quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Saúde do Rei


O boletim clínico hoje divulgado anunciava que o Monarca estava com uma febre ligeira mas que o seu estado geral tinha evoluído positivamente.

Já ao fim do dia foi emitido outro relatório onde se comunica que a febre desceu e que o Rei se alimentou bastante melhor e mostrando mais apetite pelo que a medicação foi reduzida.

Jai Dee

Esta manhã um jornal de língua tailandesa chamava ao Primeiro Ministro em exercício Suthep “jai dee” o que quer dizer bom coração. Suthep ocupa a posição durante a ausência de Abhisit nos Estados Unidos para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas e nas cimeiras do G20 e do Ambiente, estas na qualidade de actual Presidente da ASEAN.

Na realidade os seus amigos do Partido Bhum Jai Thai (BJT) têm sobejas razões para comemorar esta semana e parte dessas comemorações devem ser partilhadas com Suthep.

Ontem o Conselho de Ministros, por ele presidido, aprovou a nomeação do secretário-geral do Ministério da Economia de acordo com a proposta da Ministro. O nome de Yangyong Phuangrach tinha sido apresentado pela Ministro em início de Agosto mas Abhisit tinha sempre decidido adiar a questão. Dizia-se que isso teria a ver com a possibilidade de utilizar o seu nome como moeda de troca no caso do novo Chefe da Polícia mas ontem um jornal de língua inglesa dizia haver um conflito pessoal entre o PM e o proposto visto em tempos numa reunião em que Yangyong tinha estado presente este teria discordado de algumas afirmações feitas por Abhisit e o teria contrariado de forma muito frontal. O facto é que ontem o seu nome passou e ocupará o posto que a Ministro queria. Outra decisão do Conselho de ontem irá por certo alegrar bastante as cores azuis de Nevin. Foi aprovado uma extensão ao orçamento militar de 15 mil milhões de bath (305 milhões de euros) para aquisição de material incluindo helicópteros anti-submarino. Isto num momento em que o país vive o seu pior momento de sempre no que respeita as finanças públicas com um deficit orçamental em evolução galopante. Igualmente ontem o Conselho aprovou mais um empréstimo internacional no valor de 844 mil milhões de bath e a continuidade de outro no valor de 792 mil milhões ou seja um total de 33,870 mil milhões de euros!!

Estas medidas, todas a favor de áreas próximas do BJT, aparecem um dia após Nevin Chidchob ter sido absolvido das acusações de corrupção. Hoje fazem manchete nos jornais as acusações do ministério público contra a Assets an Examination Commssion por ter sido negligente na produção das provas permitindo assim a absolvição dos 44 acusados e a perda de face ao acusador público.

Também ontem o Ministro do Interior, e actual líder legal do BJT, vem dizer duas coisas importantes. Espera ver o general Chumpol eleito como o novo Chefe da Polícia (o proposto de Abhisit é outro) e vai nomear como “principal” do partido, sem que se compreenda bem o que isso significa, Nevin Chidchob. Recorde-se que este está banido do exercício de actividades políticas até Maio de 2012 na sequência da dissolução do Thai Rak Thai, o Partido liderado por Thaksin, no qual Nevin era o número dois.

Também contrariamente ao que Abhisit, e neste caso também Suthep, têm dito sobre a revisão constitucional dever ser feita por uma comissão para tal criada, Chaowarat disse que a revisão deve avançar rapidamente e que existem artigos que têm que ser revistos de imediato.

Será Suthep jai dee, bom coração, inocente ou cúmplice? Pelo menos foi simpático é o menos que se pode dizer.

Estas serão perguntas que para já terão resposta na interpretação de cada um.

Futsal

Já que pouco se comemora nas quase quintocentenárias relações entre a Tailândia e Portugal que vão chegar em 2011, ao menos no desporto há encontros.

Ontem em Lisboa as equipas dos dois países defrontaram-se num jogo amigável de Futsal do qual a selecção portuguesa saíu vencedora por 1-0.

Esta tarde as duas equipas volta a encontrar-se de novo.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Imagens

Sempre me fez confusão os extremismos. Qualquer que seja o lado qualquer que seja a cor que aqui na Tailândia tem tanto significado.

Há muitas pessoas para as quais o Mal é vermelho e o Bom é amarelo. Há outras que são tão daltónicas que não conseguem ver nenhuma cor a não ser o amarelo.

Para esses os vermelhos são os rufias, de baixa classe, comprados sempre por Thaksin, gente sem educação, arruaceiros, desprezaveis trabalhadores do campo, de pele escura, etc , etc.

Os amarelos são pelo contrário a bente de bem, de pele clara, os ilustrados, os defensores dos grandes valores civilazionais, os que conduzem Mercedes e BMW, etc, etc.

Este fim de semana foi exemplar para mostrar aos que são cegos que basta abrirem os olhos e olhar para as imagens.

Quer nun quer noutro movimento há gente de valor e de valores, quer nun quer noutro agrupamento há gente sem valor e fundamentalmente gente sem valores nenhuns.

Os guardas do PAD, aqueles que no dia 29 de Novembro de 2008 em Ratchayodhin atiravam com armas de fogo contra os seus compatriotas, como se as diferenças de opinião fossem base para uma uma guerra civil, enquanto levantavam no ar a fotografia do Rei, são aquilo que se viu este fim de semana, no seu pior, em Si Sa Ket.

Essa utilização permenente e abusiva da imagem do Rei tem causado danos à monarquia ainda não bem calculados. Basta ver o medo que as pessoas têm em v,estir de amarelo, quando ainda há dois anos, em cada Segunda-feira, havia no país uma onda de amarelo. Quase se poderia dizer, por exagero, que outras cores eram a excepção. Agora, e tenho analisado muito cuidadosamente o assunto referindo-me aos mesmos locais de há anos, contam-se pelos dedos de uma mão os que continuam a vestir a camisola do amarelo real. Não porque as pessoas tenham perdido a sua devoção pelo reverendo monarca, nada disso, mas por que não querem ser conectadas com o PAD. Os estudos feitos apontam sempre que cerca de 2/3 da população não quer nada com amarelos ou vermelhos. Querem é paz e progresso.

Os vermelhos não têm guardas, pois não têm tanto dinheiro como o PAD, mas têm uns voluntários, não tão organizados e com características diferentes mas também capazes do mesmo.

As fotografias que deixo a seguir são um bom exemplo daquilo que deve ser, e foi, uma manifestação por um objectivo de um grupo de pessoas que tem o direito de sonhar esse objectivo. Infelizmente não há tantas fotografias dos ataques do PAD em Si Sa Ket mas as que aqui já deixei são já elucidativas e o facto de ter havido, não 17 como referi, mas 20 feridos diz alguma coisa e marca o contraste com o que se passou em Bangkok. E refira-se que não há fotografias pois os jornalistas que lá estavam foram corridos a tiro, á cacetada e ameaçados com machetes por esses guardas daquilo que não se sabe bem o quê.

Defender uma causa não é fechar os olhos para os lados. Isso nem serve sequer a causa que se defende por tão esclerosada que fica a nossa mente.

Cada qual que veja por si.






A Saúde do Rei


A saúde do Rei evoluiu positivamente e no boletim ontem tornado público afirmava-se que S M já não tinha febre e estava a reagir bem ao tratamento.

Contudo ainda estava com falta de apetite e sentia-se fraco pelo que vai continuar hospitalizado.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Hipocrisia


Hoje foi conhecida a decisão judicial sobre o caso da compra de árvores de borracha para reprodução no qual, alegadamente, teria havido corrupção.

Em duas palavras: o ministério da agricultura decidiu comprar uns milhões de árvores. Essa compra foi feita a uma empresa de um dos maiores grupos deste país - CP - mas a empresa que fez o fornecimento não tinha nenhuma experiência deste tipo de negócio e as amostras eram de baixa qualidade. Acontece que por outro lado o preço pago, esse não foi de baixa mas de muito alta qualidade, ou seja, segundo a acusação, demasiado caro.

Havia 44 arguidos desde Ministros e outros membros do governo de Thaksin da altura, funcionários do ministério e empresas e seus membros do grupo económico fornecedor.

À cabeça dos arguidos encontrava-se Nevin Chidchob que na altura era aquilo que em Portugal se chamará o Secretário de Estado da Agricultura e foi a cabeça do negócio.

Este caso tem vindo a ser adiado há vários anos e só começou a andar a partir do momento em que Nevin passou a ser parte das forças no poder ou não fosse ele o mais importante aliado, se bem que nem sempre assim se comporte, de Abhisit.

Convem relembrar que Nevin era o homem forte de Thaksin, o seu braço direito e aquele que estava sempre junto a si em todos os momentos. Quando se separou, por entender que tinha a hipótese de vir a ser o novo Thaksin, disse públicamente que tinha falado ao "patrão", como lhe chamou, dizendo que, por agora, era tempo de terem vidas separadas.

Uma das primeiras decisões judiciais após a tomada de posse do governo de Abhisit foi já favoravel a Nevin e neste processo, abandonando parte das acusações que contra ele havia. Essa decisão foi tomada em início de Janeiro deste ano. A partir desse momento ficou mais claro que o processo iria seguir ao ritmo que a ele conviria e seria de esperar a decisão que veio a acontecer. Nevin veio a dizer em Agosto que estava disposto a aceitar qualquer decisão do Tribunal, como se não estivesse ciente da forma como as decisões são tomadas nos processos que envolvem os políticos, e na duplicidade dessas decisões consoante o quadrante onde se encontrem esses mesmos políticos.

Assim foi e Nevin bem como os outros 43 arguidos foram considerados não culpados.

Nevin é o patrão de facto do Bhum Jai Thai Party que tem por objectivo, públicamente assumido pelo seu líder legal, o actual Ministro do Interior, obter o maior número de lugares nas próximas eleições para poder ser um partido charneira no processo de formação de um governo. Estão, como é por demais sabido, abertos a "vender" os seus Deputados ao partido que assegure o poder e ofereça mais "tachos" governamentais. Chaowarat, o Ministro do Interior, quando afirmou o objectivo do Bhum Jai Thai Party acrescentou que no momento em que entendessem terem reunidas as condições para formar um grupo de Deputados suficientemente grande, abandonariam a coligação com os Democratas para forçar eleições. Nua e cruamente a assumpção da traição.

Hipócritamente vem agora Nevin Chidcho, à saída do Tribunal afirmar que agora, após conhecer a sentença, a única coisa que resta fazer na vida é "proteger a monarquia até ao seu ùltimo suspiro".

Pobre será a monarquia se necessitar da protecção de tamanho chacal.

Felizmente o Rei conhece bem o seu povo.


Duplicidade ou Cumplicidade?

Começa a ficar cada vez mais claro como o demonstra a sondagem feita pela ABAC (universidade católica), e que hoje veio a público, que as pessoas estão descontentes com a duplicidade de critérios utilizados pelo governo na forma como lida com os grupos que se manifestaram durante o fim-de-semana.

Enquanto para Bangkok foi mobilizado um forte contingente militar e foi colocado arame farpado à volta da maioria dos edifícios públicos que se pensava poder serem alvo da manifestação que iria ser levada a cabo pelos “camisas vermelhas”, em Khao Phrae Vihaern, onde os “camisas amarelas” se manifestavam para “restituir aos tailandeses a terra ocupada pelos invasores cambojanos” nada foi preparado.
Enquanto na capital foi imposto o Internal Security Act, lei que permite a actuação dos militares e a restrição de alguns dos direitos fundamentais, como direito de associação e direito de opinião, e permite que as forças encarregadas de manter a ordem pública prendam quem entenderem estar a perturbá-la sem para isso terem nenhum mandado específico. Em Khao Phrae Vihaern, isso não aconteceu. No primeiro caso o governo invocou a segurança interna e pelos vistos entendeu que o caso na fronteira não era uma ameaça se bem que fosse conhecido a intenção do PAD de entrar na área que os Cambojanos consideram ser seu território e portanto tratar-se, no entender destes de uma invasão facto que levou o General Hun Sen, PM Cambojano, a afirmar que os manifestantes seriam repelidos a tiro de canhão se ousassem por pé em território do país.

Em Bangkok os “camisas vermelhos” reuniram-se, ouviram as mensagens dos seus líderes, ouviram Thaksin falar através de uma vídeo-conferência, afirmando que estava num país vizinho (Thaksin tem interesses económicos no Camboja, no Laos, na Birmânia e ainda grandes amigos em Singapura aos quais vendeu as suas empresas em 2006). Depois disso dispersaram pacificamente da mesma forma como vieram.

Em Khao Phrae Vihaern os “camisas amarelas” romperam através das barreiras militares (porque os deixaram), envolveram-se em confrontos com esses e com os residentes locais que os acusaram de virem de fora só para criar problemas. Dizia um velho residente do local – “nós e os cambojanos vivemos aqui há séculos juntos e em harmonia. Agora vêm estes de fora (os manifestantes eram os Guardas do PAD idos de Bangkok e cerca de 2.000 pessoas trazidas em variados meios de transporte principalmente de Chachoengsao e Buriram) perturbar a nossa vida”. O desfecho foi 17 feridos sendo que dois estão em estado grave. Um dos locais foi atingido por uma bala, não se sabe vinda de onde.

O Thai Rath, um importante jornal tailandês dizia hoje: A manifestação de Bangkok foi para servir os interesses de Thaksin e a da fronteira para os Cambojanos se rirem ao verem os tailandeses a lutarem entre si.

Amarelo está na moda e o Vermelho não. Ou será mesmo cumplicidade?

Rama IX

Enfraquecido e com febre S M o Rei Bhumibol Adulyaded deu entrada no final do Sábado no Siriraj Hospital em Thomburi, hospital que acolhe sempre o Rei. Interessante que os diferentes membros da Casa Real usam diferentes hospitais na capital. Assim nenhum é tido por ser “o melhor hospital”.

O Rei está a receber soro e medicação por via intravenosa e para o local já convergiram, como sempre acontece, muitos populares que aí permanecerão desejando, como eu, a S M as rápidas melhoras.