quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sitiados

A partir das 6 da tarde, hora de Bangkok, meio-dia em Lisboa, forças militares apetrechadas de blindados irão selar por completo o acampamento da UDD não permitindo qualquer circulação de pessoas e veículos na zona.

Todos os escritórios deverão encerrar antes dessa hora e não se sabe se poderão voltar a operar com eficácia. Os residentes na área terão de se identificar de modo a poderem aceder a suas casas.

O plano que ontem era de privar os manifestantes de água, electricidade e comunicações e impedir os seus movimentos, alterou-se visto o CRES não ter conseguido ter uma resposta técnica para o objectivo de cortar os abastecimentos sem que isso também afectasse a restante população residente e profissional na zona.

Assim aqueles abastecimentos continuarão, com possíveis cortes ou jaming das comunicações (especulação minha), mas os outros residentes ou trabalhadores na zona serão menos atingidos.

Os escritórios e as 17 Embaixadas na zona ficarão profundamente afectados no seu funcionamento mas em teoria poderão encarar um certo tipo e serviços mínimos embora os funcionários tenham de se deslocar para os locais a pé. Nem motos são autorizadas.

O BTS, metro de superficie, fechará todas as estações que passam na zona afectada. Siam, Chidlom, Ploenchit e Rajadamri.

A circulação será fechada desde Pechaburi até Rama IV e de Witthayu até Henri Dunant formando como que um quadrado, marcado com os pontos vermelhos no mapa, acima, que o The Nation hoje publica.

Entretanto a Universidade da Câmara de Comércio Tailandesa calculou os prejuízos causados pela ocupação da principal zona comercial da capital, que leva 1 mês e 1 dia, em 70 mil milhões de bath, o que já bate o custo sofrido pelo país devido à ocupação dos aeroportos pelo PAD em finais de 2008, 61 mil milhões, embora essa tivesse durando somente 7 dias.

Depois de tantas ameaças e tantos planos vamos ver se este se efctiva e quais serão as suas consequências. Abhisit está sobre grande pressão devidas às constantes ameaças e ultimatos feitos sem que isso tivesse produzido algum efeito como refere a antiga presidente da Associação dos Jornalistas Tailandeses, Nattaya Chetchotiros, hoje no Bangkok Post.

Entretanto uma ameaça veio já da província. A secção da UDD de Khon Kaen anunciou que se o governo imlemtar as medidas anunciadas irão eles próprios avançar contra o governo, presume-se que a estrutura regional.

Sem comentários: