sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Troféu


Abhisit lá vai levantando um troféu e à falta de melhor usa uma réplica da Taça do Mundo de futebol que, tal qual a torcha Olímpica, na sua viagem até á África do Sul passa por dias em Bangkok.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Instruções


Numa nota emitida há poucos dias o Ministro da Defesa, General Prawit Wongsuwan, instruiu as unidades militares sobre o seu dever para o ano que agora se iniciou.

Normalmente o papel das forças armadas é defenderem o país e, nos dias de hoje, estarem preparadas para apoiarem as estruturas de protecção civil no caso de acontecer algum desastre natural de funestas consequências, como tem sido frequente na região nos últimos anos.

Contudo este ano as instrucções foram diferentes e a primeira prioridade que foi acometida ás unidades aquarteladas foi a de defenderem a monarquia. Segundo diz e nota os comandos deverão utilizar todos os seus recursos para “controlar e suprimir (ตรวจ สอบ และ ปราบปราม) qualquer ofensa contra a monarquia e trabalhar em conjunto com o Minstério da Informação de modo a bloquear o accesso a qualquer sitío na web e levar os seus responsáveis a tribunal para serem julgados por esses crimes”.

Já em 2009 o Centro de Formação do Exército de Chiang Mai realizara treinos obrigatórios para estudantes do ensino secundário, do qual foram feitos videos em inglês colocados no YouTube, onde eles mostram as qualificações adquiridas em elogiar e defender a monarquia.

Foi também criado um sítio na web onde todos podem aceder e colocar os sítios que referem a monarquia. Um sucesso. Só num primeiro dia de operação foram lá colocados 234 websites favoráveis e 176 considerados ofensivos. Como os critérios não estão claramente definidos e acabam por ficar ao critério de cada um acontece haver alguns sítios que se encontram nas duas categorias. Vá lá agora saber-se quem irá desempatar?

Esta política do governo de Abhisit não se ficou pelas forças armadas visto que o seu Vice, Suthep, requereu a todos os Ministros que incluissem no plano estratégico para 2010 a realiazão de actividades tendentes a proteger a monarquia.

Interessante no comunicado do Ministro da Defesa foi o facto de se solicitar aos comandos que começassem desde já a preparar as comemorações dos 84 anos de Sua Majestade, que só terá lugar em 2011, com o objectivo de plantarem árvores em 84.000 rai (medida utilizada na Tailândia) de terra, uma forma de comemorar os projectos de iniciativa do Rei no domínio da protecção da natureza. Porque não este ano quando o monarca fizer 83 anos, pergunto?


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Caso Surayud e a UDD

Ontem, e pela primeira vez, a UDD levou a cabo uma manifestação junto à sede do Conselho Privado do Rei acusando, novamente, Surayud, e agora também o General Prem, de violarem a lei e serem protegidos pela prática da política de “dois pesos duas medidas” que serve a elite no poder.

Quanto a Surayud avoluma-se o mistério em redor da sua casa em Khao Yai visto aparecer agora uma contradição nas suas declarações ao Tribunal Constitucional quando foi Primeiro Ministro, após o golpe de 2006, e posteriormente. Numa delas diz ser dono do terreno e noutra diz ter o direito de uso do terreno que, como se sabe, do ponto de vista legal e fiscal é diferente. Um Senador apresentou, entretanto, um requerimento junto do Tribunal para que tal seja averiguado. Por outro lado o vendedor do terreno, o tal que comprou por 700.000 e vendeu por 50.000 ao oficial do exército, vem agora dizer que o comprador actuou como um “cabeça de testa” do Conselheiro do Rei. Na realidade não se encontram documentos que mostrem ter havido uma transacção que coloque o terreno na posse de Surayud ou mulher mas o facto é que ele posteriormente acaba em nome do seu filho e a sua mulher pagava, desde 2002, taxas locais na qualidade de proprietária.

Ontem mesmo, e mostrando a preocupação em esconder este tipo de situações, o ministério da Justiça através de um dos seus mais altos funcionários visitou as províncias de Phatthalung e Trang, no Sul do país, onde 48 fazendeiros locais foram condenados á perca da posse das terras e a pagar ao estado 32 milhões de bath, pelo facto de terem ocupado áreas em reservas naturais, tal qual o caso de Surayud. Thawee Sodsong, o Sub Secretário-geral do ministério, ofereceu assistência jurídica gratuita a todos para que possam apelar das decisões que os condenaram. É visível o incómodo que esta questão está a causar no governo.

Ontem a manifestação, que decorreu em grande compostura sem o mínimo incidente, tentou mostrar o sistema duplo da justiça e da aplicação das leis e levantou outro caso contra o General Prem por este ter apoiado que um campo de golfe fosse construído numa zona protegida na província de Chantaburi. Na realidade o campo de golfe pertence a vários altos empresários tailandeses e Prem é o Presidente do clube e presidiu á cerimónia de inauguração do campo onde por vezes se desloca para jogar.

Os “camisas vermelhas”, pela fotografia dir-se-á os gravatas vermelhas entregaram no secretariado do Conselho uma petição para que os dois generais, Prem e Surayud, se demitam.

O facto é que ainda há dias o The Nation, o jornal de língua inglesa bastante próxim do aparelho do estado, através de um artigo de um dos seus editores adjuntos, referia o facto de Surayud estar a involver e comprometer a instituição que serve atentas as alegações que contra ele estão a vir a lume.

Remodelação Governamental


Devido aos casos de corrupção que recentemente vieram a lume o PM Abhisit teve de proceder a uma remodelação no governo como aqui já relatei. Essa remodelação contudo acabou por ser uma troca de cadeiras já que os dois ministros que “cairam” devido às acusações de envolvimento menos claro com os dinheiros públicos, Saúde Pública e Vice PM encarregado dos assuntos económicos, acabaram por continuar na estrutura de liderança do país. O primeiro como Chief Whip, espécie de "controleiro" do governo, e o segundo como Secretário-Geral do Primeiro-ministro.

Abhisit foi ainda forçado a engolir um grande sapo pois o Bhum Jai Thai Party apresentou para Secretário de Estado da Saúde Pública a irmã de um dos seus líderes. Como única nota importante no seu Curriculum é o facto de ter sido professora primária no norte do país. Agora está no Governo.

Ontem os novos membros do gabinete tomaram posse perante o Rei, como é da praxe, numa cerimónia singular por ter ocorrido no hospital onde o monarca continua internado faz hoje exactamente quatro meses. O Rei, insistentemente, aconselhou os novos responsáveis do país a trabalhar com honestidade.