sábado, 15 de novembro de 2008

Thaksin Shinawatra


A vida não é na realidade fácil para o ex Primeiro Ministro, agora transformado em fugitivo sem destino certo para viver.

É noticiado hoje que o casal Shinawatra, apareceu no consulado Tailandês em Hong Kong para registar a intenção de divórcio.

Não se conhecem promenores do caso mas parece que Pojaman Shinawatra estava farta da "casmurrisse " do seu marido em continuar uma luta política à muito perdida e ter arrastado a família para a presente situação em que se encontram, Pais e filhos separados e a andarem "com a casa às costas" sem destino.

SAR Princesa Galyani



Ontem começaram as cerimónias da cremação da Princesa Galyani ( site oicial) falecida em 2 de Janeiro de 2008 e o país parou com práticamnete todos vestidos de preto e o luto a vigorar até Segunda-feira

Durante 6 dias vão-se desenrolando os cerimoniais com a seguinte agenda.

Dia 14 - Várias cerimónias religiosas no Maha Prasat Throne Hall onde a urna com o corpo da Princesa tem estado exposta para que o povo possa prestar a sua homenagem

Dia 15 - A partir das 7 da manhã inicía-se a transferência da urna real do local onde se encontrava para o Phra Meru em Sanan Luang onde se procederá à cremação. A cerimónia e o cortejo de cerca de 1 klm demorarão mais de 5 horas com todo o cerimonial de transferir a urna real para o Phra Maha Pichai Ratcharot, o carro que a transportará até ao Phra Meru. Este carro foi construido em 1795 e a ultima vez que foi utilizado foi para o funeral da Princesa Mãe como era conhecida a mãe do actual Rei e da Princesa Galyani.A cerimónia será presidida pelos Princepes Reais Maha Vajilalongkorn e Maha Sirindhorn. Pelas 4.30 da tarde o Rei e a Rainha irão a Sanan Luang iniciar o processo da cremação acendendo a fogo numa cerimónia simbolizando a cremação. Esta cerimónia será presenciada por todos os officiais e diplomatas acreditados junto da corte. Às 10 horas da noite, numa cerimónia reservada à família real, será iniciada a cremação própriamente dita.



Dia 16 - Todo o dia será dedicado à colheita das cinzas e das reliquias reais que posteriormente serão transferidas para o Grand Palace.

Dia 17 - A partir da 4.30 da tarde iniciam-se cerimónias religiosas no Dusit Maha Prasat Throne Hall

Dia 18 - Continuação das cerimónias religiosas e transferência das cinzas e reliquias reais para o Phra Vimam, Chakrit Maha Prasat Throne Hall

Dia 19 - As cinzas e reliquias da Princesa Galyani são preservads para a posteridade, colocadas no templo do Budha Esmeralda e posteriormente transferidas para o Wat Ratchabophit Suthimahasrimaram onde ficarão depositadas para sempre.


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Princesa de Naradhiwas Rajanagarindra

A partir de amanhã começam as cerimónias funerárias da cremação de Sua Alteza Real a Princesa Galyani Vadhana irmã mais velha do Rei que faleceu no dia 2 de Janeiro deste ano.

A Princesa Galyani nasceu em 1923 em Londres e era a única filha do Princepe Mahidol Adulyadej of Songkla o sexagésimo nono filho do Rei Chulalongkor, Rama V.

Em 1944 a Princesa casou-se com o oficial do exército e renunciou aos seus direitos de sucessão por causa disso.Posteriormente em 1950, e já com o seu irmão e corrente Rei, Rama IX no trono, divorciou-se e foram-lhe restituídos os direitos sucessórios. Desse casamento nasceu uma filha Thanpuying Dasna Valaya Ratanakul Serireungriddhi nascida na Suíça em 1945 onde igualmente se encontravam os seus irmão e futuros Reis Rama VIII e IX.

Princesa voltou a casar com o já falecido Princepe Varananda Dhavaj.

Em 1995 o actual Rei atribuí-lhe o título de Krom Luang Naradhiwas Rajanagarindra, ou Princesa de Narathiwat a única pessoa durante toda a dinastia actual, Chakrit, a usar tal título.

A sua devoção ao seu irmão rei e ao povo através de inúmeros projectos a que se dedicou, deu-lhe o recíproco respeito e admiração do rei e do povo. Ambos muito a amavam.

Aquando da morte da princesa no início do ano durante 15 dias era difícil ver na rua alguma pessoa que não estivesse vestida de preto ou branco em sinal do profundo respeito e admiração que tinham por ela.

Durante a sua vida a Princesa dedicou muito tempo ao ensino, tendo sido professora de Francês na Universidade de Thammasat em Bangkok. Para além disso escreveu vários livros dedicados a temas da literatura francesa, sector onde era perita. Para além da educação foi uma grande impulsionadora das artes com especial relevo para a musica da qual era uma grande apaixonada. Aquando da visita de Mariza a Bangkok a Princesa Galyani esteve presente no concerto e manifestou de forma viva o seu gosto pelo que ouviu aplaudindo espontânea e longamente a artista.

Para o funeral foi construído como que um palácio onde se desenrolarão as cerimónias desde amanhã e até Quarta-feira dia 19. O cerimonial é bastante complexo e cheio de rituais e contará com apresença do Rei e restantes membros da família real durante várias partes de todo o cerimonial.

Mais tarde em 1969 a O Corpo Diplomático acreditado estará também presente em algumas das cerimónia se o país irá parar por causa disso. A construção da pira crematória e de todas as salas adjacentes começou no inicio de Março e só muito recentemente ficou concluído. Para nós é um pouco difícil antever todo o "glamour" das cerimónias e rituais que se decorrerão durante estes 6 dias. A cremação propriamente dita será às 10 horas da noite de Sábado e as cinzas da Princesa serão levadas para um templo onde se encontram já as de outros membros da família real.

A pira e salas adjacentes foram construídas num terreno muito perto do Templo do Budha Esmeralda, Wat Phra Kaew, e será desfeito após as cerimónias. Não consegui apurar se será posteriormente reedificado noutro local em memória da Princesa.

A Princesa Galyani vai ficar para a história da Tailândia como uma grande Senhora amante do seu povo, muito à imagem do seu irmão Rama IX, e dedicada a um conjunto largo de actividades beneficentes.

Este tempo todo que medeia entre a morte e a cremação deve-se à necessidade de bem preparar os cerimoniais e como me dizia um amigo meu outro dia. "Agora já não sinto tristeza pela morte da Princesa só uma grande saudade". Por falar em Saudade hoje no The Nation vem um artigo sobre a Cremação e onde se fala, citando o soneto "Saudade" de Anrique Paço de Arcos, desse sentimento tão nosso.




quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ลอยกระทง


Hoje celebra-se o Loy Krathong data que acontece na lua cheia do 12º mês do calendário lunar Chinês.

Loy significa fazer flutuar e Krathong é uma pequena jangada feita de folha de banana onde são colocadas velas, incenso e outro tipo de oferendas.

É um grande espectáculo ver, aqui em Bangkok, Chao Praya abaixo, milhares de Krathongs de todas as formas e feitios a iluminarem o rio e chamarem para as suas margens e pontes multidões.

Não é seguro mas o festival parece ter raízes na Índia onde o festival Deepvali é uma forma de agradecimento aos deuses do Ganges.

Na Tailândia o festival começou em 1863 e era visto como uma forma de, ao fazer flutuar o próprio Ktathong cada pessoa se despojava de tudo o que de mal tinha feito durante o ano e aspirava a uma nova vida pura e revigorada. Igualmente os tailandeses acreditam que fazerem esta oferenda à deusa da água Phra Mae Khongkha traz boa sorte.

Como em muitas outras ocasiões o festival é acompanhado por concursos de beleza, uma constante aqui na Tailândia, e as rainhas são chamadas Noppamas em memória do nome da mulher do Rei de Sukhothai Loethai (século XIV) que terá sido a primeira a fazer flutuar este tipo de oferendas.

Entretanto em Nakhom Ratchasima a municipalidade criou um Krathong para simbolizar o tão desejado reconciliação na Nação, onde juntava todas as figuras da política "no mesmo barco". No topo pode ver-se Thaksin e o seu arqui rival Sondhi (PAD) de mão dada como símbolo daquilo que o país desejava.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Pra Roop song maa




Hoje faz 100 anos que foi inaugurada a estátua do Rei Rama V de que falei faz dias acerca de Rajadamnoen.

O Rama V, o Grande, foi como já descrevi o Rei que modernizou a Tailândia e introduziu muitos dos costumes que viu e experimentou durante as suas visitas à Europa.

O nome da estátua significa simplesmente o Rei a cavalo mas utilizando linguagem real pois caso fosse um comum dos mortais seria por exemplo, Khun Nuno kii maa.

Uma questão interessante na língua tailandesa é o facto de existir um vocabulário para os diferentes estratos sociais em especial para os assuntos do palácio.

Uma vez dizia-me uma senhora da alta sociedade tailandesa numa recepção restrita na residência de Portugal onde estava presente a Princesa Maha Chakrit Sirindhorn, quanto era bom ter-se falado em Inglês pois ela não saberia como se dirigir à Princesa se fosse em tailandês.

Também hoje, e neste dia comemorativo dos 100 anos quão bom seria que o PAD tivesse desocupado Rajadamnoen de modo a que Sua Majestade o Rei Rama IX pudesse fazer aquilo que sempre fez por ocasião de qualquer cerimónia real e não ser importunado por um conjunto de pessoas que dizem defender a monarquia.

Nós em Portugal costumamos dizer que com amigos destes não necessitamos de inimigos.

Em fuga


Thaksin Shinawatra e sua mulher viram os seus vistos para entrarem em Inglaterra serem revogados na passada Sexta-feira.

Numa curta nota assinada pelo oficial responsável pelos assuntos fronteiriços estacionado na Embaixada em Bangkok foi comunicado que os vistos tinham sido cancelados, sem se indicar a razão para tal.

De acordo com as regras consulares os países emitentes de vistos não necessitam de explicar a razão da sua recusa excepto no caso da Holanda onde por decisão do Tribunal Constitucional, qualquer cidadão a quem tenha sido recusada entrada no pais tem o direito de saber a razão e de apelar da decisão se assim entender.

Thaksin tinha em Agosto falado no interesse em avançar com um pedido de asilo politico visto afirmar que as decisões judiciais que os condenaram, a ele e à sua mulher, tinham motivos políticos e os tribunais na Tailândia estavam sobre influência do sistema politico. Contudo esse pedido de asilo nunca avançou e Thaksin disse mesmo que não o iria fazer visto pretender manter a sua liberdade.

Essa "liberdade" deu-lhe a possibilidade de falar no dia 1 de Novembro para uma multidão de cerca de 100.000 dos seus apoiantes e as suas palavras, se bem que poderão ser interpretadas como inócuas, podem de igual modo ser vistas como uma intervenção de forte conteúdo politico. Na realidade qualquer afirmação que faça. por mais insignificante tem sempre um grande impacto na situação politica no pais e isso criaria embaraços e desconforto ao Governo Britânico. Parece ser esta a razão, mais do que justificável, para a retirada do visto.

Thaksin pode apelar, solicitar um novo visto, mas penso que a sensatez o aconselhará a nada disso fazer visto poder ser de novo humilhado. Pode igualmente solicitar um visto para outro pais Europeu, que a ser concedido, poderá de algum modo criar embaraços ao sistema de controlo de fronteiras do espaço comunitário.

O Reino Unido foi sensato em esperar que Thaksin se ausentasse do pais, encontra-se actualmente na China, para retirar o visto e não ter de recorrer à figura da deportação que teria de utilizar caso ele estivesse em Inglaterra.

Numa entrevista à Reuters Thaksin disse-se disposto a continuar a lutar e que iria revelar os nomes daqueles que o estão a empurrar para um canto. Reafirmou também a sua determinação de continuar a falar aos seus apoiantes sempre e quando o quiser.

Neste momento encontra-se "em fuga", sem paradeiro determinado embora se especule que seja possuidor de um passaporte das Bahamas o que curiosamente lhe daria entrada no espaço do Reino Unido como "cidadão" de um pais da Commonwealth a não ser que possa ser considerada "persona non grata".

Ontem falava-se sobre uma quantidade de locais par onde iria, ao sair de Pequim. mas nada de concreto é conhecido. O PAD afirma que vai para o Dubai para constituir um governo no exílio. Tudo especulações sem grande substancia a não ser que Thaksin é na realidade neste momento um "fugitivo acossado" e capaz de ser um problema para qualquer pais que o acolha.

A Tailândia já anunciou o propósito de tudo fazer para obter a sua extradição e mesmo no caso de não haver acordo com o pais de acolhimento de tentar, num acto de reciprocidade, obter o repatriamento daquele que é neste momento o mais procurado cidadão deste pais.

Tristes dias para aquele que ganhou por três vezes consecutivas as eleições na Tailândia, o único PM que o conseguiu. Tristes dias para aquele que tudo teve para poder ser o grande PM deste pais e que por pouco ouvir os que o rodeavam decidiu assumir o total controlo do poder sem atentar de onde este lhe vinha. De um processo Democrático.