sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Mandatos de captura

















A Polícia recebeu do Tribunal os mandatos de captura contra Thaksin Shinawatra e a sua mulher Khunying Potjaman enviando cópias para serem afixadas pelo país num acto que já foi considerado pelo seu advogado como uma manobra difamatória pois não só são sobejamente conhecidos como é sabido que estão em Inglaterra na sequência do seu abandono voluntário do país.

Não está ainda claro se foi ou se será iniciado o processo de pedido de exílio no Reino Unido, processo que, se despachado favoravelmente, dificultará um eventual pedido de extradição.

Contudo por conversas havidas ontem com diversos altos dignitários tailandeses, todos acreditam que o pedido de extradição, a ser requerido, não será objecto perseguido com muita insistência pois é, no entender da maioria, melhor para o país que Thaksin esteja ausente. Como diz o velho ditado português "longe da vista longe do coração". Parece-me que tal se aplica bem a este caso.

Entretanto o Partido Democrata veio alertar ontem que Thaksin, apesar de estar ausente, não está alheio às manobras políticas no país.

Esta referencia parece ter a ver com as mudanças que estão em preparação nas forças armadas. Todos os anos no dia 1 de Outubro entra em funcionamento a restructuraçao das Forças Armadas, levado a efeito pelo atingir do limite de idade das lideranças. Neste ano haverá mudanças significativas pois dos nomes de topo o único que não atinge o limite de idade é o Chefe de Estado Maior do Exército. Todos os outros três, CEMGFA, CEFA. CEMA, serão substituídos. Thaksin é ele próprio um General da Polícia, tão importante ou mais que alguns dos ramos das Forças Armadas, e sempre é feita referencia aos seus colegas da classe 10 e às possibilidades que eles terão de assumir cargos importantes. Esta classe, foi o curso de Thaksin e, como em qualquer parte do Mundo, a camaradagem nos tempos de cadetes persiste muitas vezes pela vida fora.

A lista em principio deveria ter sido entregue pelo actual CEMGFA anteontem mas, este próprio informou que "algumas dificuldades na sua elaboração" farão com que só seja entregue ao Primeiro Ministro na próxima semana.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Khunying Jaruvan Maintaka



A Dama de Ferro da luta contra a corrupção na Tailândia, Jaruvan Maintaka, que aparentemente também tem telhados de vidros, viu hoje a sua casa de 50 milhões de bath ( 1 milhão de €) ser incendiada, mas salva pela chuva que entretanto caiu.

Já recentemente tinha sido acusada de o seu marido, que tem uma firma de consultoria, ter visto o seu negócio aumentar exponencialmente após o Golpe de Estado de 2006 para além do seu filho ser o seu Secretário pessoal e levar os seus filhos numa visita de Estado, tudo isto à custa do erário público. Uma casa de 50 milhões de bath é só para pessoas com muitas posses aqui na Tailândia.

Jaruvan, é o Auditor Geral e a face da luta contra a corrupção. Uma frontal inimiga de Thaksin.

Em 6 de Julho de 2004 o Tribunal Constitucional considerou que o acto da sua nomeação foi inconstitucional, o que num caso anterior semelhante levou à demissão do Auditor Geral, mas Jaruvan, recusou-se a largar o posto alegando que tinha sido nomeada por um decreto real e só da mesma forma abandonaria o seu cargo.

O caso é simples. A Comissão para a nomeção do Auditor Geral, em 2001 apresentou três candidatos ao lugar. Um recebeu 5 votos, Jaruvan, 3 e o outro nenhum. Esta selecção foi apresentada ao Senado que escolheu(!) Jaruvan.

O pedido para a declaração da inconstitucionalidade foi feito e julgado como acima se refere. O Presidente da Comissão foi considerado culpado pela escolha errada e condenado a três anos de prisão.

A Comissão retirou a Jaruvan o salário e os poderes no dia a seguir à decisão do Tribunal Constitucional apesar da sua recusa em se demitir ou em aceitar a demissão. Posteriormente, e apesar de sempre ter mantido a posição foram nomeados outros auditores gerais para a substituir numa situação um pouco caricata de haver dois auditores ao mesmo tempo.

Jaruvan sempre se manteve na sua luta, mesmo sem salário, nem posição, enquanto quatro outros auditores passaram pelo "seu posto".

Em Fevereiro de 2006 é reintegrada com toda a força e dito que tal aconteceu após uma mensagem vinda de cima. Em Maio desse ano recebe a mais alta condecoração tailandesa e é feita Kunying, o equivalente na Tailândia a Dame.

Jaruvan tem sido uma peça fundamental nos casos contra o ex PM Thaskin e a sua família nomeadamente no caso da compra pela sua mulher de um terreno que pertencia a uma Agência Estatal e no caso da lotaria de 2 e 3 digítos, casos esses que estão para ir em breve a julgamento. Recorde-se que no primeiro caso o Ministro das Finanças do Governo saído do Golpe de 2006 e à altura da venda Governador do Banco da Tailândia, entidade tutelar da Agência que vendeu o terreno, disse que nenhuma irregularidade tinha havido nesse negócio.

Jaruvan nunca foi dessa opinião. A sua luta contra Thaksin por agora leva alguma vantagem. Até quando.

The Gang of Four


Assim se chama o novo grupo que aparentemente domina a cena política na Tailândia, composto pelo Primeiro Ministro, Samak Sundaravej, o seu Secretário Theerapol Nopparampa, o Ministro das Finanças Surapong Suebwonglee e o "famoso" Newin Chidchob, ex Ministro de Thaksin e tido por um dos seus mais fieis apoiantes, banido por 5 anos de actividade política e que, ao que se diz, controla cerca de 100 deputados. Newin é sempre tido por ser a mais influente pessoa na sombra colocando e destituindo políticos a seu belo prazer. O seu Pai Chai, com 80 anos é o Presidente do Parlamento.

O Gang of Four, saudosismo dos tempos maoistas(?), tem estado em todas as linhas da imprensa e dos blogs "underground", pois diz-se que foram eles os autores de todas as manobras na recente remodelação Governamental. Em simultâneo, e porque facções dentro do PPP não viram satisfeitas a suas ambições por posições no Governo, desencadearam-se fortes criticas e alegações de corrupção contra os seus membros por parte dessas facções.

Alega-se que preparam, antevendo a possível dissolução do PPP a criação de um novo Partido político para onde os grupo de Deputados que controlam se "passariam", criando a possibilidade de um Governo alternativo desta vez em aliança com os Democratas. Esta tese, parece destituída de sentido mas em política, como já ouvir dizer, o que hoje é mentira amanha é verdade.

De qualquer modo a facção Issan Pattana, a segunda maior dentro do PPP, diz que este grupo, se apoderou de dinheiros de projectos governamentais necessários para a fundação do novo Partido. Outros acusam esta facção de estar a preparar a deserção para um novo Partido, New Aspiration Party, no caso do ex PM Chavalit Yongchaiyudh assumir a sua liderança.

Independentemente de se fazer ou não fé neste conjunto de rumores está em aberto uma guerra dentro do Partido governante e agora sem o apoio (leia-se dinheiro) de Thaksin parece mais simples a implusão de movimentos separatistas por todos os quadrantes do Partido no poder.

Outra questão que se comenta é a possibilidade do Gang of Four de igual modo ter apunhalado Thaksin, visto não necessitarem mais dele. Analisando: Samak e Theerapol são tido por independentes, Surapong é um velho aliado de Thaksin mas consta que já lhe foi prometido o lugar numero dois no Governo para o acolitar e Newin, o eterno e fiel seguidor do ex PM é fértil em mudanças e golpes de rins espectaculares. Cada um que conclua o que quiser.

Um episódio interessante. O comunicado à imprensa, escrito á mão por Thaksin, foi enviado para a Televisão de um Hotel em Bangkok e não de Londres, hotel esse que é tido por ser o hotel do Gang of Four. Diz-se que foi Newin que pessoalmente entregou o papel no Business Centre para ser enviado o fax para a redacção. Um argumento para aqueles que querem desdizer qualquer dissidência entre ambos.

Como sempre os cenários são múltiplos e só depois de tudo acabado é que farei a minha previsão daquilo que aconteceu.

Até lá é estar atento. Entretanto na próxima semana pode ser que o Partido no Governo já não exista por ter sido judicialmente dissolvido. Ou talvez não.


terça-feira, 12 de agosto de 2008

Às compras em Inglaterra

A família Shinawatra de passeio, descontraída foi às compras em Guilford.

Esta terra é conhecida por ter dois outlets bastante grandes.

Será que isto quer isso dizer que o dinheiro dos Shinawatras está agora a ser usado com mais cuidado?

Por aqui discute-se agora se pediram ou não asilo. Entretanto o Ministério Público vai iniciar o processo de extradição e também o processo de retirada dos passaportes diplomáticos a que o ex PM e família tinham direito. De igual modo vai ser solicitado que os bens congelados em bancos tailandeses, no valor superior a mil milhões de euros, revertam a favor do país com base numa lei feita publicar pelo regime militar saído do golpe militar de 2006.

Será uma grande contribuição de Shinawatra para o desenvolvimento do país. Pelo menos este político não tinha a fatia de leão da sua fortuna em bancos na Suiça.

Quanto ao processo de extradição sabemos através do caso Vale e Azevedo, já condenado várias vezes e mesmo com penas cumpridas, que não é um assunto linear.

Rainha Sirikit



Hoje dia 12 a Rainha Sirikit celebra, 76 anos. Somdet Phra Nang Chao Sirikit Phra Borommarachininat, nasceu neste dia em 1932 na casa do General Chao Praya Wongsanuprapat o seu avô materno em Bangkok e foi educada na Escola do Convento Católico de São Francisco Xavier. O seu pai Coronel Mom Chao Nakkhatra Mangkala Kitiyakara, Príncipe de Chanthaburi Suranath após o casamento da sua filha, foi Embaixador em Franca, Dinamarca e Reino Unido e a Rainha fez aí, e na Suíça, a sua educação.

A sua ascendência é aristocrática visto ter nascido Mom Rajawongse Sirikit Kitiyakara e para além do seu Pai Mom Chao também a sua Mãe era Mom Luang Bua Snidwongse de solteira.

Mon Chao é o título dado ao último dos Príncipes e como na Tailândia não existem os títulos nobiliárquicos de Duque, Marques, etc, o filho de um Mom Chao é Mom Rajawongse e o deste Mon Luang. A escala termina com a aposição ao nome da partícula Na normalmente seguido do nome da cidade a que respeite a ascendência, como Na Ayudhya.

Na realidade o seu avo paterno era SAR o Príncipe Kitiyakara Voralaksana, Príncipe de Chanthaburi e filho do Rei Chulalongkorn, Rama V e irmão mais velho de SAR o Principe Mahidol of Songkla, pai do actual Rei Rama IX , seu marido.

Quando estudava na Suíça, Sirikit encontrou-se com o Príncipe Bhumipol Adulyadej, aquele que viria a ser o seu marido. O futuro Rei, que também estudava na Suíça, sofreu um acidente que lhe deixou uma lesão ocular para a vida, e durante o seu internamento hospitalar Sirikit era uma frequente visita do Príncipe. Em 19 de Julho de 1949 ficaram noivos em Lausana e em 1950, quando regressou ao pais para assumir os seus deveres de Rei, Sirikit regressou com ele e vieram a casar-se no dia 28 de Abril de 1950 tornando-se na Rainha consorte. O Rei Rama IX é o monarca com mais tempo de trono no Mundo, 61 anos de reinado feitos no dia 9 de Junho passado, e está também a caminho de celebrar 60 anos de casamento.

Desse casamento nasceram quatro filhos, um Príncipe e três Princesas.


Em 1956 quando o Rei se retirou para durante um período servir como monge no Wat Bowoniwet, a Rainha Sirikit assumiu a Regência do Reino. O título que lhe foi dado após esta Regência, e que se reflecte no seu nome, foi devido à forma como exerceu os seus deveres de Rainha Regente.


Uma das principais facetas da sua actividade é a Presidência de muitas associações de caridade e assistência como a Cruz Vermelha Tailandesa da qual é Presidente desde 1956. Para além de inúmeros títulos Honoris Causae recebidos na Tailândia, a Rainha recebeu também nas Universidades Americanas Tufts e Georgetown entre outras para além da Rússia e Japão.


Constitucionalmente a Rainha tem o poder supremo após o seu marido, o Rei, e é como ele detentora dos mais altos cargos militares nos três ramos das Forças Armadas.


A Rainha Sirikit era tida por ser uma das mais belas mulheres do Mundo a par com Soraya e Farha Diba da Pérsia.

No ano de 1960 o casal Real visitou um largo número de países Europeus incluindo Portugal de cuja visita são estes retratos.

O dia 12 de Agosto é na Tailândia também o Dia da Mãe da mesma forma que o dia 5 de Dezembro, aniversario do Rei é o Dia do Pai.



segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Comunicado à Imprensa


Confirma-se que Thaksin e a sua mulher estão em Londres onde se especula que irão solicitar asilo político, alegando ameaças à sua vida e da sua família e a existência de interferências políticas sobre o sistema Judicial.

Thaksin, num comunicado escrito à mão e enviado por fax para a estação NBT, refere que o sistema utiliza dois pesos e duas medidas sempre em seu desfavor e que tinha, ele e a família, sempre de se fazer deslocar em carros à prova de bala em vista das ameaças concretas à sua integridade. Acrescentou que o objectivo dos grupos que se opõem à democracia era verem-se livres dele e da sua família e que não podia tolerar mais a situação.

"Quando regressei acreditei na capacidade do sistema judicial e afirmei que queria viver como um simples cidadão afastado da política dedicado à minha família e limpar o meu nome". Não permitiram isso com as constantes interferências em tudo que me pudesse afectar, acrescentou.

Terminando o comunicado á imprensa. Thaksin afirmava que continua leal à Constituição Tailandesa, leia-se ao regime monárquico, ele que é muitas vezes acusado de tentar subverter esse sistema, e que o seu desejo é de poder morrer no seu país.

Entretanto o Supremo Tribunal Especial para Detentores de Cargos Políticos emitiu mandatos de captura contra Thaksin e Ponjaman por não terem comparecido hoje perante o tribunal. O SET, indice da Bolsa de Bangkok encerrou a subir 1.77% num clima de desanuviamento político, registando simultaneamente um volune anormalmente grande de transações com um valor bem superior a mil milhões de Euros.. Expecula-se bastante de que tudo o que aconteceu foi préviamente concertado com todas as altas instâncias do país e que, apesar de ser um fugitivo, ninguém será muito activo na procura da sua extradição.

Thaksin e o dia seguinte



Confirma-se que Thaksin e a sua mulher não chegaram a Bangkok.

Um dos seus porta voz, Pracha, disse que hoje pelas 9 da manhã, hora de Bangkok, fariam um declaração, de Londres, mas tal seria impossível caso não tivessem tomado um avião para aquela capital no Sábado passado.

Posteriormente foi anunciado que esse mesmo comunicado seria feito mais tarde o que faz pressupor que na realidade estarão neste momento em voo para Inglaterra para onde, se confirma desde já que, os seus filhos voaram ainda ontem de dia.

Espera-se assim a declaração formal das razões que levaram Thaksin e família a fugir do país e da justiça e o que vai ser a vida deles a partir de agora como exilados.

Entretanto a bolsa em Bangkok abriu a subir 4% com o eventual bom sinal do desanuviamento político.

Pode ser que venha a baixar quando vierem a lume todas as lutas nas facções do Partido no Governo que ameaçam explodir a qualquer momento e, agora sem a "figura protectora" de Thasin, se vêem mais livres para cada um acusar os outros. Já andam a circular, ainda não nos media, inúmeros casos de chantagem e corrupção entre as actuais facções de Deputados e Governantes do PPP.

Se por um lado o país poderia virar um página com s saída de cena de Thasin por outro enquanto não se acabar com o sistema endémico de corrupção na política não haverá calma. O domínio de todo o sistema está na mão de quem mais consegue traficar votos no Norte e Nordeste do país. onde a população, rural e não contribuinte, se preocupa unicamente em garantir a sua sobrevivência e aceita todo e qualquer "presente" para dar o seu voto.

Assim logo que se encontram no poder, os Deputados dessas círculos, a maioria no país, são os principais actores em todos os milhares de casos de corrupção que grassam pelo país. Acontece que agora começam a acusar-se uns aos outros. A bomba irá explodir e com ela muito provavelmente o Governo. Contudo Samak, que é um bangkokiano de raiz, ainda não pôs os pés no Nordeste do país desde que foi eleito nem teve um apalavra de agradecimento pelos votos recebidos. Talvez lhe chegue contar com o apoio de Newin Chidchob, o mais influente político do sul do Nordeste que apesar de estar banido da politica por 5 anos e ter sido um dos mais leais apoiantes de Thaksin, é visto como o grande dominador actual das forças que apoiam o PM, visto "ter na sua mão" cerca de 83 deputados.

Uma coisa é certa. Thaksin saiu de cena mas a situação só arrefeceu à superfície.

domingo, 10 de agosto de 2008

Últimas notícias


Thaksin Shinawatra e a sua mulher que tinham sido autorizados a sair do país para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos e deveria regressar hoje, visto que ele tem de se apresentar amanhã no Tribunal para ser ouvido num dos muitos casos que contra ele estão em desenvolvimento, não se apresentaram para embarcar no voo, TG 615 que deixou Pequim às 3.35 esta tarde.


As especulações têm sido muitas desde que eles foram vistos a embarcar para esta curta visita carregando cada um, segundo a imprensa 9 malas.


Repetidamente o seu porta voz reafirmou que Thaksin se apresentaria na Segunda Feira no Tribunal, às 9 da manhã, mas esta não comparência no Aeroporto de Pequim, deixa muitas interrogações sobre se isso virá a acontecer.


Os medias referem que não existem mais voos comerciais que permitam estar em tempo ao Tribunal. Contudo conseguir verificar que, mesmo sem recorrer a nenhum avião privado, Thaksin tem ainda duas possibilidades para chegar a Bangkok ainda esta noite pelas 23.55 e outras duas, uma no inicío do dia 11 e outra pelas 6 da manhã.


Entretanto correm também rumores, não confirmados, de que os seus filhos abandonaram o país hoje mesmo em direcção a Londres.


Caso não se apresente isso poderá ter sido o ponto final na vida política de Thaksin e eventualmente a abertura de uma porta para a reconciliação no país. Os seus porta voz não respondem aos contactos telefónicos feitos pelos jornalistas.


A seguir atentamente amanha de manhã pois a questão é se ele comparece ou não no Tribunal.

Primeira medalha


Premwadee Charoenrattanatharakul, atleta de 24 anos de Nakon Sawan ao nordeste de Bangkok ganhou a primeira medalha de ouro para a Tailândia no concurso de Halterofilismo para menos de 53 anos, batendo o recorda Olímpico com 126 quilos. Tentou posteriormente os 130, que teria sido o recorde do Mundo, mas não conseguiu.