quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Bloqueio - Última Hora

Está em acção o bloqueio aos vermelhos decretado pelo governo de Abhisit Vejjajiva incluindo de igual modo o corte de energia e do abastecimento de água.

Um total de 52 tanques e outros equipamentos pesados estão a ser colocados de forma a impedir qualquer acesso á zona já anteriormente referida.

O fim da tarde e a saída dos escritórios mais cedo para evitar as 6 da tarde criaram o caos total no já de si confuso trânsito na capital.

Sei de pessoas que para percorrer uma escassa centena de metros demoraram 2 horas. A zona interdita foi alargada para oeste e para norte com cortes até Phyathai e Makkasan.

Entretanto há relatos, que não posso confirmar pessoalmente, mas que estão a ser transmitidos pela Televisão e pelos jornais de que terá havido uma trocas de tiros na zona de Saladaeng o que provocou o ferimento do Major General Khatthya aka Seh Daeng, o radical militar que há muitos anos deveria estar detrás das grades mas continua a desafiar tudo e todos com a sua arrogante forma de operar e falar. A televisão confirma agora que Seh Daeng foi atingido por uma bala na cabeça e está a ser operado mas o seu estado é crítico. O que não se consegue confirmar é se na realidade houve essa troca de tiros ou se foi trabalho de um sniper. Os jornais dizem que Seh Daeng estava a dar uma entrevista a um jornalista japonês quando foi atingido por uma bala na têmpera direita. Há também relatos de vários explosivos terem sido atiradas contra os vermelhos e que há um número indefenido de vítimas, mas tudo é ainda incerto. O queé claro é que o renegado General foi atingido e está em estado crítico.

O caso pode acabar por ser um tiro no pé do governo já que o Coronel Sansern disse pela tarde de que na operação seriam utilizados snipers, para "proteger os manifestantes e as forças armadas dos terroristas".

Entretanto confirmou-se a minha especulação anterior e duas das três operadoras móveis já anunciaram a sua colaboração com o governo de modo a bloquear as comunicações na zona. São elas a AIS (curiosamente detida por Thanskin até Janeiro de 2006) e a DTAC.

O BTS parou todos os serviços e a situação está extremamente instável e impervisível com a movimentação dos militares.

Entretanto prepara-se a aplicação da Lei de Emergência a mais 15 províncias, fundamentalmente nas zonas do país onde a UDD tem mais apoio. Não devemos esquecer que a Lei marcial está em vigor nas três províncias do extremo Sul da Tailândia e em parte da província de Sogkla.

Em simultâneo nota-se que um conjunto de sítios de web, de jornais estrangeiros e de outras agências de informação ou está inacessível por excesso de consulta ou o sinal está a ser interceptado ou foi cortado simplesmente.

Sem comentários: