domingo, 28 de março de 2010

Conversações


As conversações começaram como previsto.

Do lado do governo está Abhisit, Chammi e Korbsab e do lado da UDD Veera, Jatuporn e o Dr. Weng.

O tom é bastante positivo estando as partes a falar, com cobertura ao vivo em todos os canais de televisão, sem porem nenhuma emoção naquilo que vão alegando.

É esse o tom que se deseja do mesmo modo que se torna necessário encontrar a plataforma mínima na qual ambas as partes saiam deste encontro sem nenhuma derrota. Hoje é um dia em que todos têm que ganhar mesmo que seja uma vitória mínima pois o que está em jogo é iniciar-se um novo processo para o país um processo que permita as várias sensibilidades sentarem-se à mesma mesa e aceitarem as diferenças.

Se vai ou não haver dissolução do Parlamento, o que duvido, não é importante neste momento.

O que é importante é que ambas as partes saiam reforçadas na sua independência; que ambas as partes saibam que o que é importante é o povo tailandês e não aqueles que estão na sombra a tentar manipular quer uns quer outros.

Embora o tom das conversações continue a ser bastante amigável até nos tratamentos pessoais que são usados e de, por exemplo, Korbsab lembrar que já há quase 30 anos ele e Veera trabalham a favor da Democracia, está-se perante um impasse visto haver pouco espaço entre o pedido da UDD - dissolução do Parlamento - e a negação por parte do Governo de que essa seja a solução.

Está neste momento a correr um intervalo e espera-se que as partes possam falar entre elas e cada uma flexibilizar um pouco as posições.

De volta da pausa as partes acordaram em terminar por hoje as conversações e recomeçar amanhã despedindo-se com cortesia e amizade.

Sem comentários: