domingo, 28 de março de 2010

Domingo 28

Enquanto Domingo nasce cheio de sol e de luz o dia de ontem que viu a tensão subir entre os dois campos mas, como referi, acabou em concórdia.

Ambas as forças falaram, descobriram a forma de evitar qualquer confrontação, e acabaram por retirar para posições que não colocam em perigo a frágil estabilidade que se vive.

Já lá vão mais de duas semanas de frente a frente entre o governo e a UDD e felizmente os dois comandos têm sabido manter os limites da "boa convivência".

Do lado das forças de segurança nota-se uma enorme evolução desde os acontecimentos de 2008 em que nem foram capazes de manter os "amarelos" do PAD à distância nem de evitar que eles atacassem, por exemplo o Parlamento, onde as forças de segurança tiveram um comportamento completamente errado disparando gás lacrimogéneo de forma tão desastrosa que houve um morto e vários feridos.

Do lado dos manifestantes também a UDD tem sabido manter a sua promessa de não violência e, apesar da tensão de ontem, os manifestantes comportaram-se dentro dos limites e uma possivel invasão de Government House, como o tinham feito os manifestantes do PAD, não se verificou.

Continua contudo a haver uma terceira, ou quarta mão, como lhe chamou uma vez o porta-voz do Governo, interessada em contribuir para que a situação aqueça e que, agora quase que diáriamente, lança uma ou mais granadas para locais públicos.

Ontem mais uma vez aconteceram explosões sendo desta vez o alvo duas estações de televisão, o Canal 5 e a NBT. Esta última aliás parece ser um alvo apetecido de todos. O PAD no inicio da sua manifestação entrou pela estação adentro pôs todo o pessoal na rua e destruiu grande parte do equipamento que lá encontrou tendo a estação estado impedida de funcionar durante dois dias. Alegavam que naquela altura a estação estava ao serviço de Thaksin.

Ontem, ao contrário do que normalmente acontece, houve alguns feridos com estilhaços da explosão e, se embora sem gravidade, é uma nota que marca a subida de tom destes incidentes. Desses feridos, dois eram pessoas que passavam no local o que ainda mais incomoda.

Também esta madrugada foram lançadas masi duas granadas contra o próprio Regimento de Infantaria onde se encontra a PM e todos os outros comandos.

Continuam a ser explosões da granadas ligeiras e nãos causam grandes danos mas são contudo um elemento perturbador da situação.

Tornava-se urgente que a Polícia fosse capaz de identificar o (s) seu (s) autor (es). Talvez este o ponto mais fraco da presente situação.
A ineficiência dos serviços de investigação da Polícia.

Dentro de momentos a liderança da UDD dará inicio à sua marcha para o 11º Regimento de Infantaria onde Veera pretende avistar-se com Abhisit e, segundo aquele, pôr fim à presente situação.

Os primeiros manifestantes já aí chegaram. O Vice-Primeiro Ministro Suthep anunciou que será declarado o Estado de Emergência abrangendo o local onde está situado o quartel (não consigo confirmar se tal já aconteceu e Suthep não tem competência para tal, mas...) e Abhisit já disse que não haveria negociações se os manifestantes marchassem para o local, o que está a acontecer.

Não promete ser uma manhã onde, como dizia Veera, a manifestação vai acabar.

Sem comentários: