domingo, 14 de março de 2010

Domingo 14 em Fotografias











A UDD está concentrada junto a Ponte Pan Fha, na zona de Rathanakosin, onde segundo os jornais estão cerca de 80.000 manifestantes. Se bem que uma parte substancial da caravana do Norte ainda não tenha chegado à cidade o número está bem longe do objectivo 1 milhão. Jatuporn Pronpam, um dos líderes e que também é Deputado do partido Puea Thai, declarava-se satisfeito e afirmava que no máximo numa semana iriam obter vitória.

Foi anunciado que nem a Government House, nem o aeroporto nem a casa do Presidente do Conselho Privado do Rei são alvos dos manifestantes e que por volta do meio dia o seu líder Veera Musikhapong, fará um discurso onde irá exigir ao governo a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições.

Até agora tudo tem decorrido na maior normalidade tendo inclusíve o governo e os militares anunciado ao meio estarem a facilitar o movimento das caravanas e o desenvolvimento da manifestação para obviar os transtornos que ela causa no tráfico e de alguma forma coordenar o seu movimento. Houve dois ou três pequenos incidentes mas sem nenhuma relevância.

Pessoalmente pude constatar que na realidade a cidade está calma e se circula, com enorma facilidade, por todos os sítios, obviamente tirando o local onde a concentração se verifica.

O desenrolar da situação este final de dia será importante par se poder observar o caminho que irão tomar os líderes da UDD quando muito certamente o governo fizer orelhas moucas aos pedidos da multidão.

A passagem ao "plano B", que está anunciado como o espalhar da manifestação por toda a cidade, poderá fazer acrescer alguma instabilidade.

Sem comentários: