quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ao 55º Dia


O dia tem sido pródigo em mensagens enviadas de um lado para o outro através dos meios de comunicação social.

Estamos no rescaldo do anúncio do plano do Primeiro-ministro e vão-se definindo as posições dos variados grupos ao mesmo tempo que parece ter já começado a campanha eleitoral já que começaram a entrar em jogo os, até agora calados, Deputados dos vários partidos.

Dos quatro pontos da resposta da UDD o PM respondeu já ao primeiro anunciando que o dissolução do Parlamento será levada a cabo entre o dia 14 e o dia 30 de Setembro de modo a que se possam cumprir os prazos legais para a realização das eleições a 14 de Novembro. A UDD anunciou aceitar essa data

Falta agora a resposta ao ponto numero dois e é sobre este que tem havido mais trocas de mensagens, com ameaças do governo e da UDD. O levantamento do estado de emergência parece ser o sinal de que a UDD espera mas hoje um jornal de língua tailandesa referia que todos os manifestantes serão fotografados para posteriormente serem interrogados pelo exército! Sim o jornal referia o exército o que só podia acontecer no caso de imposição de Lei Marcial.

São estas mensagens de parte a parte que vão preenchendo o dia onde cada parte vai tentando marcar posições.

Entretanto o PAD já se mostrou frontalmente contra a proposta de Abhisit já que para o movimento amarelo ela é uma capitulação aos vermelhos. Também um número significativo, 32%, de votantes no Partido Democrata acusou o PM de fraqueza.

Abhisit reúne-se neste momento com o PAD presumivelmente tentando presuadir este movimento dos mediatos da sua proposta.

Do lado da UDD há festejos. No parque Lumpini houve durante mais de meia hora, foguetes por certo celebrando algo. Na Delegação até nos sentimos desprezados pois convivemos com eles todos os dias e não fomos convidados para a festa.

Sem comentários: