sexta-feira, 14 de maio de 2010

Seh Daeng

O renegado General continua em estado crítico num hospital da capital fortemente guardado por blindados e centenas de soldados como se o seu corpo metesse medo.

Seh Daeng na entrevista que estava a dar no momento em que foi atingido por uma bala na cabeça dizia que não tinha medo de morrer e que os snipers nunca o apanhariam. Enganou-se.

O ataque de que foi alvo é um ataque cobarde já que se tratou de uma tentativa vil de matar uma pessoa num momento em que esta não estava a ameaçar ninguém. Pelo que agora melhor se sabe estava a ser entrevistado por vários jornalistas estrangeiros e o seu grande pecado naquele momento foi uma das suas permanentes fraquezas. A vaidade.

Seh Daeng é o símbolo típico do militar que nada teme e que adora mostrar isso e falar para a comunicação social sobre a sua grande capacidade de, no fim criar problemas.

O General começou a ficar famoso quando em 2005 houve uma bomba que foi colocada perto da casa de Thaksin Shinawatra e que explodiu pouco depois de o ex PM por ali ter passado. Thaksin acusou Khattya de ser o autor desse atentado ao que o General muito prontamente respondeu que não tinha sido ele pois se o fosse Thaksin não estaria vivo para falar.

Muito recentemente foi acusado de ter feito rebentar várias granadas no Quartel General do Exército e falou, uma vez mais para a comunicação social, de forma arrogante sobre o assunto desrespeitando o General Anupong, seu superior.

Há dias dizia que ele e o seu grupo era suficiente para dar cabo dos militares tailandeses e que estes não tinham capacidade para desfazer a manifestação vermelha.

O sue blog é uma escola de terrorismo e de afirmações bombásticas sempre acusando tudo e todos. Tem por certo um ideal Guevarista ou semelhante. Veste-se sempre de camuflado mostrando estar sempre preparado para a guerra e da sua boca só saiem incentivos a isso.

Mais recentemente é ele o "engenheiro" das barricadas vermelhas e é ele que treina os guardas em artes marciais e eventualmente no uso de explosivos. Como se sabe não é difícil obter material bélico pois ele é vendido ao desbarato depois de ser desviado dos arsenais militares. Por exemplo no Sul do país as balas vendem-se livremente nos mercados locais sem nenhuma interferência da polícia visto serem eles os principais intermediários. Nos incidentes ao norte da capital em Rangsit há dua semanas quando foi deixado abandonado um saco com 67 granadas veio a provar-se que era pertença de um polícia que as vendia a 1.200 bath cada.

Mas a questão é como é que Seh Daeng não está há anos atrás das grades, porque é que não foi destituído do seu posto de General facto que só aconteceu há cerca de uma semana mas não tenho sequer a certeza de ter sido efctivada a ordem do Ministro Pravit.

O facto de ontem Seh Daeng ter sido atingido, quase que fatalmente, é um dos sinais porque é que existem há três anos a esta parte movimentos de rua cada vez mais violentos e cada vez mais anárquicos.

A total falta de autoridade dos governos e a incapacidade que mostram para fazer cumprir a lei e a ordem e para controlar todos os diferentes grupos de interesses que se movem nos bastidores.

Seh Daeng e muitos outros, amarelos, vermelhos ou o que cor quer que sejam deveriam estar a servir penas de prisão por todos os desacatos que vêm continuamente a praticar ao londo dos anos mas a complacência do sistema a forma como a investigação criminal (não) é feita no país faz com que qualquer criminoso encontre aqui terreno paradisíaco para as suas acções.

Há dias falava com uma pessoa que já não via há uns largos tempos mas que conheço há muitos anos e perguntava-lhe o que fazia agora. Dizia-me que "vendia números e juros". Tive de parar para pensar e acabei por entender que tinha um negócio de lotaria clandestina e emprestava dinheiro a juros altos. Disse-lhe, na minha ingenuidade, que isso era ilegal e obtive a mais espantosa resposta. Não, não é ilegal pois eu pago à polícia!!! Da noção de legalidade ou ilegalidade passa-se para a noção de ser ou não ser preso e isso rsolve-se com uns bath.

É como o caso do Conselheiro do Rei e ex PM, Surayuth que após ter sido obrigado a devolver a terra que ilegalmente ocupara numa reserva natural não foi acusado do acto porque "não fez de propósito".

Quando o sistema de investigação só investiga de acordo com os interesses de alguns e a justiça só julga aquilo que é conveniente e nunca vai contra interesses estabelecidos temos Seh Daengs e outros quejandos á solta a destruir este país actuando com total impunidade.

Já por várias vezes referi os inúmeros casos criminais e de justiça que nunca chegam a ver nenhuma solução porque há alguém importante envolvido e portanto a investigação para.

Uma urgente reforma dos sistemas de educação e de justiça torna-se imperioso se o país quer sobeviver.

Entretanto há vários desenvolvimentos como a demissão de Veera, o líder moderado da UDD, e mais bloqueios de ruas mas isso é tudo "folclore" pois o sério é a incapacidade do estado impôr a lei e a ordem mas isso não é só de agora.

Kasit clamava há dias na reunião que teve com os diplomatas que a Tailândia não era um "Failled State", mas parece!

Sem comentários: