sábado, 15 de maio de 2010

Resumo do dia


O Centro de Emergência Erawan, centro oficial que relata os acidentes desde que começaram os confrontos entre forças aliadas do governo e os manifestantes, anunciou ao fim da noite que durante os combates desta Sexta-feira morreram 7 pessoas tendo ficado 101 feridas sendo que 9 estão em condições consideradas críticas.

Isto eleva o número de mortos para 37 e dos feridos para mais de 1.500.

Os comandos militares justificam a acção como uma caça a terroristas mas o facto é que têm encontrado pela frente gente sem outras armas do que as que ou roubaram aos próprios militares e polícias ou fizeram de forma artesanal. Há inúmeros vídeos e imagens que mostram isso.

Nos acontecimentos de 10 de Abril houve, é sabido, elementos alheios, que se envolveram nos confrontos e foram os maiores causadores das mortes e acidentes desse dia. Vários elementos do exército, incluíndo o seu chefe máximo General Anupong Paochinda, declararam ter havido militares envolvidos dos dois lados em combates letais e sangrentos. Agora tal não é verdade e o próprio atentado contra Seh Daeng é disso um perfeito exemplo.

Na altura em que o General estava a dar uma entrevista foi abatido a sangue frio com uma bala certeira na cabeça num trabalho de verdadeiros profissionais. Várias agências noticiosas estrangeiras afirmam ter o tiro que o terá vitimado sido disparado por militares, embora o CRES diga que tal foi trabalho de uma "terceira mão".

Pergunta-se quem, mais do que ninguém, gostaria de ver o General-terrorista fora de cena?

É sabido que os manifestantes, que são milhares, não vão sair de onde se encontram sem uma vitória. A política do governo de fechar os olhos e os ouvidos e avançar para o abismo só pode conduzir ao que está a acontecer, ou seja mais mortes diárias e o constante e crescente perigo de que percam de todo o pouco descernimento que aindam possam ter e avancem para qualquer coisa de "espectacular" e façam ir pelos ares uma parte de Bangkok.

Sem comentários: