improvável.

Se isso acontecer cai-se num impasse pois a Constituição obriga que o PM seja um membro do Parlamento e portanto não pode haver um Governo de iniciativa externa a não ser através do desrespeito pela Constituição.

A nomeação de um novo PM tem um prazo limite de 30 dias e até lá um dos Vice-Primeiro Ministro do gabinete de Somchai actua como o PM interino. Foi nomeado Chaowarat para o efeito. Aliás o mesmo que esteve à frente do Governo quando Somchai se ausentou para a cimeira da APEC duas semanas atrás.

De qualquer maneira temos ou um Governo com a mesma raiz dos anteriores, devido à maioria existente no Parlamento, ou um vazio após terminar o prazo para a escolha de um novo PM.

Para completar este cenário de incertezas o líder do PAD Sondhi quando, após o anúncio da "vitória" obtida e da desocupação dos aeroportos, um jornalista lhe perguntou se na próxima semana fosse nomeado um PM da coligação actualmente no poder se voltariam a manifestar-se, respondeu: Obviamente que Sim!
O Bangkok Post tem um bom artigo falando de uma pausa na batalha.

King Bhumibol Adulyadej


King Bhumibol Adulyadej, o nono rei da dinastia Chakrit também chamado Rama IX, festeja o seu 81 aniversário no próximo dia 5 de Dezembro, também Dia do Pai e todo o país presta homenagem ao reverendo monarca.

Rama IX é o actual monarca há mais tempo no trono. Fez no dia 9 de Junho passado exactamente 62 anos que sucedeu ao seu irmão, o Rei Rama VIII, que falecendo cedo num acidente, abriu a sucessão para o seu irmão mais novo.

Educado na Europa e nos Estados Unidos o Rei Rama IX sempre mostrou ser um monarca atento às necessidades do seu povo e na sua qualidade de perito em questões hídricas muitas vezes contribuiu directamente para a resolução de problemas causados pela deficiente gestão das abundantes águas neste país.

Ontem mesmo começaram as cerimonias que se irão estender até ao dia 8.

Ontem foi a "Trouping the Colour" em que os vários sectores das forças armadas desfilam, com os seus fardamentos de diferentes cores marcando o inicio formal das comemorações. Coincidência ou não foi exactamente à mesma hora em que o monarca chegou ao local onde se realizaram as cerimónias que o PAD anunciou o fim à sua luta de 192 dias depois de um dos seus lideres ter anunciado vitória com a saída de cena de Somchai Wongsawat.

O país, como é tradição, está todo unido nas comemorações do aniversario do muito amado monarca. As divisões desapareceram e todos se concentram agora em prestar as devidas homenagens.

Durante a cerimónia o Rei falou brevemente aos militares presentes, sem que o seu discurso tivesse sido interpretado por quem quer que seja como tendo abordado a crise em que o país se viu submerso nos últimos tempos.

O ano passado as cerimónias foram muito maiores e mais faustosas mas isso deveu-se ao facto de o Rei comemorar 80 anos uma data marcante logo após ter completado os 60 anos de regência.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

E Tudo o Vento Levou


Andamos todos distraídos, confundidos. Nós os que vivemos aqui, os jornalistas internacionais que escreveram páginas inteiras sobre o que se passou no país, as centenas de milhares de turistas que foram incomodados, os milhões de milhões que houve em prejuízo para a economia deste país. Todos completamente cegos.

Nada disso existiu. Estávamos todos a sonhar. seriam pesadelos, provavelmente, mas por certo sonhava-mos inconscientes, eu próprio, daquilo que por muitas vezes escrevi.

Na Tailândia tudo é possível e parece que assim é.

O quê? Algo aconteceu? Na verdade nada aconteceu! Não houve a ocupação da Government House, nem a sua destruição. Acabei de ver na Televisão dizerem que estava tudo bem quando é visível a total destruição dos jardins, pelo menos. Não houve pessoas que morreram nem feridos que chegue. Nem tem importância que a lei não seja cumprida. Os danos que fizemos a todo o material da Policia, carros, instalações, viseiras, escudos, armas, pedimos desculpa e está tudo bem. Os autocarros da Municipalidade, não sabemos deles, mas deixe lá que algum dia ao de aparecer. Não se incomode. As perturbações constantes aos alunos das escolas vizinhas. Pobres pequenos, que pena, desculpem. Para a próxima temos mais cuidado. Os incómodos que causamos ao nosso tão amado Rei, não tem importância pois ele na sua generosidade vai-nos desculpar e nós vamos-lhe oferecer o presente no dia 5 que é a abertura de um, um não dois, aeroportos em Bangkok.

Esses estrangeiros que andavam a falar de Democracia e de cumprimento da lei nada sabem do que é a cultura ancestral do povo siamês e nada conhecem do que é que nós queremos deles. Só os mercados para podermos ter quase 70% do dinheiro que necessitamos para comer. Mas se não quiserem comemos só arroz e frango que temos muito e fechamos as fronteiras. Além disso já temos a experiência adquirida nesta ultima semana.

E amanhã vamos todos comemorar este magnífico tempo com uma almoço todos juntos como sempre fizemos no passado. Sondhis, Shinawatras, Chamlongs, Somchais etc só é pena não estar cá o Samak para cozinhar.

Na realidade se atentarmos nas notícias das últimas horas o paraíso terrestre é aqui e nada mesmo nada de realmente importante se passou nos últimos tempos. O noticiário das 7 da noite da estação oficial do Governo só à quarta notícia referiu, e em termos descritivos, que o Tribunal Constitucional tinha dissolvido os Partidos da coligação. nada mais. Os noticiários das televisões nada referem a não ser que amanha (?) o aeroporto vai ficar livre o portanto a normalidade regressou.

Sinto-me parvo, mas penso que não sou. Sinto-me frustrado mas penso que deve ser engano meu. Sinto-me enganado mas isso então é de certeza erro meu pois ainda acreditei que havia regras e normas de funcionamento no país e que a lógica de pensamento tinha algum valor.

A única consolação, algo desajustada, é a de saber, que como disse ainda um destes dias a avestruz enterrou a cabeça ainda mais fundo na areia, pois nem ela quer acreditar naquilo que apregoa como fantástico.

Parabéns ao Miguel Castelo Branco que dizia hoje. Está tudo bem. Até já escreveu o Epílogo E parece que sim.

Boa Notícia


Acaba de ser anunciado pelo PAD que o aeroporto pode ser aberto de imediato. Não é claro o que o líder do PAD que anunciou se referia com clareza e a qual aeroporto ele se referia. Esta foi a frase usada, que já confirmei é a mesma que aparece nos jornais on line tailandeses: La PAD a autorisé des vols à décoller et à atterrir immédiatement, à la fois pour les passagers et le fret", a confirmé à des journalistes un dirigeant des manifestants, Somkiat Pongpaiboon

Teremos de ler com cuidado esta notícia mas de qualquer maneira é um sinal positivo e todos os sinais positivos são bons.

De acordo com o que o Director do Aeroporto ontem tinha anunciado mo caso do PAD desocupar o Aeroporto hoje, o que parece ser o que irá começar a acontecer, seriam necessários mais do que 8 dias para proceder a todos os cheques de segurança, dos equipamentos e do software necessário ao funcionamento. Acabei de ler as suas declarações e o mesmo senhor diz agora que tentará ter tudo a funcionar em 24 horas e que o PAD irá ajudar nas necessárias inspecções!!!!!!!

O Aeroporto ficaria assim com uma zona para o normal funcionamento e outra dedicada aos manifestantes que seria arranjada pelo AOT (Airports of Thailand).

Como acontece com os contratos de seguros parece conveniente ler as letras pequeninas.

É de qualquer maneira um pequeno sorriso mas nunca e de maneira nenhuma uma solução para a complexa crise que o país vive.

Um Sorriso na Escuridão



Ontem na Tailândia quando Júpiter e Vénus se aproximaram da Lua formaram uma imagem única que só poderemos voltar a ver daqui a 40 anos.

Vale a pena registar esse sorriso num momento em que ele é bem preciso.

Ultima Hora



Três dos Partidos da coligação no poder acabaram de ser dissolvidos por decisão do Tribunal Constitucional.

O Tribunal reuniu na sede do Supremo Administrativo, cerca de 50 km ao norte de Bangkok para evitar confrontos com os apoiantes dos Governo e desses Partidos.

De qualquer modo ao longo da manhã os manifestantes foram chegando ao local onde os esperou um fortíssimo contingente de Polícia e militar. Vê-se que os trabalhos que o PAD têm dado à Polícia serviu para alguma coisa. A manifestação decorreu de forma pacífica e após a leitura dos veredictos decidiram regressar a Bangkok ao ponto de partida a praça em frente ao Palácio do Governador de Bangkok onde é suposto que os seus apoiantes, incluindo os Deputados se juntem e se manifestem.

O PPP contesta a decisão, da qual não há apelo, alegando os seguintes factos: os juízes não têm qualificação visto terem sido nomeados pela Junta que realizou o Golpe de Estado de 2006; os juízes foram tendenciosos vistos terem recusado ouvir as testemunhas de defesa apresentadas pelo Partido; a sentença já estaria escrita antes da sessão final de julgamento.

O PM manifestou-se dizendo unicamente que tinha feito o seu melhor para governar o país.

Na sequência da dissolução dos Partidos os executivos desses Partidos ficam inibidos dos direitos políticos por 5 anos e os Deputados de um partido dissolvido têm 60 dias para mudar para outro Partido, que como se sabe já está constituído para os acolher. O Partido chama-se Puen Thai Party e há quem já o apelide de Potjaman Thaksin Party.

É contudo vago no texto constitucional o que se passa no entretanto. Qual a capacidade dos Deputados enquanto não transitam? É necessário realizar novas eleições ou muda-se só a estrutura do Governo? O que se passa na Assembleia enquanto os Deputados não transitam para outro Partido na medida em que não são admitidos Deputados independentes? Estas e outras perguntas feitas a constitucionalistas obtém respostas diferentes e vagas.

Como uma vez já referi, o conhecimento da aplicação da lei e das regras democráticas não escritas é restrito na Tailândia o que torna as questões fluídas e tremendamente difíceis de entender.

O PAD ainda nada disse mas não me parece que esta decisão seja suficiente para os fazer "levantar ferro" dos aeroportos visto no fundo os actores só mudarem ligeiramente. O script da peça é o mesmo.

Como próximo passo há que estar atento aos movimentos do UDD e de todos os apoiantes dos Partidos dissolvidos. Mais logo se verá.

Entretanto o PAD abandonou a Government House mas deixando atrás um rasto de total destruição do que antes eram uns lindos jardins e edifícios. Agora concentraram as suas forças todas nos aeroportos onde ontem mais uma granada explodiu, matando um e fazendo uma dezena de feridos.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Visita ao aeroporto de Suvarnabhumi


O Miguel Castelo Branco escreveu no Combustões a experiência de uma visita ao ocupado aeroporto de Suvarnabhumi.

É um excelente retrato sobre o que se está lá a passar. É factual, não interpretativo mas, vou atrever-me a completar com alguns pontos.

Existe uma desobediência civil por parte do PAD visto ter sido intimidado pelos Tribunais a sair do local. Há mais de 150.000 turistas encurralados neste país e a situação em U-tapao é de grande confusão. Imaginem o aeroporto de Tires a receber 10.000 ou 20.000 pessoas por dia. Vários países, China, Japão, Itália, Espanha e França enviaram aviões para repatriar os seus nacionais. A Finlândia está a transportar as pessoas por via terrestre de Bangkok para Phuket, cerca de 12 horas, para operar a partir de lá mas também esse aeroporto está saturado. Várias companhis decidiram não operar para U-tapao devido a não existir condições de segurança para os voos. O nível de alerta na maioria das Missões em Bangkok foi elevado visto haver fundados receios pela segurança no país. Sem nenhum capacidade das forças de segurança em actuar o país torna-se um alvo terrorista muito fácil. Dizia-me contudo um amigo que isso nunca aconteceria pois os terroristas não íam atacar no seu paraíso!

Enfim a anarquia e o não funcionamento de um país e das suas instituições.

Para além disso a economia, está de rastos. Mais de 2/3 do PIB do país é gerado através das exportações e muito mais do que o que se pensa é feito de avião. O turismo representa 11% das receitas do país e o futuro está defenitivamente comprometido.

Para finalizar o que o PAD faz ou o que o UDD faz ou o que o Governo ou as Forças Armadas fazem ou tentam fazer não é uma solução para encontrar estabilidade e sustentabilidade para o país.

Não me perguntem qual é pois também não a sei e se o soubesse só diria em privado, mas passa sempre pelo equilíbrio democrático das forças que representam os diferentes extractos e diferentes pensares num país.

É assim em Portugal, é assim no Mundo democrático e é assim que deveremos sempre guiar o nosso pensamento.

O Rídiculo da Situação


Só para se entender aonde chegou esta manicómio, custa-me usar esta palavra mas embora exagerada serve para definir algumas situações que por aqui se passam.

Ontem o General Chamlong, um dos principais lideres, avistou-se com o Chefe da Polícia Metropolitana da Bangkok para lhe solicitar que proteja as pessoas do PAD de ataques que lhes são dirigidos.

O General é líder de um movimento que está em desobediência civil visto não ter acatado a ordem dada pelo Tribunal Civil para que sejam de imediato desocupados os aeroportos da cidade de Bangkok.

O General é o líder de um movimento que no Sábado cercou as forças da Polícia, lhes retirou os escudos e capacetes de que vinham equipados (nada se sabe sobre as armas mas o resto foi exibido para a comunicação social como troféus de guerra) e os obrigou a retirar.

O General é líder de um movimento que no início de Setembro roubou, confiscou, retirou, o que quiserem,veículos à Polícia e um deles tem sido sempre visto ser usado para transporte dos seus apoiantes.

O General é líder de um movimento que no rescaldo da ocupação da Governement House em 26 de Agosto destruiu inúmeros veículos da Polícia Metropolitana, partindo os vidros das viaturas, rebentando os pneus, destruindo guaridas, etc.

E o General Camlong encontrou-se num ambiente de grande amizade e cordialidade e saiu sem ter sido preso.

Vamos lá nós, educados no príncipio do cumprimento da lei entender.

domingo, 30 de novembro de 2008

O Regresso ao Passado


Ainda anteontem dizia que só faria prognósticos "depois do jogo" mas penso estar hoje em condições de alterar esta minha posição. Como se vê a situação no país é bastante evolutiva e sempre em movimento.

Até agora nada digno de relevo se passou neste fim de semana. A Policia tentou forçar um bloqueio ao aeroporto, sem sucesso, houve bombas na Government House e no aeroporto com uns cinquenta feridos, mas nada mudou no cenário actual.

O Governo lançou um programa no sentido de repatriar os cerca de 120.000 estrangeiros que se encontram "presos" no país, utilizando o aeroporto militar de U-tapao, a 150 km de Bangkok, como porta de saída. A operação é gigantesca pois implica a criação de 5 pontos de check in na capital, a transferência dos viajantes em autocarros escoltados e selados (por motivos de segurança visto as pessoas passarem a fronteira nos pontos de check in) para o referido aeroporto que só está preparado para receber diariamente uma centenas de passageiros.

Contudo parece estar a funcionar a contento e há que louvar o Governo pelo plano e pela forma como se dedicou, Ministro e altos funcionários do Ministério do Turismo a ele. Inclusíve o Governo está a pagar a cada turista até 2.000 bath por dia para despesas de alojamento e alimentação.

Mas vamos a ver a situação de fundo.

Enquanto nos "divertimos" com estes fait divers aqueles que manobram nos bastidores puseram em andamento o plano final para este país.

Como já uma vez referi, a grande luta passa-se entre uma aristocracia, conservadora que não quer perder o poder e uma burguesia urbana, na maioria de ascendência chinesa, como Thaksin, que enriqueceu e quer liderar os destinos do país.

Por outro lado os militares, sempre omni presentes nestes cantos do Mundo, são os fieis servidores daquela aristocracia e também por ela vistos como os seus guardas. No Conselho Privado do Rei os Generais reformados têm assento ao lado dos representantes das grandes famílias símbolos de um país ainda guiado pelas regras anteriores a 1932 data em que foi estabelecida a Monarquia Constitucional

A Polícia, uma força da ordem com menos pergaminhos, como em todo o Mundo, não faz parte deste grupo e alinha-se geralmente com o segundo.

As altas instâncias do país como os Tribunais Supremos de igual modo estão alinhados com o primeiro grupo visto os interesses serem os mesmos.

É dificilmente aceite que a nova burguesia, endinheirada e urbana, queira ter assento nos mesmos fora, nos mesmos salões que a aristocracia e ainda pior que queira governar o país retirando o poder de aqueles que sempre o tiveram. De qualquer maneira, pensam os primeiros que a Tailândia desenvolveu-se o suficiente para não necessitar "dessa gente" e tem capacidade para viver muito bem isolada do Mundo, sem ter de vergar a estes conceitos modernos e ocidentais como o da Democracia representativa onde, como nós pensamos, um homem vale um voto. O PAD aliás numa das suas primeiras exigências dizia que os órgãos de poder não poderiam ser 100% eleitos visto os eleitores das zonas rurais, a maioria no país, não tinham educação suficiente para compreender o que era votar e deixavam que os partidos comprassem os seus votos. Foram os primeiros a falar de órgãos onde só 30% dos representantes eram eleitos. Os outros 70% seriam escolhidos pelas elites do país.

Será de acordo com este pano de fundo que na próxima semana haverá desenvolvimentos que poderão transformar a Tailândia num país olhando para trás.

No início da semana será decretada a dissolução de três dos partidos que estão na base da coligação no poder. O processo estava agendado para meados de Dezembro mas os Tribunais decidiram acelarar a tomada de decisões. Com a dissolução desses Partidos os seus executivos ficarão sem direitos políticos por 5 anos, entre eles o PM e variados Ministros. De um ponto de vista prático os Deputados irão transitar para um outro Partido já constituído, mas existe um vazio Constitucional no que respeita ao que se irá passar.

O facto é que o PM perde os direitos políticos (um dos objectivos do primeiro grupo é a redução ao mínimo dos políticos no activo) e tem de abandonar o Governo. Contudo a Constituição não prevê o que se segue. Se este PM fica como interino até à formação de um novo Governo (que será da mesma cor visto os Deputados serem os mesmos, embora noutro Partido) ou se ficará outro membro do actual Governo não abrangido pela cassação dos direitos políticos.

O interesse do primeiro grupo é que o PM saia, mas é necessário que fique alguém a Governar o país e, eles, não querem que seja ninguém que "cheire a Shinawatra".

Como é que o vão tirar de lá?

Pode ser que os próprios apoiantes do PM possam dar uma ajuda visto que o UDD, que agora mesmo se está a demonstrar em Bangkok, "contra o Golpe", e promete ficar instalado na praça em frente ao Palácio do Governador, já proclamaram que defenderão o Governo com todas as forças e convocarão os seus apoiantes pelo país inteiro para isso.

Pode ser que isso, caso degenere em confrontações seja o argumento necessário para que os militares intervenham em nome do primeiro grupo para "restaurar a ordem no país e evitar uma confrontação sangrenta entre os tailandeses".

Deste modo aos olhos do povo haveria uma razão para intervir e mesmo tal poderia ser facilmnte explicado à comunidade internacional.

Agora se o UDD nada fizer ou se realizarem demonstrações completamente pacíficas terão de derrubar o Governo "apontando uma arma ao PM". Isso será menos aceite e por certo condenado pela comunidade internacional.

De qualquer maneira é este o cenário já em avançado estado de preparação. De igual modo isso permitirá que o PAD largue o aeroporto visto as suas pretensões de uma sociedade com uma democracia controlada por elites estão atingidas.

E o país viverá em paz...... até???