quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lição dos Textos Sagrados


Por vezes vale a pena meditar um pouco nas palavras do Senhor.

Num Sabbath Jesus foi jantar a casa de um importante fariseu e todos O observavam com muita atenção.

Jesus falou então para aqueles que O tinham convidado vendo a forma como tinham escolhido os lugares à mesa." Se fordes convidados por alguém para uma festa não vos senteis no lugar mais importante da mesa. Um convidado mais importante pode chegar e o dono da casa terá de vos pedir para vos levantardes para que esse lugar seja dado ao outro e tereis então de envergonhadamente ir-se-vos sentar num lugar inferior. Assim quando fores convidado sentai-vos no lugar menos importante da mesa e quando o dono da casa chegar ele poderá dizer. Meu amigo tomai num lugar mais importante. Deste modo tereis a estima de todos os presentes. Aquele que for arrogante será humilhado e aquele que for humilde será exaltado."

Lucas 14:1, 7-14

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Liberdade de Imprensa

"O CRES ataca a Imprensa" é o titilo que se pode ler em dois dos jornais de maior tiragem na Tailândia, o Matichon e o Krungthep Turakij.

Ontem o Coronel Sansern, o porta-voz do CRES, e actual vedeta com direito a capa de todas as revistas sociais e cosmopolitas tailandesas, veio avisar, será a palavra apropriada, os órgãos de comunicação social que o CRES vai estar atento às notícias vindas a lume nos jornais visto que "alguns distorcem a informação e outros ofendem as instituições".

Se o CRES considerar essas notícias ofensivas (sem explicar a clara definição da palavra tailandesa utilizada) os meios de comunicação social em questão serão encerrados e as consequentes acções contra os autores e responsáveis serão iniciadas.

Não se sabe quem são os alvos do "aviso à imprensa" visto a maioria da comunicação social que se pode considerar vermelha, e portanto contrária ao governo, estar já encerrada, mas é possível que seja o Thai Rath, o jornal de maior tiragem no país, que por vezes tenta ter uma linha independente e tem posto a descoberto vários casos que se passam no seio da coligação governamental.

Explosões e Investigações

Ontem explodiu no parque de automóveis da estação de Televisão estatal NBT uma granada lançada para o local por volta da 1.30 da tarde.

Causou estragos em alguns carros que se encontravam estacionados no local e mais nada.

A estação tem sido alvo de vários incidentes desde o tempo do PAD, quando foi invadida pela turba amarela e destruído o material de televisão, até recentemente quando a vermelhada teve semelhante actuação.

Como tem sido sempre uma estação "ao serviço do poder" este tipo de acções tem acontecido com regularidade pelo que se estranha que, e no momento em que o CRES tanto fala nos grandes dispêndios com a instalação de câmaras de vídeo vigilância por toda a cidade, que esta estação, pelo seu passado, não tenha ou não funcionem tais equipamentos. E digo isto porque mais uma vez a Polícia "anda em bolandas" com o(s) autor(es) do lançamento da granada.

Deste o fim dos acontecimentos de Abril/Maio que é a sexta vez que uma explosão acontece em Bangkok, com pelo menos um morto e dois feridos graves, para além de outros ligeiros, e ainda ninguém está preso ou pelo menos identificado como possível autor.

Logo após a explosão de ontem foi anunciado que a granada teria sido lançada da via rápida que fica perto do local mas sabe-se agora que esta estava fechada para a passagem de uma procissão de carros com membros da família real. Se assim tivesse sido só poderiam ter sido os próprios polícias que fizeram esse encerramento.

O Ministro do sector e o Comandante da Polícia Metropolitana visitaram o local e começaram de imediato a lançar conjecturas sobre os motivos e as possíveis formas de como a granada foi lançada sem grande base para a argumentação.

Por hábito os oficiais de investigação comentam em demasia os factos no momento e lançam para a comunicação social "pistas" sem contudo terem o cuidado de serem cuidadosos nas suas palavras.

Assim uma vez mais teremos rumores, acusações, desmentidos mas nenhumas certezas sobre o que se passou e quem cometeu o atentado, etc.

Para que servem então as palavras proferidas no fim da semana passada pelo Vice Primeiro-Ministro Suthep de que a polícia tinha reparado todas as câmaras de vídeo vigilância que teriam sido destruídas pelos vermelhos? Gastam-se milhões de baht sem proveito pois, ou o trabalho não foi feito, mas a factura apresentada, ou as câmaras estão apontadas sempre para sítios errados pois nunca conseguem detectar nada!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Eleições em Bangkok

Cerca de 40% dos eleitores acorreram ontem ás urnas em Bangkok para elegerem os Conselheiros Municipais para a grande metrópole (Município) e os distritos mais pequenos que por comparação com o sistema português chamaremos de freguesias. Os Conselheiros são como que os membros das Assembleias respactivas.

Como era de esperar o Partido Democrata saiu vencedor. Os democratas são por tradição os mais votados na grande metrópole se bem que por vezes este tipo de eleições é mais ligado ao conhecimento pessoal dos candidatos do que aos partidos políticos pelos quais concorrem. Apesar da menor importância destas eleições elas mostraram alguns aspectos que merecem realce.

A vitória dos Democratas foi sólida, com uma larga vantagem sobre o Pheu Thai, e o Partido da Nova Politica, a força política dos amarelos do PAD, que concorria pela primeira vez a umas eleições não elegeu nenhum dos seus candidatos o que vem mostrar o enfraquecimento do movimento e o erro que foi a criação de um Partido facto aliás contestado por muitos especialmente o seu líder Sondhi L. facto que o levou mesmo a abandonar o PNP.

Para os Democratas será um alívio ver aligeirar a pressão que a turbo amarela constantemente faz sobre o poder.

O Pheu Thai mostrou de igual modo que não atravessa um bom momento e a falta de uma liderança clara, o seu líder está no exílio (Thaksin), nunca lhes permitirá grandes feitos. Se a colagem a Thaksin é positiva para o partido no interior do país tal já não é tão aceite nas zonas urbanas. O Pheu Thai vive esse dilema de não poder viver sem Thaksin mas necessitar de um líder no terreno á altura de passar mensagens que sejam entendidas pelo eleitorado. Isso tem vindo pouco a pouco a retirar-lhe margem de manobra e será sempre um pesado fardo nos seus objectivos.

Em Klongsan, um dos distritos da capital pudemos observar um exemplo daquilo que não deve ser a forma de fazer política.

Um dos candidatos que não foi eleito, o que aconteceu a muito boa gente, já tinha sido anteriormente eleito, primeiro pelo Thai Rak Thai, ex Partido de Thaksin, depois pelos Democratas e agora concorria pelo PNP. O homem é um verdadeiro campeão da polivalência política mas desta vez o tiro saiu-lhe pela culatra e que também mostra o desenvolvimento da consciência e entendimento do acto por parte dos eleitores.

Outro resultado talvez não esperado foi o facto de o Pheu Thai ter ganho na freguesia de Dusit a mais antiga da cidade e local sempre em foco, e palco amargo para os residentes das coloridas manifestações em Bangkok. E dessas aquela que estará por certo na memória mais recente dos habitantes foi a vermelha. Mesmo assim premiaram o partido "irmão" da UDD.

Ainda com a freguesia de Dind Daeng por apurar, os Democratas ganham 45 Conselheiros municipais em Bangkok e 210 nas freguesias contra 14 e 39 do Pheu Thai respectivamente. Os restantes lugares, 1 e 7, foram ganhos por independentes.

O único aspecto negativo destas eleições foi o facto de, mais uma vez. se terem realizado eleições numa província onde está em vigor o Estado de Emergência e há relatos de eleitores que se sentiram intimidados pela presença de fortes contingentes de soldados armados junto das assembleias de voto.