terça-feira, 4 de maio de 2010

A Proposta de Abhisit (2)

Ainda não são conhecidas todas as reacções à proposta ontem avançada pelo Primeiro-ministro mas há alguns dados que parecem seguros.

Antes disso diga-se que a direcção da UDD está neste momento reunida e decidirá sobre a proposta, presumívelmente ainda hoje, havendo rumores de que a irá aceitar e que a manifestação poderá terminar amanhã. Chaturong Chaisang, ex líder do partido Thai Rak Thai, e um político bastante influente da área thaksinista, já anunciou o seu apoio à iniciativa da Abhisit.

O que é adquirido são os seguintes pontos.

Tem havido intensas negociações entre o governo e a UDD nos últimos dias. São demasiadas as fontes a afirmar tal para que não seja verdade. Uma amnistia estará em discussão mas uma amnistia que envolva não só os líderes vermelhos mas também outros políticos afastados aquando das dissoluções dos partidos políticos. Chaturong é tido como sendo um dos elementos cruciais nas negociações. A data proposta pelo governo, 14 de Novembro, implica a dissolução do Parlamento até meados de Setembro o que permitirá apresentar ao Rei o decreto de nomeação do novo Chefe do Estado Maior do exército, uma questão que está sempre no topo das preocupações políticas no país. O que há é alguma incerteza quanto á possibilidade de fazer aprovar o orçamento (o ano fiscal tailandês começa também a 1 de Outubro) mas o país poderá fácilmente funcionar em duodécimos até Fevereiro de 2011.

Também parece ter ficado claro que esta é a única (última) proposta e que se não for aceite a força será usada ou por Anupong ou por quem o substituir.

Entretanto a direcção do Hospital de Chulalongkorn anuncicou a reabertura de todos os serviços a partir de Quinta-feira!

Esperemos então pela resposta da UDD e façamos votos para que a partir de amanhã, dia em que se comemoram 60 anos da coroação do Rei Rama IX (Wan Chattra Mongkhon), e também um mês sobre a ocupação de Rajaprasong, comecem os trabalhos de devolver à normalidade o centro de Bangkok.

Sem comentários: