terça-feira, 13 de abril de 2010

Há ou Não uma Terceira Parte?

Esta tem sido uma das questões que mais se discute abertamente no momento. A existência, conforme evidências parecem mostrar, de que uma terceira parte esteve envolvida nos confrontos de Sábado.

Hoje em dia em qualquer conflito existem sempre milhares de fotografos anónimos que acabam por captar aquilo que muitas vezes não se vê aos olhos das câmaras oficiais. Por isso quer a CNN quer a BBC tanto apelam ao "upload" de vídeos e fotografias de pessoas que simplesmente se encontravm no local do acontecimento.

Foi assim por exemplo que nos anteriores eventos sangrentos na Tailândia se pode ter uma melhor percepção do que aconteceu.

A 7 de de Outubro de 2008 viu-se a polícia a atirar as granadas de gás lacrimogéneo directamente para cima dos manifestantes do PAD, sem inclusíve a mínima proctecção para eles próprios, o que terá sido a causa da morta de Angkana. De 12 de Abril de 2009 há imagens de vídeo que mostrava Nevin a comandar os seus homens, já dentro do hotel invadido pelos vermelhos, e é hoje também um dado adquirido que essa terceira "ajuda" não deu bom resultado.

Também em relação ao Sábado existem muitas fotografias e vídeos a circular, um deles o último do reporter japonês que morreu, que mostram a situação caótica que se viveu. Nalguns aparecem aquilo que se pode chamar de milícias, vestidas de preto e bem equipadas em material, que terão estado na origem da maíoria dos incidentes.

Como é costume cada parte já atira a paternidade dessas milícias para a outra mas, e sabemos pelo passado e por outras experiências, que as coisas podem não ser tão lineares como se apresentam.

É um facto, que parece ser indesmentível, que estiveram em acção. Resta saber para quê? A soldo de quem? Quem é que visavam?

Dizer que eram tropas de Thaksin vindas do Camboja, é simples. Dizer que eram rangers de Prayuth equipados com equipamentos não pertencentes ao exército, é também simples. Dizer que era uma tropa de Seh Daeng, também.

Era importante que se investigasse com independência, o que quer dizer que se por acaso fossem elementos de dentro do exército (melancias ou não) que não se abafasse, e que não se começasse a atirar pedras até porque algumas podem partir os próprios tehados já que eles são todos de vidro.

Sem comentários: