terça-feira, 23 de março de 2010

Presente de Bom Comportamento


Embora o governo continue com dificuldades em se reunir, sendo apelidade pela comunicação social de governo em movimento, isso não impediu o Ministro da Defesa de emitir um comunicado para todas as unidades dos três ramos das forças armadas para que preparassem a sua lista de compras.

As unidades foram assim instruídas para enviar ao Ministério a lista do material que julgam necessário adquirir.

Num momento em que os agricultores sofrem um forte declínio nas suas produções devido à seca, num momento que que estão parados vários projectos de investimento público face aos cuidados com que o Ministro das Finanças manuseia um orçamento ainda não suficiente para apoiar a retoma, já ténuamente visivel, da economia, não se compreende que as forças armadas vejam os seus orçamentos reforçados e o seu equipamento aumentado.

Tem sido um prática constante deste Ministro da Defesa, ele próprio um General na reserva, o pedir mais e mais para os seus homens e para que isso suceda tem contado sempre com o forte apoio do Vice-Primeiro Suthep.

Não admira que hoje o Bangkok Post na sua primeira página faça a ligação desta notícia com o facto de Abhisit ther de agradecer aos militares o apoio “comprando”, com este presente mais tempo desse indispensável suporte e a garantia de que não intervirão com mais um golpe de estado.

O orçamento para o sector militar aumentou neste ano fiscal em cerca de 15%.

Já anteriormente o Governo tinha aprovado uma linha especial de despesa para dar subsídio aos 30.000 soldados, este acaba por ser o número anunciado pelo Ministro, que estão neste momento encarregados da segurança em Bangkok. O per diem dado a estes soldados é 3 vezes o que eles recebem em tempo normal.

Sem comentários: