segunda-feira, 3 de maio de 2010

A Guerra e Paz


O CRES, Centre for Resolution of the Emergency Situation, que na verdade ainda não resolveu nada, continua a emitir comunicados, e por ter a honra de estar na lista de distribuição deles recebo, mas confesso que fico confuso tantas são as mensagens contraditórias que são transmitidas. Não se pode tratar de enganos de tradução visto eu receber, como a maioria da imprensa estrangeira, a versão em inglês dos comunicados.

Esta manhã anunciava o CRES que o PM Abhisit tinha anunciado no conselho de ministros de ontem um plano para a resolução da presente crise e que tal plano, que é apelidado de reconciliação nacional, seria anunciado em 48 horas.

Há pouco o CRES emitiu mais um comunicado. Afirma nele que Blindados do estão preparados para avançar para Bangkok para dispersar a manifestação em Rajaprasong.

Será este o plano de reconciliação?

Este avança e recua tem sido uma constante da situação em Bangkok.

Ontem á noite saí de casa para ir jantar por perto da praça do Monumento à Vitória. A minha casa fica muito perto de Lumpini (intersecção de Silom com Rama IV que tem estado muito em foco). Ao chegar a Rama IV deparo com um grande movimento de militares, em equipamento de combate e com veículos que estavam a montar uma barreira no sentido este-oeste da rua. Tive de utilizar uma ponte para continuar e depois desta havia igualmente grande número de militares fazendo exactamente o mesmo na faixa do outro lado da avenida.

Até ao local onde jantei e no regresso vi imensas tropas e vários controlos a veículos.

Tudo indicava que o exército estaria a preparar uma ofensiva. Inclusive na minha rua, normalmente ocupada pela polícia, estes tinham sido substituídos pelo exército.

Ontem à noite estávamos claramente num clima de guerra.

Hoje, esta manhã, era a paz. Nem vestígios de um soldado.

Sem comentários: