sábado, 27 de março de 2010

Um Dia Tenso

Embora não tivesse havido a préviamente anunciada e posteriormente cancelada marcha pela cidade, à semelhança da do dia 20 e muito maior segundo os desejos dos orgamizdores, o dia acabou por ser bastante tenso mas mostrou por outro lado a capacidade de entendimehto que há entre as duas partes.

As conversasões entra Veera da UDD e o Primeiro Ministro Abhisit ainda não se realizaram mas hoje alguns dos segundos segundos planos desempenharam bem o seu papel.

Como referi de manhã a UDD tinha decidido enviar manifestantes para os oito pontos onde estavam estacionados soldados no distrito de Dusit.

Tal aconteceu e os manifestantes tinham uma palavra de ordem para os militares: regressem aos quarteis.

Durante algumas horas houve mensagens trocadas através quer dos microfones quer da comunicação social e acabou por haver um compromisso com os soldados a sairem dos locais sendo substituidos por forças da Polícia.

O caso mais complicado aconteceu quando os manifestantes decidiram dirigir-se para a Governement House, a sede do Governo, que está transformada numa verdadeira fortazela protegida por várias cercas de arame farpado para além de vários equipamentos pesados do exército, bombeiros e carros da municipalidade.

Talvez a memória dos 193 dias em que os "amarelos" do PAD ocuparam e destruiram muito nos edifícios e parques do complexo, destruição que custou aos cofres do estado cerca de 15 milhões de Euros de reparações, segundo o actual Ministro das Finanças, tenha criado o fantasma de nova ocupação selvagem e de tudo o que se seguiria.

A UDD contudo tinha só um pedido, o mesmo que fez nos outros locais. Que os militares abandonassem o local.

A tensão durou pouco mais e uma hora, o que foi bom pois terá evitado que alguém de dentro da multidão se exaltasse e fizesse explodir os acontecimentos.

As negociações levadas a cabo pelo Major General Wichai do exército e Suporn da UDD acabaram por produzir efeitos e, de um lado os manifestantes retiraram para a ponte Phan Fa, e por outro os militares entraram para dentro do complexo abandonando o cerco exterior que mantinham.

Foi anunciado que amanhã Veera Musikapong, o líder principal da UDD e que assina os comunicados do movimento como Presidente, em conjunto com os manifestantes irá deslocar-se para o 11º Regimento de Infantaria onde está retirado o PM desde o início dos acontecimentos, na intenção de falar com o PM. Recorde-se que a UDD tem sempre insistido que só fala com o PM pois diz que ele é o único que pode dar resposta ao pedido deles: a dissolução do Parlamento.

Entretanto um pouco por toda a cidade havia pequenas caravanas de "vermelhos" mas sem que isso tivesse causado qualquer incidente. Entretanto está neste momento a decorrer a recepção oficial oferecida pelo Presidente do Paralamento Tailandês aos participantes na reunião da associação interparlamentar (IPU) que traz a Bangkok cerca de 1.500 deputados e senadores de todo o Mundo. Só a Espanha, à última da hora, decidiu não participar por motivos de segurança. Aliás o Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha foi o único a emitir um aviso aconselhando os seus nacionais a não visitarem a Tailândia.

O dia acaba assim com calma e a razão acabou por prevalecer evitando que a tensão escalasse e acabasse por ser incontrolável.

Veremos o que nos trás o amanhã!

Sem comentários: