terça-feira, 2 de setembro de 2008

Estado de Emergencia


Fotos: The Nation

Como se temia as duas facções, PAD e UDD/DAAD, o movimento leal ao Governo, acabaram por se encontrar frente a frente nesta noite e houve confrontações violentas donde resultou para já um morto, um membro do UDD/DAAD e dezenas de feridos.

O Estado de Emergência foi declarado mas o PAD diz não o acatar e que vai acelerar os preparativos para a Greve Geral que estava em andamento. Ver também a AFP

Samak falou ao pais, do Supremo Comando das Forcas Armadas, dizendo que um comité de três membros, encabeçados pelo General Anupong, Chefe do Estado Maior do Exercito, está encarregue de controlar a situação. Perguntado sobre se será declarado o recolher obrigatório respondeu que não sabia responder a essa pergunta e isso dependeria do evoluir da situação. A maioria das escolas foram fechadas. Recomendou que a população se mantenha calma e que evite tomar partido deixando o Comité encontrar uma solução para a crise. Para finalizar disse assumir, como líder do Governo, toda a responsabilidade pela situação. Samak pareceu bem escudado pelos militares e o General Boonsang, Comandante Supremo, que foi entrevistado a seguir reafirmou as palavras do PM.


Como é normal nestes momentos ambas as partes se acusam uma á outra sobre quem começou primeiro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dr.Nuno Caldeira,
O senhor tem que ter a gentileza de mencionar a fonte de onde retirou as fotos.

É uma questão deontológica (mesmo sendo os blogues coisas à "balda"), de cada um que escreve e respeito pela publicação que as inseriu e pelo fotógrafo que captou a imagem.
Abraço
José Martins