domingo, 21 de março de 2010

Explosões e Informações


No momento em que as pessoas perguntam sobre a segurança em Bangkok, se devem vir, se podem regressar, etc é fundamental que a informação seja correcta, isenta e não crie ideias erradas como a que aqui vi expressa. Para que fique claro não há nenhum país, repito, nenhum, que tenha emitido qualquer aviso para os seus nacionais não viajarem para a Tailândia nomeadamente para Bangkok. Requer-se, como normalmente acontece, que as pessoas se abstenham de se misturar com os manifestantes ou frequentarem as suas actividades, embora até ao momento todas tenham sido totalmente pacíficas mesmo a associada ao derramamento de sangue em vários edifícios, que foi na realidade de muito mau gosto, mas não violenta no que respeita a pôr em perigo a integridade fisica de pessoas.

Refere-se a notícia de duas explosões que ontem aconteceram. Deflagraram efectivamente na noite de ontem dois engenhos. Um em Nonthaburi, uma província parte da grande Bangkok e a Noroeste desta cidade, e outro, não no Ministério do Interior como inicialmente foi noticiado, mas junto ao Ministério da Defesa. A primeira granada, já que disso se tratava de acordo com a polícia e o CAPO, não fez nenhuns estragos no edifício da Comissão Nacional Contra a Corrupção deixando no solo uma pequena cratera de 30 cm de diâmetro, e a segunda sim fez uma vítima ligeira, um elemento do pessoal da limpeza para além de ter partido uns vidros. Aliás a fotografia acima, esta manhã publicada pelo Bangkok Post mostra bem os "estragos" provocados pela explosão junto da CNCC.

Igualmente o governo não está a estudar a possibilidade de declarar nenhumas leis de excepção. Desde o dia 11 e até ao dia 23 que o Acto sobre a Segurança Interna está já em vigor e o que o porta voz do governo afirmou foi que o Governo irá analizar a possibilidade de estender o período para além do dia 23 em prícipio até ao próximo dia 7.

Os rebentamentos que aconteceram não foram os primeiros nesta semana mas o quinto e sexto, e em quase todos eles não houve danos significativos a não ser os dois soldados feridos no Regimento de Infantaia 11 mas que estão já recuperados. A UDD negou qualquer envolvimento e o comando metropolitao da Polícia, bem como o CAPO, corrobrou essa afirmação não ligando as explosão com o movimento vermelho. Somente sobre as duas de ontem à noite não há ainda nenhuma declaração.

O único facto de relevo neste contexto foi dito pelo CAPO, que afirmou que as divisões ocoridas na UDD podem ser propícias a actos isolados.

O importante informar e dizer é que ambas as partes acordaram iniciar amanhã no Parlamento o processo de negociações.

Isso é que é importante informar. A decisão das duas partes trabalharem no sentido de econcontrarem plataformas que permitam caminhos para a solução da presente crise que ja se estende desde Outubro de 2005, pois é essa a data em que o governo, nessa altura de Thaksin, deixou de exercer o poder. A partir daí esteve-se sempre em crise, com governos incapcitados por uma ou outra razão de governar e assim conduzir o país.

Muito forte é este país e este povo que mesmo assim consegue avançar e olhar o futuro com olhos de esperança.


1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente, meu caro Nuno, as Bichas são muito exageradas!!!
Abraço do
Vasco