segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lamentável

Ainda me está na memória a forma arrogante, quase de desafio, exibida ontem pelo porta-voz do Governo Dr Panittan.

Panittan é um professor da Universidade de Chulalongkorn, com formação no estrangeiro, e cujo tema de maior interesse é segurança. É considerado um estratega nessa área, mas como já uma vez referi, um amigo meu alto funcionário no presente governo, apelida-o de Panican e considera ser ele uma das piores influências que o PM tem perto de si. Panittan é igualmente um amigo de longa data de Abhisit embora três anos mais velho.

Vem isto tudo a propósito de um comunicado que tinha em cima da minha mesa de trabalho que era uma declaração emitida pelo PM àcerca dos acontecimentos de Sábado que deixaram tanto sangue pelas ruas.

Nesse comunicado Abhisit dizia uma coisa que passo a transcrever e traduzir: "He urged that neither side blames the other as responsible for those losses but that those responsible to conduct the examinations should allow to work independently, so as to maintain the current atmosphere with lessened tension after the incidents during the day".

Em duas palavras Abhisit dizia que era momento de acalmar e que nenhuma das partes deveria "atirar pedras" à outra pois isso por certo em nada ajudaria a que se encontrassem as verdades por detrás dos sangrentos eventos de Sábado.

O PM mostrou sentido de estado, clareza de ideias, e respeito pela situação. Panittan ao afirmar que "todas as mortes eram causa da acção dos vermelhos" incluindo os próprios e que as forças de segurança cumpriram em 100% as instrucões recebidas para nunca atirarem contra a população, prestou um péssimo serviço ao seu Primeiro Ministro e ao país, ainda mais ontem quando acusou, os "convidados" de "mau comportamento".

Lamentável!

Sem comentários: