quarta-feira, 13 de agosto de 2008

The Gang of Four


Assim se chama o novo grupo que aparentemente domina a cena política na Tailândia, composto pelo Primeiro Ministro, Samak Sundaravej, o seu Secretário Theerapol Nopparampa, o Ministro das Finanças Surapong Suebwonglee e o "famoso" Newin Chidchob, ex Ministro de Thaksin e tido por um dos seus mais fieis apoiantes, banido por 5 anos de actividade política e que, ao que se diz, controla cerca de 100 deputados. Newin é sempre tido por ser a mais influente pessoa na sombra colocando e destituindo políticos a seu belo prazer. O seu Pai Chai, com 80 anos é o Presidente do Parlamento.

O Gang of Four, saudosismo dos tempos maoistas(?), tem estado em todas as linhas da imprensa e dos blogs "underground", pois diz-se que foram eles os autores de todas as manobras na recente remodelação Governamental. Em simultâneo, e porque facções dentro do PPP não viram satisfeitas a suas ambições por posições no Governo, desencadearam-se fortes criticas e alegações de corrupção contra os seus membros por parte dessas facções.

Alega-se que preparam, antevendo a possível dissolução do PPP a criação de um novo Partido político para onde os grupo de Deputados que controlam se "passariam", criando a possibilidade de um Governo alternativo desta vez em aliança com os Democratas. Esta tese, parece destituída de sentido mas em política, como já ouvir dizer, o que hoje é mentira amanha é verdade.

De qualquer modo a facção Issan Pattana, a segunda maior dentro do PPP, diz que este grupo, se apoderou de dinheiros de projectos governamentais necessários para a fundação do novo Partido. Outros acusam esta facção de estar a preparar a deserção para um novo Partido, New Aspiration Party, no caso do ex PM Chavalit Yongchaiyudh assumir a sua liderança.

Independentemente de se fazer ou não fé neste conjunto de rumores está em aberto uma guerra dentro do Partido governante e agora sem o apoio (leia-se dinheiro) de Thaksin parece mais simples a implusão de movimentos separatistas por todos os quadrantes do Partido no poder.

Outra questão que se comenta é a possibilidade do Gang of Four de igual modo ter apunhalado Thaksin, visto não necessitarem mais dele. Analisando: Samak e Theerapol são tido por independentes, Surapong é um velho aliado de Thaksin mas consta que já lhe foi prometido o lugar numero dois no Governo para o acolitar e Newin, o eterno e fiel seguidor do ex PM é fértil em mudanças e golpes de rins espectaculares. Cada um que conclua o que quiser.

Um episódio interessante. O comunicado à imprensa, escrito á mão por Thaksin, foi enviado para a Televisão de um Hotel em Bangkok e não de Londres, hotel esse que é tido por ser o hotel do Gang of Four. Diz-se que foi Newin que pessoalmente entregou o papel no Business Centre para ser enviado o fax para a redacção. Um argumento para aqueles que querem desdizer qualquer dissidência entre ambos.

Como sempre os cenários são múltiplos e só depois de tudo acabado é que farei a minha previsão daquilo que aconteceu.

Até lá é estar atento. Entretanto na próxima semana pode ser que o Partido no Governo já não exista por ter sido judicialmente dissolvido. Ou talvez não.


Sem comentários: