sábado, 3 de maio de 2008

Da janela do meu escritório




Esta é a vista da janela do meu escritório. Quem não conhecesse Bangkok diria que estou a trabalhar em Nova York em pleno Central Park. Estou mesmo em cima do Lumpini Park um dos mais importantes, e bonitos, parques da cidade.


Do outro lado do parque por detrás do edificio com um telhado pontiagudo dourado ( Abdhul Rahim Building ) fica a minha casa. O edifício chama-se The Legend Saladaeng e foi considerado o ano passsado o condomínio melhor gerido de Bangkok.


Como se pode ver estou numa situação preveligiada. Moro de um dos lados do Lumpini Park e trabalho do outro. Num dia de pouco trânsito são menos de 5 minutos de carro. A pé são 20 minutos. O problema é chegar encharcado pelo calor.

O País onde tudo é possível


Costuma-se dizer, e é verdade que na Tailândia tudo é possivel.

Isto aplica-se à nossa vida diária onde sempre se deparam alguns obstáculos mas que um sorriso, uma conversa mais próxima sempre resolve. Mesmo nos casos mais complicados falar com correcção, ter boas maneiras, não gritar nem perder o controlo é meio caminho andado para contronar o obstáculo.

Por outro lado o impensável acontece e isso em nada trasforma as vidas deste povo.

Ontem aconteceu que na Lotaria Nacional ( há lotaria duas vezes por mês ) , saíu duas vezes o mesmo número.

Um dos prémios são os três algarismos finais e aconteceu que o numero 001 saiu por duas vezes.

Conclusão prática e, acho eu, acertada. Quem tiver esse numero recebe dois prémios.
Um destes dias contarei a história do homem que se casou, mostra provas disso, com uma piton, sim uma cobra.


O meu Padrinho


Para quem não sabe o meu Padrinho de baptismo é o Beato Nuno de Santa Maria, o Condestável de Portugal que nós conhecemos básicamante pela vitária alcançada na batalha de Aljubarrota.

D. Nuno foi muito mais do que um lider militar, um estraga capaz de desbaratar as tropas de do Rie de Castela com bosa visão e organização.

Foi uma pedra crucial na sobrevivência de Portugal no século XIV, um dos homens mais ricos e mais influentes do país e acima de tudo um amante de Deus.

Acabou como quis, como o mais humilde dos humildes servidores, no Convento do Carmo. A única coisa que não conseguiu foi que o seu enterro se processasse sem a pompa que era devida a um heroi nacional.

Este livro da autora britãnica G Lesley Baker é tido por ser a mais desapaixonada biografia do Beato Nuno de Santa Maria, muito provávelemte o 11º Santo Português.

Aconselho a leitura

A Politica, o Futebol e a Cerveja

A Taillândia não é muito diferente dos outros países miditerranicos no que toca à mistura do futebol com a politica.

Vamos voltar atrás e recordar o ano de 2006.

No dia 19 de Setembro, no mesmo dia em que a Mariza actuou em Bangkok, uma noite memorável classificada pelo Bangkok Post " The best ever concert in Bangkok" , deu-se em Bangkok o último golpe de estado que destituíu o Governo, eleito, do Primeiro Ministro Thaksin Shinawatra. O país estava à muito dividido em dois. A aristocracia mais conservadora e a média burguesia de Bangkok contra o Governo, o povo rural e mais pobre, a favor.

O PM, um dos homems mais ricos da Tailândia, era acusado por tudo e por todos de usar o poder em seu benefício e de tentar controlar todos os orgãos do Estado através da colocação dos seus apoiantes.

Aproveitando a ida dele à habitual sessão anual da Assembleia Geral das Nações Unidas, as forças militares, comandadas pelo General Sonthi Boonyaratglin , levaram a cabo um golpe que não fez derramar uma simples gota de sangue. Nessa mesma noite pelas 12.30 o Rei deu o seu aval ao golpe e tudo terminou.

Desde esse dia que o ex PM não pode regressar ao país e foi acusado públicamente de variados crimes de corrupção. Até este momento ainda nenhuma acusação formal foi feita estando vários casos em investigação e ele, e família, constituídos arguidos mas sem acusação.

O Governo que se seguiu, e esteve no poder durante 14 meses, teve como tarefa principal a tentativa de destruição do "regime Thaksin " o que implicou que dedicasse pouco ou nenhum tempo à resolução dos problemas do país. Durante esse período a Tailândia viu o crescimento do PIB descer abruptamente, principalmente devido à quebra do investimento estrangeiro, enquanto os seus mais directos concorrentes ( Vietnam, Malásia e a própria China ) cresciam o PIB a taxas muito mais elevadas alargando o fosso ou reduzindo a diferença.

Passados esses 14 meses foram realizadas eleições, com uma nova constituição onde um dos pontos principais é a tentativa por todos os modos legais de afastar Thaksin do poder.

Realizadas as eleições o novo partido, PPP, nada mais nada menos do que um fantoche do antigo partido TRT, de Thaksin, que tinha sido proibido ao mesmo tempo que todos os seus executivos eram banidos de actividade politica por 5 anos., obtém uma significativa vitória

Voltou assim a haver um Thaksin alike tipo de governação com uma particularidade de o actual Primeiro Ministro ser um velho político de quase 73 anos que nunca tinha sonhado chegar a este patamar. Mas lá está.

O senhor tem uma particularidade interessante. Durante anos foi a cabeça de um Talk Show na Televisão e é conhecido pela forma agressiva e despropositada como fala. Uma vez uma jornalista fez-lhe uma pergunta que ele não gostou e a resposta foi simplesmente "com quem é que você dormiu esta noite".

Depois do golpe, teve que abandonar o Talk Show por pressão do Palácio ( ou pela mão invisível - um dia escreverei sobre isto ) e lançou um programa de culinária em directo, também na Televisão.

Como se vê é um homem muito versátil. Actualmente que é PM retomou o seu Talk Show, aos domingos às 9 da manhã ( não se pense que não é prime time pois as audiências são record ) . Actualmente a oposição pressiona a comissão de classificação de espectaculos para classificar o Talk Show como para maiores de 13 anos devido à sua linguagem abusiva.

Ao menos temos um PM que faz rir, alguns, e por vezes chorar, outros.

E assim temos um governo constituído por filhos, maridos, mulhers, primos, sobrinhos, eu sei lá que mais, dos 111 executivos banidos por 5 anos e o retorno do poder Thaksin embora haja bastantes facções em luta dentro da própria governação.

Entretanto como já referi, anteriormente,o ex PM comprou o Manchester City numa accção de publicidade para dentro da Tailândia. Os jogos da Premierleague são todos transmitidos e a clubite inglesa atravessa toda a poulação. Nós portugueses conseguimos recolher alguns ( bons ) frutos disso devido ao Cristiano Ronaldo e, no passado, ao José Mourinho, que estão ou estavam todos os dias nos media.

A compra do City foi uma forma de aumentar a quota de simpatia interna e no dia do seu regresso ao país, 28 de Fevereiro passado, Thaksin fazia-se acompanhar por dois jogadores ( um deles o "nosso" Kasper Smeichell - que bem me lembro de ver ainda miúdo em Alvalade com o pai Peter ) que vieram fazer "clinicas" aqui na capital.

Perguntam agora. E a cerveja? Onde está ela?

O Everton é patrocinado pela cerveja Chang






penso que a numero um na Tailândia e por certo a mais consumida pelas camadas mais pobres devido ao seu custo mais baixo do que a rival Singha.


que é nem mais nem menos que um dos "oficial sponsors" do Manchester City.

Os donos da cerveja Chang são, também, apoiantes reconhecidos do Partido Democrata, o único na oposição, e os donos da cerveja Singha de Taksin, qualquer que seja o partido.

São duas das mais poderosas famílias na Tailândia e no campo da bebida sómente acompanhados pelo dono do RedBull, a famosa Energy drink



O City tenciona organisar uma tournée de fim de época na Tailândia, mais um acto de campanha política de Thaksin ( que afirma constantemente estar 100% afastado da politica ), e imediatamente para contrariar essa tendência o Governador de Bangkok, numero dois do Partido Democrata, organizou, em conjunto com o Everton FC, ( ou seja cerveja Chang ) uma escola de futebol, na capital, para atracção e desenvolvimento de joven talentos.

Quando não se faz política pela porta grande usa-se o futebol e o poder por detrás dele para tal.

Que lembranças de Portugal.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Estoril Open


E vejam lá que a Filipa me enviou esta fotografia dizendo Estavamos a ver o Pai apanhar uma molhada e não foi capaz de trazer um chapéu de chuva ao desgraçado.

Ainda hoje


É esta a bandeira que apareceu e que a minha inexperiência não deixou colocar no meio do artigo anterior. Para nós nada mais do aquilo que vemos todos os dias nos campos de futebol especialmente em Inglaterra.

Hoje 2 de Maio de 2008

Hoje, e sem saber, criei um blogue!!!!

Estava a inscrever-me para comentar um texto do meu amigo MRS e por desleixo, por certo, criei este espaço de conversa. Já que cá estou resolvi escrever. Ainda não sei sobre o que ou mesmo mais exactamente o que, mas decidi escrever. Aliás sempre gostei de escrever e de ler.

Faz bem.

O problema como disse e que nem sei do que vou falar como é que posso terminar se ainda não comecei.

Como tão poucas pessoas escrevem, para Portugal acerca deste pais onde vivo (AquiTailândia e Combustões) a Tailândia vou talvez começar por colocar aqui um pouco daquilo que e o meu dia a dia profissional e pessoal.

Trabalho na Delegação da Comissão Europeia - e muita gente pergunta será que esses tipos fazem alguma coisa? - e tenho a responsabilidade pela análise política, com os respectivos relatórios para Bruxelas, sobre o Laos, o Cambodja, os agrupamentos regionais (ASEAN. EAS. FAR .etc ) e faço o backup ( na realidade a frente ) sobre a situação política na Tailândia, o que é fascinante.

A Tailândia é um país com uma tradição democrática bastante reduzida.Do ponto de vista histórico a democracia começou em 1932 com a abolição da Monarquia Absoluta mas na prática, aquilo que nós Europeus consideramos um regime democrático tem bastantes menos anos. Para além disso a prática de golpes militares, ainda que pacíficos e sempre " com intenções democráticas" é parte do dia a dia. No reinado do presente rei, Rama IX, já vamos em 19 golpes.

Como dizia a vida democrática é ainda reduzida e por isso o constante interpretar das praticas políticas de formas que, para nós são pouco entendiveis, leva a situações de permanente conflito latente entre as forças no terreno.

Se nos lembrarmos o que aconteceu nas recentes eleições municipais em Franca ( o berço da democracia recente mas já com mais de 200 anos de prática ) em que houve falsificação de resultados, podemos melhor entender o quanto é necessário o passar dos anos para se ganhar ter uma vivência democrática sedimentada na sociedade.

O tema político de hoje por exemplo é de um ridículo, se não fosse triste e atroz. O grande tema em discussão ( já com ameaças de acções de e contra uns e outros ) é o facto de ter aparecido num jogo do Machester City ( propriedade do antigo primeiro ministro Thaksin Shinawatra ) uma bandeira Tailandesa com o nome dele

A Constituição e a lei criminal são bastante severas em qualquer caso de lese majeste no que concerne o Rei, a Bandeira e a Religião Budista que são os três símbolos da própria bandeira ( azul - o Rei, branco a Religião e encarnado a Pátria ). A discussão no Parlamento é acalorada, os medias não falam de outra coisa, os pedidos para a condenação de Thaksin são inúmeros ( ainda não se pede a sua condenação à morte, mas pouco falta ) e, espantemos-nos, nós pobres ocidentais e "aprendedores" de democracia, que o PM deste pais tenha dito, na recepção ao PM vizinho, que a resistente Birmanesa Aung San Suu Shyi, está muito bem presa e o facto de ela não poder concorrer às futuras (para ver ) eleições de 2010 e um facto normal. E acrescentou que se fosse na Tailândia seria pior.

Vá lá que um jornal publicou este corajoso cartoon Por hoje é isto. Pode ser que outros dias escreva algo com mais interesse.