segunda-feira, 22 de março de 2010

Chang Noi àcerca de Sábado


Chang Noi (pequeno elefante), é o pseudónimo da parelha, Chris Baker e Pasuk Pongpaichit, académica de Culalongkorn, é o autor de inúmeros livros sobre questões da política tailandesa.

A Professora Pasuk tem sido uma das vozes mais activas na denúncia da corrupção no país.

Qualquer presença quer de um quer do outro é sinal de “casa cheia” tamanha é a respeitabilidade por estes dois académicos e escritores.

São duas, ou uma através de Chang Noi, das vozes mais independentes e mais lúcidas na Tailândia e é comum vê-los a falar em foruns quer vermelhos quer amarelos para simplificar o exemplo, e todos os escutam com atenção e respeitabilidade. Pasuk, uma forte crítica de Thaksin foi convidada pelo Governo saído da junta que tomou o poder após o golpe de estado de 2006 para acessora mas declinou aceitar preservando a sua independência. Chris foi o autor de um estudo elaborado pelas Nações Unidas sobre a política económica elaborada pelo Rei Rama IX, a Sufficiency Economy Policy.

Regularmente escrevem artigos de opinião no The Nation e mais uma vez o que escreveram sobre a Marcha do passado Sábado ilustra uma visão lúcida daquilo que aconteceu.

Sem comentários: