sexta-feira, 23 de maio de 2008

Política á Tailandesa


No passado dia 29 de Agosto de 2007, Jakrapob Penkair proferiu um discurso no Foreign Correspondents Club of Thailand ( FCCT ) que é hoje em dia o ponto fulcral da política local e dá asas a todos os rumores incluindo, como não podia deixar de ser o de um novo golpe de Estado.

Nessa altura Jakrapob estava a começar a campanha para as eleições de 23 de Dezembro.

Tinha sido até á data um fiel seguidor do antigo Primeiro Ministro, Thaksin Shinawatra e liderado um movimento organizado durante o período em que vigorou o regime saído do golpe de Estado de 19 de Setembro de 2006. Esse movimento teve como ponto mais saliente da sua actuação uma manifestação junto da casa do General Prem Tisunalonda, Presidente do Conselho Privado do Rei, e acusado, por esse movimento, de ter sido o instigador, na retaguarda, do golpe que derrubou o regime de Thaksin.

Jakaprob acabou preso por alguns dias mas não deixou a sua militância politica a favor das ideias de Thaksin.

Hoje é Ministro do Presidência e tem entre outros á sua responsabilidade o sector da comunicação social.

A sua relação com o sector não tem sido a mais calma e as constantes batalhas que trava não lhe têm sido favoráveis. Convém realçar que a comunicação social na Tailândia no que respeita a televisão está toda na mão do governo ou militares, ou de forcas próximas. No sector da comunicação social escrita, se bem que independente estão quase que sempre representados os interesses dos grandes grupos económicos, sempre aliados aos grupos políticos ( ver artigo sobre o futebol e a cerveja ).

Vem isto tudo a propósito de que a vida de Jakrapob não tem sido fácil e, como se sabe quem se mete com a comunicação social sai na maioria das vezes perdendo.

No seu discurso de Agosto passado sobre "A Democracia e o sistema de Patronage na Tailândia", referiu a historia politica no país desde a instituição da Monarquia Constitucional em 1932 o facto de ter havido durante esse período, 15 golpes, 18 Constituições e 25 Primeiro Ministros. Esta continuada luta pelo poder, com a interrupção da democracia de tempos a tempos, atrasa o desenvolvimento do sistema de cheques e controlos e uma cultura politica aberta como se pode apreciar nas democracias ocidentais, acrescentava.

Para corrigir isso, para criar um verdadeiro sistema democrático, a revisão de todo o sistema político tailandês deve ser feita. Uma cultura política aberta e transparente baseado no mérito deve ser institucionalizada. Uma nova geração de leaders políticos tem de ser criada, terminou.

Nessa altura ninguém referiu o que quer que seja sobre o seu discurso mas como hoje é um homem acossado pela comunicação social e está no centro de um Governo acossado por muitos, a sua demissão deverá estar já determinada no momento em escrevo isto. Foi inferido de que a sua referencia a Patronage era uma referencia envolvendo a Monarquia na politica o que é inaceitável segundo os costumes locais.

Resolvi escrever este artigo não por simpatizar com o personagem ( não é meu dever ) mas pela similitude, apesar da sua referencia positivas ás democracias ocidentais, com o sistema de Patronage , nos chamamos-lhe caciquismo, que se vive em muitas delas, mormente em Portugal.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Manchester United




E Viva o Manchester United e todos nós portugueses estamos de parabéns pois, e apesar do penalty falhado que poderia ter custado um Taça, o Ronaldo sagrou-se ontem o melhor jogador do ano sem a menor dúvida.

Ainda se chora por John Terry e na realidade nenhuma equipa merecia ter saido de Moscovo derrotada mas como ainda não há esse resultado em futebol, ganhou aquela que no final de uma longa corrida, a Champions League, foi mais eficaz.

Ronaldo foi considerado pela UEFA o homem do jogo uma coisa que lhe aconteceu esta época em inúmeras ocasiões, não seja ele sem alguma dúvida o melhor jogador do Mundo.

Para já marcou o seu golo 42 da época, e 92 pelo Manchester, é o melhor marcador da Europa, o melhor marcador do campeonato inglês, o melhor marcador da Champions e nada mais, porque nada mais há, por agora, a conquistar até ao Euro2008.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Burma



Este cartoon, hoje publicado no jornal The Nation é demonstrativo da situação que ainda se vive no país apesar da crescente pressão da comunidade internacional

A ASEAN estabeleceu um grupo coordenador da ajuda a Burma e hoje mesmo o Secretário-Geral da UN, Bann Ki-Moon está a caminho de Yangoon onde, para além de pressionar as autoridades locais, participará numa conferencia de doadores a ter lugar até ao fim de semana.

Ontem os helicópteros das Nações Unidas foram autorizados a sobrevoar as zonas afectadas e lançar pacotes de viveres. Ainda não é possível aterrarem para prestarem apoio directo mas é, como o cartoon mostra, mais uma pequena ajuda que vai chegando ás populações entrando pela estreita porta aberta pelas autoridades.

A conferencia de dadores irá discutir o futuro que neste momento é a maior preocupação visto pouco ou nada haver para salvar. O futuro passa pela reconstrução de toda a zona afectada aí incluída a questão agrícola.

O delta do Yrawaddy é o principal fornecedor de arroz para o país e todos os campos estão destruídos e sem capacidade de recuperação.

O arroz é a base da alimentação em Burma, e o facto da sua escassez aliado ao problema dos preços terem já triplicado desde o inicio do ano, torna urgente encontrar soluções para alimentar os cerca de 2 milhões de deslocados para além dos outros 53 milhões de habitantes do país.

Fala-se na necessidade de 10 mil milhões de dólares para a reconstrução das zonas afectadas mas para alem da exorbitancia da verba coloca-se o problema da sensibilidade politica da questão.

Se os doadores conseguirem encontrar os fundos como é que a sua aplicação será feita sem que isso seja aproveitado pela Junta para continuar a sua politica de terror no pais?

A esta questão a comunidade internacional tem de saber responder com decisão mas essa resposta não vai ser fácil de encontrar.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Sichuan


O meu dia hoje ficou marcada pelo video feito por um habitante na província de Sichuan durante os longos minutos que demorou o tremor e logo após o seu fim e que a CNN apresentou.

Esse video é de uma violência que não pode deixar ninguém indiferente ao dramatismo das imagens.

Ainda ontem mais 200 vidas foram abruptamente cortadas por uma avalanche de terras ainda instáveis como efeito do tremor de terra da passada semana. Neste caso as vítimas foram as forças de salvação empenhadas em resgatar vidas.

Foi mais um sinal da situação que ainda se vive em Sichuan permanentemente ameaçada com consecutivas réplicas e com a possibilidade de as cerca de duzentas barragens existentes na região, rebentarem apesar dos esforços do Exército Vermelho na sua reconstrução e reforço.

Uma palavra para as autoridades Chinesas. Bravo. Estiveram á altura das necessidades lideradas pelo Primeiro Ministro, ele próprio empenhado directamente nas operações de busca e, caso raro aceitaram a ajuda de uma equipa especial vinda do Japão, país com o qual a China tem desde tempos imemoriais relações tensas e frias

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Wian Tian


Como referi hoje é o Dia Visakha Puja onde se comemora o nascimento a iluminação e a morte de Lord Buddha e um das cerimónias desse dia é o Wian Tian.

As palavras são só por si significativas. Wian significa rotunda e Tian vela.

A cerimónia consiste em os budistas ( era para escrever crentes mas penso que essa palavra não é a mais correcta ) percorrem por três vezes ,no sentido dos ponteiros do relógio, um caminho à volta de um "altar" com reliquias de Lord Buddha, levando na mão os três elementos.

A vela significa a luz que Buddha imana. o incenso os pensamentos de Buddha que são espalhados pelo Mundo como o cheiro do incenso se espalha, e a flor significando os monges que são como as flores que abundam pelo Mundo inteiro.

A ronda é feita naquele sentido porque a mão direita, a mais importante, tem sempre de estar a apontar para o local de veneração.

Assisti à cerimónia no Wat Pathum Wannaram mesmo no centro de Bangkok entre dois "templos" das compras. O Siam Paragon e o Central World Os contrastes desta cidade são permanentes.

É um templo protegido pela família Mahidol, a família reinante, e tive a oportunidade de ver a Princesa Maha Chakrit Sirindhorn entretanto chegar, como é seu hábito sem grande pompa, para ela própria participar no Wian Tian onde já estavam milhares de pessoas

E Viva o Sporting



Desta vez não somos os melhores dos piores.

Somos mesmo os melhores. Ganhamos a Taça e ao que parece com todo o mérito. Não vi o jogo. Não é fácil ver uma transmissão da TV portuguesa aqui na Tailândia. Só com uma antena que capte um satélite com esse conteúdo, mas como vivo num condomínio não há essa possibilidade. Contudo uma mensagem vinda "do inimigo" salientando a justeza da nossa vitória foi suficiente para me transmitir a certeza de que hoje somos mesmo os melhores.

Agora acabemos com a paroquialidade habitual e preparemos-nos para aplaudir a "nossa" equipa no Euro2008.

domingo, 18 de maio de 2008

Ainda Cesário

A "versificação prodigiosamente firme, servida por uma adjectivação audaciosamente impressionante", segundo Jorge de Sena, fazem de Cesário um caso impar na literatura portuguesa. Não são os temas que fazem de Cesário um génio mas a sua imaginação, liberta como estava de todas as convenções, continua.

O poema Nós, é o retrato de uma vida pintado de uma forma alheia ao comum dos poetas. O dia a dia de toda a sua vida é descrito sem leviandade, sem paixão mas com a lucidez e visão de quem a soube interiorizar.

Segundo Maria Filomena Mónica, no livro ontem referido, em o "Sentimento dos Ocidentais", Cesário escreve aquilo que a autora classifica de "o mais perfeito poema do século XIX".

Aqui deixo dois versos do seu passeio por Lisboa:


Nas nossas ruas, ao anoitecer

Há tal soturnidade, há tal melancolia

Que as sombras, o bulício, o Tejo, a maresia

Despertam um desejo absurdo de sofrer


E ainda


Vêm sacudindo as ancas opulentas!

Seus troncos varonis recordam-me pilastras

E algumas, à cabeça, embalam nas canastras

Os filhos que depois naufragam nas tormentas


Um resto de bom Domingo