sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Chulalongkorn




Já uma vez me referi à Universidade de Chulalongkorn, senão a mais importante em Bangkok, por certo a mais rica, mas hoje queria falar de quem lhe deu o nome, o Rei Chulalongkorn, Rama V ou " The Great Beloved King", como também é chamado.

Ontem fez anos que Rama V faleceu, em 1910, escassos 18 dias depois da revolução Republicana em Portugal e, contrariamente a qualquer outro rei quer do Sião quer da Tailândia, Rama V tem direito a feriado. Num estilo guia túristico, visto não ser historiador, queria deixar aqui algumas notas.

Rama V era o filho mais velho do Rei Mongkut, Rama IV e de uma das suas mulheres a Rainha Debsirindra, e foi educado para vir a ser rei pela inglesa, Anna Leonowens, viajante, escritora e professora na corte de Rama IV.

Apesar de existirem vários reis na história do Sião que tiveram o cognome de o Grande, só Chulalongkorn, o quinto da Dinastia Chakri à qual pertence o actual monarca Rama IX, teve a honra de um feriado e é sempre considerado como "o grande rei, antes de Rama IX".

Outros grande reis houve como por exemplo, Pho Khun (literalmente o Senhor Pai) Ramkhamhaeng, que no século XIV introduziu a escrita no reino e cimentou o Budismo Therawada como a religião oficial ou Taksin o Grande (não confundir com Thaksin), o rei que no século XVIII reagrupou as forças siamesas depois da queda de Ahyuthaya às mãos dos Birmaneses, e conseguiu, após uma retirada estratégica para Chantanaburi, reconquistar o Sião. O Rei Taksin estabeleceu a capital do Reino nessa altura em Thonburi, na margem direita do Chao Praya, capital que viria mais tarde a transferir-se para leste e estabelecer-se onde hoje está, Bangkok, na margem esquerda.

Outros Reis houve de grande importância como Rama III, Naresuan, Narai, mas os que referi são aqueles que mais falados.

Chulalongkorn contudo criou uma aura aos seus feitos que continua a ser um dos mais reverenciados reis da história da Sião/Tailândia.

Rama V foi um monarca que viajou bastante pela Europa, a influencia da sua educadora inglesa terá nisso porventura pesado, tendo visitado quase todos os países, incluindo Portugal, e aprendendo, os hábitos e costumes que viu, ou que os seus emissários assimilaram, para os introduzir no reino e de alguma forma poder ser visto como o Pai da modernização ou ocidentalização, do Sião.

Organizou o país numa espécie de distritos, concelhos e freguesias, como em Portugal, organização que, apesar de algumas modificações feitas no numero de Distritos, ainda se mantém. Igualmente criou um gabinete que regia o país. Muitas das medidas que adoptou, incluindo a abolição faseada da escravatura, foram vistas como uma forma de retirar o poder à família Bunnag, que até então controlava o país e a própria casa real ao ponto de decidir sobre a sucessão.

De igual modo Chulalongkorn foi um hábil diplomata no tempo em que quer ingleses quer franceses dominavam na região. Isso não impediu que o Sião perdesse partes de territórios que controlava, ou lhe estavam "sujeitos", mas por outro lado manteve a independência do reino. Num desses acordos, com os ingleses sobre o sul do país, obteve, em troca de concessões territoriais, fundos e apoio para a construção de uma linha de caminho de ferro para o sul do país. A primeira foi ele igualmente que a construiu desde Bangkok ate à antiga capital Ahyuthaya.

Foi também durante o reinado de Rama V que foram introduzidas no sistema monetário as notas a par das já existentes moedas. O primeiro Banco Comercial da Tailândia, o Siam Commercial Bank, em inglês, foi igualmente criado no seu reinado

Chulalongkorn, um Budista devoto como todos os reis, introduziu igualmente aquilo que hoje se chamará a liberdade de culto permitindo que cristãos e outros praticassem a sua fé.

É lhe igualmente atribuído a introdução dos apelidos na sociedade, mas na realidade tal só aconteceu em 1913, durante o reinado do seu filho, Rama VI, o Rei Vajiravuth.
Chulalongkorn O Grande está sempre na memória dos tailandeses e a sua fotografia presente em muitas casas a par das dos actuais monarcas.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Dissoluçao do PPP


A Constituição de 2007, escrita por uma comissão nomeada após o Golpe Militar de 19 de Setembro de 2006, como já referi várias vezes foi feita tendo como objectivo tentar obstacular o regresso ao poder de Thaksin e das forças que o apoiavam. De igual modo, e para atingir esse objectivo foram estabelecidos vários artigos que de uma forma geral são contra os Partidos políticos.

O resultado foi que existe uma Constituição que foi um passo atrás no processo democrático e por outro lado não evitou que o PPP (o "filho" legítimo do antigo Thai Rak Thai) fosse o Partido vencedor retornando ao poder os mesmos que lá estavam quando o Golpe foi efectuado.

Esta aliás tem sido uma das razoes, entre outras, pelas quais os militares repetidamente anunciam que não vão fazer nenhum golpe.

Mas mesmo assim, de tão má que o texto constitucional é, existem, como em todas as leis, escapes e saídas mais ou menos airosas.

O processo de dissolução do Partido no poder, o PPP, está em vias de conclusão. Mais 30-45 dias e a decisão está aí e como se tem visto as decisões serem todas negativas para estes torna-se necessário preparar o cenário pós dissolução. Convém recordar que existem três deputados do Parido Democrata que foram acusados de fraude eleitoral mas o Tribunal para estes não tem tempo de julgar e já adiou o caso por três vezes.

No caso do PPP ainda há várias discussões sobre se a melhor estratégia é dissolver o Parlamento antes da decisão judicial ou não dissolver e só fazer aquilo que a lei permite ou seja, espante-se mudar de partido.

Com a dissolução de um Partido político, e isso acontece caso um só dos seus executivos seja incriminado em alguma penalidade de violação do "código de conduta eleitoral", todos os executivos verão os seus direitos políticos retirados por um período de 5 anos.

Assim o que acontece agora? Os Deputados que verão os seus direitos retirados vão largar os seus lugares no Parlamento para dar lugar a outros, sem esse perigo, e quando houver "que dar o salto" não perdem a maioria que actualmente existe. Por outro lado outro partido Puen Thai foi já constituído para receber todos aqueles que quiserem "passar-se" mantendo se assim a status quo.

Parece uma espécie de purga feita legislativamente. Vão sendo retirados os direitos políticos a uns quantos políticos, outros passados 5 anos retornaram, parecendo um carrossel e tudo isto sob a divina benção da Constituição.

E não é este o único "crime" deste texto tão feito á pressa e por quem pelo Direito pouco se interessa (reparem que não digo pouco sabe). Outros artigos vão paralisando o país como o famoso artº 190 que paralisa toda a estrutura admninistrativa do país. Quando um texto fundamental entra em pormenores desse calibre o Direito está sempre a perder.
O Governo. numa fuga para a frente conseguiu fazer passar uma proposta de lei para emendar o artº 291 da Constituição para permitir reunir uma Assembleia Constituinte (CDA)que no prazo de 120 dias apresente uma proposta. A necessidade dessa emenda é para permitir que a CDA seja constituída por peritos e representantes da sociedade civil e não somente por deputados como reza o actual texto constitucional. Contudo o Partido Democrata alheou-se do processo e não compareceu nas reuniões para esse efeito.

E ainda existe muita gente, fundamentalmente ligada ao PAD, mas também ilustres académicos, que se opõe a uma revisão da Constituição e básicamente com medo de que seja introduzida um artigo, que absolva Thaksin como se faz no presente texto aos autores do Golpe de Estado de 19 de Setembro de 2006.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

21 de Outubro


Os últimos dias não tem tido muitos acontecimentos mas hoje dia 21 é considerado especial visto terem em simultâneo aparecido imensos sinais com muitas e diferentes interpretações.

Ontem o Rei a Rainha e o Príncipe apareceram para irem visitar o local onde irão ser as cerimónias da cremação da Princesa Galyinani entre 14 e 19 do próximo mês.

Foi erguido o guarda sol de sete véus que cobrirá o Rei durante as cerimónias mas o acontecimento foi o próprio Rei ter aparecido em público com boa cara e aparentando estar bem de saúde contradizendo alguns rumores que o davam fragilizado.

Igualmente o General Anupong, que é hoje em dia uma figura omni presente no quotidiano da Tailândia, procedeu a um rearranjo dos comandos das guarnições aquartelas em Bangkok, todas agora sob o comando do seu homem forte General Prhayud Chan-ocha, Chief of Staff, naquilo que é interpretado como os últimos preparativos para a realização de um golpe de estado.

Temos contudo que entender que ou isso acontece nas próximas duas semanas, ou estaremos muito próximos das cerimónias que acima referi. Mais tarde a 5 de Dezembro teremos a celebração do aniversário do Rei e igualmente um dia onde toda a nação estará unida. Estes dias de celebrações que envolvam a casa real são como que sagrados e intocáveis.

Num outro acontecimento hoje é lida a sentença sobre um dos casos contra Thaksin que se condenado o conduzirá a uma pena de 10 anos de prisão e ao fim da sua carreira política. De acordo com a Constituição, uma pessoa condenada, com transito em julgado numa pena de prisão, não pode ascender ao mais alto cargo da nação. A leitura da sentença vai longa mas terminou mesmo agora com a condenação de Thaksin em dois anos de prisão efectiva.


O caso tem a ver com a compra feita pela mulher de Thaksin de um terreno em Bangkok que pertencia a um fundo de investimento do Banco da Tailândia.

A acusação foi de que p ex-PM utilizou a sua posição para favorecer o negócio feito por uma instituição dependente do governo. A defesa dizia que a agência era independente e que a proposta feita pela mulher de Thaksin foi a maior.

Este caso fez me lembrar o acontecido, faz bastantes anos, quando o Ministro Miguel Cadilhe comprou uma casa nas Amoreiras beneficiando certas vantagens fiscais. Éticamente censurável, politicamente incorrecto mas legalmente certo.

Também aqui, segundo o meu julgamento, isto se passou. É éticamente incorrecto que a mulher do Primeiro Ministro faça negócios com o Estado. É politicamente errado que isso aconteça mas na realidade a proposta que ela fez, foi a mais alta, foi por um valor que estava dentro dos parâmetros do mercado e não se pode por um lado vir dizer que o Banco da Tailândia é independente e por outro que um fundo por si controlado é dependente.

Mas a justiça tem sido sempre pouco clara nas decisões tomada ultimamente. Neste caso Thaksin foi condenado pelo facto de fazer negócios com o estado e a sua mulher absolvida. Na realidade nada fez. Esta sentença vai de algum modo beneficiar o pedido de asilo político de Thaksin. Não é condenado por nenhum facto criminal e a decisão toma todos os contornos políticos.

O PAD reivindicou imediatamente vitória.

Veremos agora possíveis desenvolvimentos

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A feira do PAD

Vale a pena dar uma olhada sobre o que vem escrito e ver o grande número de fotografias em New Mandala

Como diz Christian Schaffer no final,:

The PAD occupied territory looks more like a market than a place where serious social and political issues are discussed. Remove the English protest signs, and the PAD occupied territory easily sells as a new tourist spot besides the floating market and other attractions in Bangkok. They offer bags, T-shirts, CDs, etc

Assim vai a "Revolução"em Bangkok

PAD

Parecem muitos mas são só estes

Hoje tive a oportunidade de ver uma manifestação do PAD que passou junto ao meu escritório.

Desde Sexta-feira que decidiram vir para aquilo que se chama do CDB (Commercial and Business District) para distribuir cópias do CD com aquilo que a Polícia fez aos seus apoiantes.

Penso que não devem distribuir o CD com as imagens, que correm na net, daquilo que os apoiantes do PAD fizeram aos polícias onde se vê um ser trespassado por uma lança.

Mas esta manifestação no final não junta mais do que umas mil pessoas se tanto. pelo que conseguimos medir, eu e os meus colegas, não era mais do que 200 metro de pessoas todas muito organizadas e com carros pelo meio e separadas umas entre as outras mais de um metro de modo a ocupar uma zona mais vasta.

Calmo desfile mas muito barulhento por causa de um tipo de castanholas feito de duas mãos que se tornou o símbolo do PAD e gritando ok pai, ou seja vai-te embora. por certo referindo-se a Somchai.

Entretanto este com a sua decisão de não se demitir baralhou um pouco os militares depois do Golpe de Estado cibernético da passada semana. O General Anupong ficou sem muito que dizer com a atitude do PM e agora tem de repensar qual será o próximo "coelho a tirar da cartola".


Ontem ambos estiveram presentes na cerimónia de ensaio do funeral da Princesa Galyani mas reservaram-se uma evidente distancia. Ao que parece Somchai tentou chamar o General mas foi este quem se sentiu ainda mais incomodado.

Veremos lá para o fim da semana qual a nova estratégia que vai ser seguida por este poderoso grupo de pessoas de topo na luta pelo poder na Tailândia.

domingo, 19 de outubro de 2008

Nam Tuam


Como já uma vez referi, o mês de Outubro, é quando se juntam as águas (nam) vindas do Sul, do Golfo da Tailândia e as que correm de Norte para Sul nos rios cheios pelos meses onde chove mais.

Desde final de Abril até Novembro é a época das chuvas e em geral, a partir de Julho os campos começam a atingir graus importantes de saturação e os campos inundam-se. Nas províncias do Norte e Centro do país é normal assistir a grandes inundações (nam tuam) durante esses mesas embora, como também referi a água fazendo parte da vida dos tailandeses, ou não fosse tão importante para o cultivo do arroz, acaba por não causar grandes prejuízos visto as populações estarem bem avisadas e habituadas.



Ao contrário do que acontece noutros países na região são muito poucas as vítimas quando acontece por vezes as chuvas serem mais intensas e as inundações maiores.

Chegou Outubro e redobram-se os cuidados em Bangkok. Normalmente é nesta última quinzena que as águas do Chao Praya sobem mais e invadem s condutas dos esgotos da cidade tornando, cada vez que chove mais difícil fazer escoar estas águas.

Esta madrugada, entre as 6 e 7 da manhã choveu forte e a minha rua transformou-se numa piscina ao ponto de um amigo meu que costuma vir nadar na piscina do condomínio, situada no 14 andar, perguntado porque é que mudaram a piscina para o rés do chão.

Não vi o rio mas as águas devem estar bem altas. É sempre também um momento onde as águas saltam o muro e invadem os jardins da Residência de Portugal, a mais bela Embaixada existente em Bangkok construída em 1874 numa parcela de terra junta ao rio oferecida pelo Rei do Sião ao Rei de Portugal em 1820.

Lá teremos de arregaçar as calças uma ou outra vez até ao fim do mês,mas como disse a vida continua para os Bangkokianos mesmo que tenham de ter água pela cintura como algumas vezesa contece masmo nas margens do Chao Praya.