quarta-feira, 14 de abril de 2010

Desenvolvimentos do Dia

O furação de violência de Sábado à noite acaba de produzir mais dois mortos.

Um soldado e um civil acabaram por não conseguir vencer a batalha da vida nos cuidados intensivos de um hospital

Entretanto noutra violência, que já várias vezes referi, nos dois primeiros dias do período de férias do Ano Novo Tailandês morreram nas estradas 114 pessoas, um número impressionante.

Voltando à dimensão política. A UDD decidiu abandonar o acampamento em Phan Fa, na zona velha da cidade, para concentrarem as suas forças na intersecção da Rajaprasong, o coração da zona comercial da cidade. O período de férias faz diminuir o número de manifestantes e é essa a razão pela qual não conseguem manter vivas duas concentrações em paralelo.

Abhisit está cada vez mais pressionado para disolver o Parlamento. Os seus parceiros de coligação vieram dizer que continuam a apoiar o governo mas na condição de ser aprsentado um claro road map para a dissolução do Parlamento. Já não se fala em se mas em quando.

Entretanto renovam-se os rumores de que o General Prayuth, o número dois do exército e homem da linha dura, está a preparar tudo para um golpe, até ao fim-de-semana, visto assim as suas acções estarem protegidas pela Lei de Emergência. Na realidade no passado Domingo, na reunião com os Embaixadores acreditados em Bangkok, o Coronel Sansern, quando perguntado sobre os próximos passos, foi claro a dizer que o exército espera que o período do Songkran, que ontem começou, faça diminuir os manifestantes e que possibilite uma mais eficaz acção das forças de segurança.

Não é necessário ser muito inteligente para entender o significado das suas palavras.

Sem comentários: