segunda-feira, 15 de março de 2010

Actualização

Abhisit, depois de uma reunião com os líderes dos partidos da coligação no poder, que supostamente o terão apoiado, falou na televisão de uma forma muito calma e com grande propriedade.

"O nosso objectivo não é estarmos agarrados ás nossas posições. O nosso objectivo é ver o país avançar de acordo com os princípios de justiça e da obediência da lei, não só agora mas no longo prazo. Dissolver o parlamento é uma das soluções do mesmo modo que o são convocar novas eleições mas torna-se necessário que todos, sem excepção aceitem os seus resultados e adiram aos principios democráticos. O governo não ganha nada se houver violência e por isso nunca será o primeiro a utilizá-la".

Afirmou ainda: " A crise política actual já avançou demais e já passou os meus poderes e do meu governo" (gone far beyond himself and his government ' as palavras utilizadas em inglês).

Abhisit, continua a tentar jogar no campo do concensso e da democracia mas tem condicionantes.

Seria importante encontrar qual é neste momento a solução que possa dar uma pequena vitória a ambas as partes e que não comprometa, nem a tão frágil estabilidade actual nem possibilidades de se encontrar uma solução mais duradora para o futuro.

Caba a ambas as partes e aos seus líderes mais lúcidos essa grande tarefa para o bem do país e do seu povo.

Entretanto, naquilo que até ao momento pode ser considerado um incidente isolado, foram lançadas duas granadas M79 para um quartel em Vipavadhi Rangsit, no norte da cidade, incidente no qual ficaram gravemente feridos dois soldados. Este tipo de actos, que como disse parece ser isolado já que os camisas vermelhas não estavam no local, é o suficiente para fazer aquecer a situação e alastrar com as consequencias que se pode calcularpr. Bom também será não especular sobre quem foi o seu autor visto poder claramente estar conectado com ambas as partes em luta ou até mais provávelmente como me dizia uma jornalista tailandesa com uma terceira ou quarta "mão invisivel" interessada em destabilizar.

Sem comentários: