quinta-feira, 25 de março de 2010

O Cerco ao Parlamento

Ontem era para ter havido uma sessão do Parlamento mas esta acabou por decorrer sem a presença dos Deputados da oposição.

Depois de na manhã todas as forças terem declarado estar prontas a reiniciar os trabalhos na parte da tarde de ontem os militares, aparentemente sem ordem do governo, mas no exercício dos poderes que lhes confere a Lei de Segurança Interna, fizeram deslocar para o local um contingente de polícias e militares, bloquearam o edifício com arame farpado e montaram uma guarda cerrada á volta da câmara o que fez com que os Deputados da oposição se recusassem a estar nos trabalhos enquanto cercados pelos militares.

O aparato e a reacção dos militares foi de tal forma desmedida que o próprio presidente do Senado, Prasopsuk Boondet, um senador da área do governo e pertencente á metade não eleita, comentou que muitos dos Senadores se sentiam incomodados pelo ambiente demasiadamente tenso que se vivia e que impedia o normal desenrolar dos trabalhos.

Hoje o Vice Suthep já anunciou que pela tarde os militares levantarão o cerco ao Parlamento mas essa medida é inútil, e só para consumo político, visto que amanhã não está prevista nenhuma sessão.

Sem comentários: