segunda-feira, 3 de maio de 2010

A Proposta de Abhisit


O PM Abhisit acabou por apresentar uma proposta para a solução da crise.

Ao fim de 7 semanas e 3 dias de manifestação e depois de todos os prejuízos humanos, materiais e financeiros aparece, da parte do governo, uma proposta para a solução para a crise.

A proposta de Abhisit vem depois de nas reuniões de ontem o PM ter ficado ciente de que o exército não avançará para nenhuma acção de desalojamento dos vermelhos através da força.

Anupong sempre se mostrou avesso a uma solução que não fosse política e depois de não ter sido imposta a Lei Marcial, que lhe daria protecção legal, ficou claro que não seria possível ele ordenar o ataque.

A proposta de Abhisit avança com uma data para eleições, 14 de Novembro, desde que todas as partes acordem num conjunto de cinco pontos prévios, a saber:
  1. O respeito pela monarquia
  2. Reforma nacional que resolva as injustiças sociais e económicas
  3. Garantia de uma comunicação social livre mas responsável
  4. Investigação sobre os incidentes do dia 10 de abril e da invasão do Hospital de Chulalongkorn
  5. Revisão da Constituição de modo a que seja aceite por todas as partes
Ou a tradução em inglês a que tive acesso está curta em explicações, e por isso reservo-me para ver o texto original em tailandês, ou a proposta de Abhisit nada mais é do que uma cortina de fumo que lhe permitiu atirar a bola para Rajaprasong.

O respeito pela monarquia deve ser vivido ou imposto? Quem é que determina quais são as injustiças, é este o termo da tradução, que devem ser reparadas? O governo tem sempre dito que a comunicação social é livre, embora tenha encerrado centenas de rádios, websites, bloqueado páginas de Facebook, encerrado uma Televisão, etc, por isso o que é que vai mudar?

A investigação vai ser independente, ou como antes quando no dia 11 foi dito aos diplomatas que era independente para três dias depois ter sido atribuída à polícia? Como vai ser obtido o consenso para saber quais os artigos da Constituição a alterar, em três meses, se até agora, ou seja 16 meses, isso não foi possível apesar das propostas de variados partidos?

As respostas a estes e outros pontos é importante para melhor se entender o alcance da proposta mas contudo é de saudar esse passo do PM no mesmo dia em que mandou avançar sobre a capital blindados destinados a desalojar os manifestantes.

Outra questão que o PM não esclareceu. O que pretende dos manifestantes e que garantias lhes dá ? Que abandonem os locais que ocupam e que entreguem os líderes do movimento?

O PM não disse uma só palavra sobre as pessoas, ainda são uns milhares que se encontram na rua, nem o que pretende que aconteça com elas.

Entretanto Silom continua triste, cheia de tropas, cada vez menos lojas abertas e até os manifestantes contra os vermelhos são poucos. Hoje eram 8. Exactamente 8, um número muito fácil de contar, mas faziam barulho visto estarem munidos de uma altifalante portátil.

Aguardemos por amanhã para ver as reacções das várias partes e tentar entender melhor o que Abhisit quer para além de manter a bola em jogo.

Sem comentários: