sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Alguma luz


Ainda há pouco havia sol na janela do meu escritório mas agora chove, e bem. O tempo está cinzento, apetecendo um bom livro e recolhimento, mas surgiu alguma luz.

Os orgãos da Democracia afinal conseguem funcionar.

O Presidente da Assembleia, membro do PPP e pai do "famoso" Newin Chidchob, o Presidente do Senado, ex Presidente do Supremo Tribunal e um dos Senadores não eleitos, e o Líder da Oposição, reuniram-se e acordaram em nomear Prasopsuk Boondej, o Presidente do Senado, como mediador entre as facções em luta, o Governo e o PAD, e tentar encontrar uma solução para a crise.

Isto acontece depois de um grupo de Senadores ter proposto um plano em três pontos:

1- Governo deve dialogar com as partes em conflito
2- Caso nada obtenha deve dissolver a Assembleia e convocar eleições
3- Nesse momento todas as forças que se opõem ao Governo deverão desmobilizar

Somsak um dos lideres do PAD de imediato rejeitou a proposta.

A solução encontrada de nomear Prasopsuk Boondej como mediador parece credível visto ser uma personalidade com um passado que lhe atribui respeitabilidade.

O grupo determinou reunir-se de novo na Segunda-feira para fazer o ponto da situação.

Por vezes a luz aparece quando o sol se vai. Neste caso veio das mentes de alguns, que os ainda há na sociedade tailandesa, capazes de raciocinar com calma no meio deste turbilhão de acontecimentos.

1 comentário:

Fernando Vasconcelos disse...

Olá . cheguei aqui vindo do Combustões que costumo ler regularmente. Vim sobretudo para tentar ter informação melhor sobre o que se passa na Tailândia. Confesso que gostei do que li mas fiquei com dificuldade em "compilar" tanta informação. Seria ousadia demais sugerir um resumo para quem como eu apanhou este "comboio" só agora ? Eu sei que é um abuso mas ...