sexta-feira, 2 de abril de 2010

As Notícias da Manhã

Enquanto um forte aparato militar e policial continua a imperar na capital onde, por exemplo, as ruas em redor da Universidade de Chulalongkorn, estão reduzidas a uma faixa de circulação, devido ao facto de a Policia estar a inspeccionar todos os carros que por lá circulam com medo de uma planeada manifestação vermelha na Universidade, no Sul continua a haver graves incidentes causando vítimas.

Em Narathiwat, uma das três províncias no Sul onde existem confrontos diários, seis pessoas foram mortas, presumivelmente por insurrectos, a palavra usada para qualificar aqueles que combatem no Sul pela causa muçulmana e mais dez soldados ficaram gravemente feridos num outro incidente separado.

A zona era um sultanato Malaio e maioritáriamente muçulmano até que em 1902 foi anexada pela Tailândia predominantemente budista. Os terroristas, embora sem face visível e reivindicações claras, aparentam lutar contra "a dominação imposta por Bangkok" e essa luta, que se intensificou em 2004, já causou desde então mais de 4,000 mortos apesar da fortíssima presença de verca de 120.000 homens pertencentes ás forças de segurança aí estacionadas.

Tudo isto se passou sem que a comunicação social desse grande relevo ao facto pois é mais importante, pensam eles, falar dos vermelhos e de onde é que Thaksin está encurralado, essas sim as mais visíveis manchetes. O The Nation, um dos dois jornais de língua inglesa da capital, prefere falar dos resultados da Liga Europa de ontem à noite, assunto por certo muito mais importante, para o pais!

Sem comentários: