segunda-feira, 1 de setembro de 2008

1 de Setembro


Novo mês mas a mesma situação.

Ontem o Parlamento esteve reunido durante mais de 12 horas num debate solicitado por Banharn Silpa-Archa, líder do segundo maior Partido da coligação no poder, e que foi bem acolhido por todos mas que acabou sem resultados. O Partido Democrata, o maior da oposição, que tem grandes responsabilidades por isso mesmo, acabou por ser o mau protagonista da sessão pois nada mais fez do que atacar o PM solicitando a sua demissão.

Samak repetidamente disse que o que estava em discussão não era uma moção de censura mas o futuro do país mas os Democratas, que até agora não condenaram os métodos do PAD para chegar ao poder, e portanto só podem ser vistos como seus apoiantes silenciosos, só quiseram falar do passado, de Thaksin e de Samak ser uma marioneta deste, e não conseguiram mostrar ideias capazes de ajudar o país a sair desta crise.

Ontem um Professor de Ciência Politica da Universidade de Chulalongkorn, um homem esclarecido, e opositor conhecido de Thaksin, escrevia que estamos perante a tirania de um minoria liderada pelo PAD, condenando de forma clara os métodos, antidemocráticos usados pelos seus lideres na condução da contestação ao Governo.

Aliás a imprensa internacional bem como a Reuters e a AFP, tem condenado a falta de respeito pela lei e Democracia deste agrupamento de "arruaceiros".



Voltando ao debate, aliados do PAD foram também os Senadores, não eleitos, que continuam somente a ter olhos para o ataque que a Polícia levou a cabo na Sexta-feira.

Este ataque acabou com a substituição do Comandante da Polícia Metropolitana de Bangkok, pois parece ser mais importante aos olhos dos tailandeses, da classe dominante, os ligeiríssimos ferimentos de 16 pessoas do que a total falta de cumprimento da lei por parte de milhares e da destruição que já fizeram quer da Government House quer de imensos equipamentos da Polícia como dezenas de carros. Isso para essas mentes avessas á Democracia é o que conta.

Samak continua a dizer que não se demite pois isso seria ceder aos "arruaceiros" mas ainda não apareceu ninguém com ideias inovadoras capazes de tirar o país deste circulo vicioso, desta luta entre uma aristocracia, rural, conservadora e reaccionária (à qual se aliaram a esquerda num remake nacional socialista) e a burguesia liberal que pretende viver democraticamente mas que também não consegue ter uma noção clara e esclarecida daquilo que, para nós, é a Democracia. Por detrás deste debate existe sempre outro, nunca debatido, por ser tabu, que é a luta entre os apoiantes e presumidos não apoiantes da Monarquia.

Fala-se muito de que este é a última oportunidade do PAD actuar e ser utilizado como o ponta de lança nesta luta. Ontem mesmo os sloganes que tinham nos palcos falavam da "Last War" e a minha leitura é de que estamos mesmo na última batalha mas como última chance dada pelos poderosos poderes por detrás do PAD para que consigam "limpar o país de Thaksin e dos seus apoiantes" ou seja de um dos pilares daquela luta e conseguir-se instalar um poder onde os órgãos não sejam eleitos pelo povo cujos votos aqueles compra. Isso mesmo afirmou Sondhi na Quinta-feira à CNN:

Parece confuso mas este é o cerne da questão na luta neste momento em Bangkok

Sem comentários: